O Exército Sueco recebeu oficialmente o primeiro lote dos novos veículos blindados de seis rodas do Patria, na Suécia denominados Pansarterrängbil 300. Os veículos, que foram fabricados na Finlândia, farão parte da atual expansão das Forças Armadas Suecas.
Estes veículos blindados Patria 6×6 serão baseados no regimento Livgardet em Kungsängen, perto de Estocolmo e mais ao sul, na Suécia. Uma cerimônia oficial de entrega marcando a entrega ocorreu na Ground Combat School em Kvarn em 26 de outubro de 2023.
Além da Suécia, a solução 6×6 do Patria já está em uso na Finlândia e na Letônia, e a Alemanha aderiu ao programa Common Armored Vehicle System (CAVS) baseado no Patria 6×6. Estas entregas 6×6 manifestam ainda mais que a Suécia é um dos mercados de exportação mais importantes para Patria.
“Estamos felizes em ver os veículos em operação em solo sueco. A Patria conseguiu cumprir o pedido com extrema rapidez, o que mostra o benefício da cooperação transfronteiriça que está no cerne do 6×6, o programa conjunto CAVS. O Pansarterrängbil 300, fabricado na Finlândia, com contribuição significativa também da indústria sueca, é um excelente exemplo dos benefícios da cooperação técnica entre países”, afirma Mats Warstedt, vice-presidente sênior da área de mercado nórdico da Patria.
FONTE: Patria
concordo contigo, mas para o futuro não muito distante….
Boa tarde Senhores camaradas do DAN!
Pouco comento neste espaço de excelente conteúdo, mas em reportagens como essa é preciso que eu comente, defendendo os editores do DAN (não que eles necessitem, pois a competência dos editores fala por si mesmo), por uma questão de justiça e um cala a boca dos palpiteiros que nem o RG fizeram e se acham capazes de dar palpites técnicos… Isso mais que comprova que o nosso Guarani é mais que um produto acertado!
Sgt Moreno
sim, concordo contigo, mas pode ser melhorado para o futuro não muito distante….
Pois é, Cláudio.
A gente que é mais antigo nos sites de Defesa lembra bem o quanto o Exército e a Iveco foram esculachados por adotarem o Guarani 6×6, que estaria ultrapassado por não ser 8×8.
Claro que dependendo do armamento, é necessário um blindado 8×8, tanto que o EB selecionou o Centauro 2 com canhão de 120mm, mas para o transporte de tropas e para usar armamento de até 40mm, o 6×6 é suficiente, sendo inteligente sua adoção pelo Exército, eis que mais barato de adquirir e manter.
O Guaran, como qualquer outro projeto, pode ser aperfeiçoado.
E tem sido assim, com pequenas melhorias técnicas, desde que o primeiro veículo entrou na ativa.
Agora estão preparando uma versão (2.0)
que possui melhorias e alterações mais profundas.
Sou adepto e apaixonado pelo mundo offroad e também por equipamentos de defesa. Já vi o Guarani de perto. Vi questões que afetam sim o desempenho e resistência nesse ambiente, mas nada que chegue perto de falhas de projeto como alguns apontam.
É um ótimo veículo e o melhor custo benefício do mercado. Só não tem mais vendas porque o Estado não exerce sua influência via “diplomacia”, essencial nesse ambiente.