La Garde, França – 3 de outubro de 2024 – A Agência de Compras de Defesa Francesa (DGA) deve fornecer à Marinha Francesa sua primeira capacidade soberana de exploração e vigilância e escolheu a Exail, líder mundial em robótica, para fornecer um novo AUV (veículo subaquático autônomo) capaz de operar em profundidades de até 6.000 metros.
Garantir o controle do fundo do mar, conforme estabelecido no plano de investimento da França 2030, tornou -se um grande desafio para a defesa da França, em particular para garantir a soberania e a liberdade de ação do país e para proteger seus interesses estratégicos e econômicos.
Possui três componentes: “saber”, “monitorar” e “agir”. Como parte do processo de construção de capacidade estabelecido na estratégia ministerial da guerra do fundo do mar adotada em 2022, a Marinha francesa estenderá suas capacidades de investigação e intervenção a uma profundidade de 6.000 metros, através da aquisição de drones subaquáticos (AUVs) dedicados aos dois primeiros componentes e robôs operados remotamente (ROVs) para o terceiro.
A Exail foi selecionado para fornecer este novo AUV, capaz de operar em profundidades de até 6.000 metros. Esse novo drone subaquático é baseado na arquitetura do ULYX, o AUV co-desenvolvido pela Exail e Ifremer (Instituto Nacional Francês de Ciência e Tecnologia do Oceano). Este último mergulhou em 6.000 metros durante o outono de 2023. Construindo os blocos de construção tecnológicos já desenvolvidos para o ULYX, este AUV é um bom exemplo de tecnologia de uso duplo que será adaptado para atender às necessidades específicas da Marinha francesa. Ele realizará missões de reconhecimento e vigilância no fundo do mar, bem como em infraestruturas subaquáticas sensíveis, como cabos submarinos.
“Estamos honrados em ter sido escolhidos pelo governo francês para desenvolver este novo AUV que permitirá à Marinha francesa realizar a estratégia do Ministério das Forças Armadas. Estamos extremamente orgulhosos desse reconhecimento de nossa experiência tecnológica em guerra no fundo do mar e para contribuir para fortalecer a soberania nacional”, declarou Jérome Bendell, diretor administrativo da divisão de sistemas marítimos da Exail.
Com o legado de mais de 40 anos de experiência em mar profundo, o AUV incorporará vários componentes projetados pela Exail e manufaturados, incluindo um sistema de navegação inercial Phins e sensores acústicos, mas também poderá transportar sensores de outros fornecedores, afim de adaptar o sistema às missões à mão. O AUV A6K-M é o primeiro da categoria A6K da Exail.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN