18 de novembro de 2019 – A Eurospike, uma joint venture entre a Rafael Advanced Defense Systems Ltd., a Diehl Defense GmbH e a Rheinmetall Electronics GmbH assinou um contrato-quadro plurianual para o fornecimento ao exército alemão de mísseis e lançadores SPIKE (também conhecidos como MELLS na Alemanha).
Os mísseis e lançadores serão fabricados na Alemanha por empresas alemãs, de acordo com a política global da RAFAEL de fazer parceria com a indústria nacional, resultando em transferência de conhecimento e criação de empregos locais. O contrato foi assinado por representantes da Eurospike e da BAAINBw ( Escritório Federal de Equipamentos Bundeswehr) em uma cerimônia que ocorreu no início de novembro nos escritórios do MOD alemão em Koblenz, Alemanha.
Como parte do contrato-quadro, o primeiro pedido foi feito para o fornecimento de 1.500 mísseis SPIKE, bem como centenas de novos ICLU (Unidade de Lançamento de Controle Integrado) da RAFAEL desmontados em lançadores de mísseis. O contrato-quadro plurianual permitirá que o Bundeswehr continue adquirindo mísseis SPIKE adicionais nos próximos anos para atingir sua meta de alta relação lançador-míssil.
O Exército alemão já está usando atualmente o lançador SPIKE (MELLS) portátil desmontado, bem como o lançador montado em veículo no exército alemão Puma, Marder & Wiesel.
O SPIKE é uma família de mísseis eletro-ópticos de ponta, multiplataforma, multi-missão e multi-alcance, com capacidade de “dispare e esqueça”, além de disparar, observar e atualizar, permitindo o ataque a alvos ocultos. Com 33 usuários de mísseis SPIKE em todo o mundo, a Alemanha está entre os 19 outros usuários do SPIKE na UE e na OTAN. Mais de 30.000 mísseis SPIKE foram fornecidos em todo o mundo até o momento, com mais de 5.500 disparos de mísseis SPIKE, tanto em treinamento quanto em combate.
“Este é um contrato significativo para a Eurospike e, portanto, para a RAFAEL, como fornecedora líder de ATGM de 5ª geração no mundo. Sem dúvida, cimentará a posição do Exército Alemão como um dos as forças ATGM mais fortes da Europa O interação entre nações de mísseis e lançadores SPIKE permite às nações gerenciar estoques conjuntos de mísseis SPIKE, criar compras conjuntas e manter apoio mútuo. Em combinação com a produção local na Europa pela Eurospike, o SPIKE é um míssil europeu verdadeiramente comum”, disse Moshe Elazar, vice-presidente executivo da divisão terrestre e naval da RAFAEL.
FONTE: RAFAEL
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN