No mundo atual de desafios de segurança globais em rápida evolução, a capacidade de coletar, analisar e utilizar dados para tomada de decisão e resposta é mais importante do que nunca.
Ao aplicar seus recursos digitais de ponta a operações militares de vários domínios, a Airbus fornece soluções de integração perfeitas que conectam plataformas e sistemas militares de missão crítica em todo o mundo em todos os domínios: ar, terra, mar, cibernética e espaço.
A Airbus está ema cada passo do caminho: desde informações de sobreviventes por seus satélites de observação da Terra e plataformas transportadas pelo ar, até poderosos recursos de computação baseados em inteligência artificial, além de proteger os servidores onde essas informações são armazenadas e compartilhadas. Quando as forças são implantadas, a Airbus também possui as soluções, com helicópteros, aviões de transporte que estão cada vez mais conectados no campo de batalha.
As capacidades do Airbus estão destacadas na Eurosatory 2022
Essas soluções são exibidas na Eurosatory 2022, a Exposição Internacional de Defesa e Segurança, que ocorre no VillePinte Exhibition Center, perto de Paris, de 13 a 17 de junho.
Preparando, treinando … e defendendo contra ataques cibernéticos
Em resposta a ataques cibernéticos que se tornaram uma ameaça diária e são cada vez mais sofisticados, a Airbus Defense and Space desenvolveu o sistema de guerra cibernética defensiva da MTLID para proteger redes militares e proteger dados. Possui recursos de monitoramento, aviso, detecção e resposta que identificam a origem, alvo, criticidade e impacto de tais ataques, permitindo que eles sejam combatidos com um plano de resposta adequado.
A chave para defender contra os ataques cibernéticos está estar pronto para essas ameaças através da preparação e treinamento. A solução de simulação avançada da CyberRange da Airbus CyberSecurity modela facilmente sistemas de tecnologia da informação (TI) e sistemas de tecnologia operacional (OT) com 10 ou 100 máquinas e simulam cenários realistas, incluindo ataques cibernéticos reais. O CyberRange é usado por administradores, integradores, testadores, treinadores e outros para projetar redes virtualizadas ou híbridas, imitar atividades unitárias, como comunicações entre duas máquinas ou lançar cenários complexos que reproduzem uma atividade realista.
Um portfólio de plataformas aéreas não tripuladas
A aquisição de informações relevantes de fontes seguras para o comando de fornecimento e os sistemas de combate é vital, e a Airbus possui um portfólio variado de recursos aéreos não tripulados para atender a essa necessidade.
O versátil sistema aéreo não tripulado Aliaca (UAS), permite que as missões de três a seis horas sejam conduzidas em faixas de 50 a 100 km e são perfeitamente adaptadas a missões sensíveis em condições ambientais pesadas com cargas EO/IR estabilizadas com giroscópio. Lançado por catapulta, o Aliaca conclui seu voo aterrissando automaticamente. Este UAS utiliza um motor elétrico poderoso, mas silencioso, e também existe em uma versão com propulsão térmica. A Marinha Francesa está recebendo 11 Sistemas Aliaca (incorporando 22 UAS), com entregas iniciadas em 2021.
Também é oferecido pela Airbus o helicóptero não tripulado VSR700 compacto e discreto, que pode realizar uma ampla gama de missões que variam de carga a reconhecimento armado no mar e sobre terra. Oferece a melhor opção de capacidade de carga útil, resistência e custos operacionais.
Inteligência interoperável e comunicações seguras
A inteligência confiável oferece aos comandantes as idéias para tomar as decisões certas no momento certo. Por mais de 30 anos, a Airbus oferece inteligência interoperável acionável que permite respostas em maior velocidade e com maior certeza. Com o acesso proprietário às principais constelações de satélite do mundo, incluindo o Pléiades Neo, que tem uma resolução ótica de 30cm, a Airbus fornece imagens de satélite sustentáveis e soluções de dados.
O negócio de comunicações seguras da Airbus Defense and Space é especializado em missão crítica de voz e comunicações de dados de alta velocidade em terra, mar e no ar. Reunindo a largura de banda de comunicações por satélite mais abrangente com os melhores recursos da categoria para serviços e soluções de rede, a divisão tem experiência comprovada e experiência no gerenciamento de tudo, desde operações de rede a serviços de suporte em campo e meios de treinamento.
Nuvem de combate de vários domínios
Entre os desafios mais críticos enfrentados em um campo de batalha congestionado e contestado está a capacidade de se conectar e se comunicar com segurança em todos os domínios.
Para enfrentar esse desafio, a Airbus está desenvolvendo novas tecnologias e soluções que fornecem redes de informações colaborativas descentralizadas, resilientes cibernéticos, nos domínios aéreos, terrestres, marinhos, espaço e cibernéticos usando tecnologias baseadas em nuvem.
A nuvem de combate de vários domínios resultante (MDCC) aprimora o poder de defesa através da superioridade da informação, permite combate colaborativo com ativos tripulados e não tripulados em todos os domínios sob supervisão humana, tornando as operações militares mais eficientes e eficazes.
O MDCC da Airbus abrange todos os domínios: ar (conectando ativos para o poder aéreo de próxima geração com o futuro sistema de ar de combate), terra (uma nuvem de combate terrestre conectável com base em uma arquitetura de serviço aberto inteligente), mar (smart, conectividade segura de navio a terra, navio a navio e entre domínios), espaço (comunicações de satélite confiáveis, resilientes e inteligência baseada em espaço, vigilância e reconhecimento) e cibernética (proteção dinâmica de ponta a ponta e capacidades cibernéticas avançadas).
Helicópteros da Airbus em ação para intervenção e apoio
Para intervenção no campo de batalha, as soluções da Airbus Helicopters incluem o H160M. Como uma verdadeira plataforma de multi-missão, o H160M é armado para operações de ataque leve e pode ser rapidamente reconfigurado para tarefas que variam de infiltração de comando a interceptação aérea, suporte a incêndio, guerra anti-navio, juntamente com operações de busca e resgate.
Em cenários que requerem transporte de tropas, suporte aéreo e logística, o Airbus ‘H225M é um verdadeiro ativo multiuso e versátil, operando a partir de navios e terrenos com uma capacidade de bom tempo suportada pela compatibilidade com o Night Vision Goggle. A excelente faixa de 700 nm do helicóptero pode ser estendida com capacidades de reabastecimento de ar ou pairando.
Respondendo a condições em evolução no espaço de batalha
Na terra, no mar, na atmosfera e no espaço, a experiência digital da Airbus aprimora a velocidade, agilidade e eficácia da missão do comando e controle de sistemas, sensores, aeronaves e forças implantadas.
Como o planejamento e a execução da missão oportunas são mais essenciais do que nunca no campo de batalha, as soluções da Airbus garantem a resposta ágil, juntamente com a melhor consciência situacional e a tomada de decisão cada vez mais rápida.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN