França, Bélgica, Chipre, Estônia e Hungria assinaram, hoje, 19 de junho, um acordo de cooperação estratégica para a aquisição conjunta do sistema de defesa aérea terrestre Mistral 3 da MBDA.
Coordenado pela DGA (Direção-Geral do Armamento – Ministério das Forças Armadas/ França) com o apoio da MBDA, o acordo oferece às nações parceiras acesso a um processo de aquisição aprimorado que atende aos requisitos das forças armadas. Seguindo os passos dos primeiros cinco países, muitas outras nações também manifestaram interesse nessa cooperação.
Eric Béranger, CEO da MBDA, declarou: “Esta cooperação é grande avanço no fortalecimento das capacidades de defesa da União Europeia e de seus estados membros, contribuindo para a soberania e segurança coletivas. Este acordo impulsionará a eficiência e aumentará a resiliência da base industrial de defesa Europeia.”
O Mistral 3, atualmente em serviço no Exército Francês e em muitos outros usuários, é um míssil de defesa aérea que tem um buscador de imagem infravermelha e capacidades avançadas de processamento de imagem. Com taxa de sucesso de mais de 96% e a melhor confiabilidade entre todos os sistemas de defesa aérea terrestre de curto alcance atuais, ele tem a capacidade de engajar alvos com baixas assinaturas térmicas, como drones, mísseis turbojato e embarcações de ataque rápido a longas distâncias.
FONTE: Rossi Comunicação