Os testes de qualificação oficiais dos sonares para o programa da fragata FREMM ocorreram num período de seis semanas entre junho e julho de 2012, com a fragata FREMM ‘Aquitaine’, na baía de Biscaia. Os ensaios foram bem sucedidos após nove meses de testes com o sonar 4110 CL UMS arco-montado e o CAPTAS 4249 sonar rebocado, que já atingiram alto nível de qualificação no mar.
Os testes de qualificação cumpriram as funções no modo ativo, passivo e obstáculos na evasão dos sonares e foram conduzidos pela DCNS, pela Agência Europeia OCCAR, pela DGA, Direction Générale de l’armement e pela Marinha francesa. Os sonares Thales demonstraram níveis incomparáveis de desempenho, incluindo uma extensa( very long range) área de detecção anti-submarino e simultâneamente capacidades anti-torpédicas de defesa.
O sonar CAPTAS 4249 é baseado em uma faixa muito baixa de freqüência com matrizes passivas e ativas para fornecer aos operadores um alcance excepcional em alvos silenciosos. Ele está equipado com um sistema de distribuição rápida para baixá-la para dentro da água. Sua capacidade de detecção de longo alcance permitirá que as fragatas FREMM possam manter uma vantagem tática sobre os submarinos.
A Thales tem experiência de mais de 20 anos nesta área e é a líder mundial em sonares de baixa freqüência com profundidade variável. O CAPTAS é o único sonar ativo de baixa freqüência de profundidade variável em serviço com as forças da Otan e em outras marinhas líderes em todo o mundo.
O UMS 4110 O CL é um sonar de longo alcance para operações anti-submarino ofensivas e para auto-defesa nas fragatas. Este sonar de casco montado é projetado para operar na função multi-modo e pode operar simultaneamente em modo de vigilância ativa para guerra anti-submarina e desvio de obstáculos, bem como no modo passivo apenas para ouvir ou para torpedos de rastreamento. Este sistema incorpora as mais recentes tecnologias acústicas subaquáticas, dando as fragatas FREMM capacidades de detecção para combater uma ampla gama de perfis de ameaças em todos os ambientes.
“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados destes testes de qualificação”, disse Benoit Plantier, CEO da Thales Underwater Systems. “Os sonares Thales superaram todas as expectativas em termos de desempenho e estão agora totalmente qualificados de acordo com os prazos de entrega do programa. Este sucesso demonstra ainda mais as capacidades notáveis de nossos sistemas, bem como a nossa capacidade de satisfazer os nossos clientes.
As fragatas FREMM são construídas pela DCNS como “prime contractor ship”. Eles estão entre os navios mais avançados tecnologicamente e com preços competitivos no mercado mundial. Estes navios de guerra fortemente armados com sistemas no estado da arte, incluindo o radar multifunção Herakles, mísseis anti-aéreos Aster, mísseis Exocet MM40 anti-navio e torpedos MU90.
A Thales é líder mundial em acústica submarina. Com a sua gama de detecção incomparável, estes sonares de última geração darão as fragatas FREMM uma capacidade de guerra anti-submarina incrível e uma vantagem significativa no ambiente de ameaça submarina, cada vez mais diversificado nos dias de hoje.
FONTE: NavyRecognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval