BAE Systems deve iniciar os testes no mar de seu novo sistema de canhão naval Bofors40 Mk4, na Suécia.
E falando na Euronaval, em 23 de outubro, Ulf Einefors, diretor de sistemas integrados da BAE Systems Weapons Systems and Support, explicou que o novo sistema é baseado no projeto do canhão Bofors 40mm, porém com uma redução de 40% no seu volume, peso e custo.
“Estamos basicamente falando de um design dos anos 70 e 80, que nós troxemos para o século 21”, disse Einefors. “O que nós decidimos fazer a alguns anos atrás era integrar a nova tecnologia. Estamos assistindo a um monte de mudanças no tipo de missão”.
O teste de mar será realizado ao norte de Gotemburgo, na Suécia, e complementará o teste de terra, que foi iniciado no ano passado e terminou agora em setembro.
O sistema está sendo instalado no HMS Jagaren em cooperação com a Swedish Defence Material Administration (FMV) e com a Marinha sueca.
Todas as munições L/70 40mm podem ser usadas no novo sistema, que tem uma cadência de disparo entre 30 e 300 tiros por minuto. Sem munição, o sistema pesa menos de 2.300 kg, em comparação com o antigo Bofors que pesava cerca de 4.000 kg.
Se os testes continuarem a ser um sucesso, a empresa planeja reduzir também o tamanho, peso e o volume de sua variante 57mm, assim como fez com o de 40mm.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Ele possui a função antiaérea tbm não é?
Qual é o alcance desse canhão? Para que ele serve?
Depende do tipo de munição usada nele podendo ir além de 100Km de distância.
Serve para, como está no texto, para dar apoio de fogo naval saturando cabeças de praia para desembarque de fuzileiros por exemplo.
A FIULI ea ATMOS parece terem fechado um acordo para nacionalizar partes desse novo sistema no caso de opção brasileira pelo mesmo!
Inclusive a FRIULI vai ser fornecedora do cano do mesmo desenvolvendo inclusive uma máquina de raiamento!