O consórcio temporário formado pela Nexter e Thales está expondo a torre do sistema RAPIDFire em sua forma final no estande da Nexter na Euronaval.
Este sistema de artilharia naval e terrestre operado remotamente fornece às plataformas uma capacidade de autodefesa aproximada contra ameaças aéreas e de superfície.
Um dos primeiros sistemas produzidos será instalado no navio-tanque de reabastecimento da frota da Marinha Francesa Jacques Chevallier no início de 2023, antes da fase de qualificação no mar.
Um novo sistema de proteção de proximidade
Projetado para proteger plataformas de ameaças aéreas de baixo nível, incluindo drones, o RAPIDFire é um dos únicos sistemas de defesa aérea que podem adquirir, identificar e destruir uma ameaça de forma autônoma e automática usando dados de designação de alvo fornecidos por um sistema de gerenciamento de combate. Com um rack pronto de 140 cartuchos de munição, correspondentes a cerca de 30 interceptações, o sistema oferece poder de fogo efetivo contra drones e enxames de drones, evitando o atrito de mísseis terra-ar em caso de ataque de saturação.
Graças à seleção automática em tempo real de diferentes tipos de munição, o RAPIDFire é o único sistema capaz de derrotar todos os tipos de ameaças, incluindo embarcações pessoais, minas flutuantes, navios, munições ociosas, sistemas aéreos não tripulados, caças, helicópteros de ataque e mísseis a distâncias de até 4.000 metros.
O RAPIDFire é extremamente preciso e pode derrotar ameaças sem risco de danos colaterais graças ao acoplamento entre o sistema de controle de fogo e a torre e, finalmente, através do uso de munições antiaéreas (A3B).
Os projéteis A3B são time-fuzed para maior eficácia contra todos os tipos de alvos e não podem ser bloqueados, enganados ou jammeados.
O RAPIDFire é construído em torno do conjunto de armas e munição CTA de 40 mm e já foi adotado pelas forças armadas da França, Reino Unido e Bélgica.
Uma potência de tecnologias avançadas
Arquitetura compacta e moderna que acomoda o canhão CTA de 40 mm, munição e sistema de mira para garantir autonomamente alta precisão de interceptação, mantendo um design de torre não penetrante
Canhão CTA de 40 mm compatível com toda a gama de munições telescópicas de 40 mm do CTAI, incluindo a futura munição Anti Aerial Airburst (A3B) contra alvos aéreos
Sistema de controle de tiro optrônico de alta precisão da Thales, com mira multiespectral e telêmetro a laser de alta taxa embutido na torre
Capacidade de vários alvos com tempo de ação rápido e seleção automática de diferentes tipos de munição.
Um sistema multidomínio
O RAPIDFire pode ser facilmente adaptado para plataformas terrestres, como o chassi de caminhão CAESAR MkII. Graças à sua interface de usuário intuitiva e capacidade de disparo em movimento, este sistema pode ser perfeitamente integrado a um sistema de defesa aérea fixo ou móvel para proteger unidades de combate terrestres, bem como bases militares, comboios logísticos, locais sensíveis e ativos de valor.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN