O Estado português poderá abandonar o projeto de aquisição do KC-390 caso a Embraer não baixe os valores pedidos. Portugal não quer investir mais do que cerca €830 milhões no período de doze anos
O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Manuel Rolo, revelou nesta quarta-feira que o Estado português admite abandonar o projeto de aquisição de aviões KC-390 caso a Embraer não baixe os valores pedidos.
O Estado não quer ver ultrapassado para além do montante de cerca de € 830 milhões, estamos numa negociação ferrenha e começa a prevalecer a opinião de que, se a Embraer não chegar neste valor, o Estado português terá de ir para outras opções”, afirmou o general Manuel Rolo no parlamento.
O CEMFA está a ser ouvido na comissão parlamentar de Defesa Nacional sobre a proposta de Lei de Programação Militar, que prevê investimentos de €4,74 bilhões de euros, até 2030.
O valor previsto para o projeto de aquisição de aviões de transporte tático, na proposta de Lei de Programação Militar (LPM), é de €827 milhões por um período de doze anos.
O general adiantou que a negociação “não está fácil” e que a Embraer “está pedindo muito mais do que razoavelmente” o Governo esperava.
Segundo o general, está em cima da mesa e “esse é também o sentimento do ministro da Defesa Nacional (João Gomes Cravinho), mostrar à Embraer que podem ser pensadas outras opções”.
FONTE: Ag. Lusa
Nacionalismos à parte, para além do Brasil, as únicas intenções de compra que estão perto de ser viabilizadas são portuguesas. Se as perderem correm o risco de terem um elefante branco , que acabará por afundar a viabilidade da empresa. Dada a tendência dos últimos anos, Portugal, sem possibilidades de fazer um bom negócio com o Brasil, terá mais vontade de adquirir Airbus (na sequência das aquisições recentes) do que se voltar para a Lockeed.
A notícia está muito incompleta faltava dizer que a Embraer está a pedir 185 milhões de euros por cada aeronave, só podem estar doidos. a notícia que saiu em Portugal é que o general das forças armadas disse no parlamento que a Embraer começou por pedir 950 milhões de euros por 5 aeronaves e um simulador, conseguiram baixar um pouco esse valor mas mesmo assim fica em cerca de 185 milhões de euros que é mais de 215 milhões de dólares por cada aeronave sendo assim podem ficar com eles.
O Kc390 já é o mais barato dos aviões similares, se quiser comprem um SUPER-Hercules que custa 40% mais caro. Ou faz parte do projeto ou não…parece o Brasil e seus acordos!
Se assim fosse, a aquisição já estaria efectivada.
Nessas horas vejo da onde viemos!!! Conviver com Portugal e sua burocracia absurda é voltar ao Brasil, apesar de ser um país lindíssimo.
Estão certos eles…nem foi vendida direito a Embraer para a Boeing e já estão querendo esfolar vivo o governo que financiou parte do projeto. Aí vem os defensores mas a parte militar não vai ser vendida, eu sei disso! Mas a Embraer fez um puta cargueiro e sabia que não seria fácil de coloca-lo no mercado mesmo sendo o único do mercado com seus requisitos. E daí? Agora é baixar a crista e perceber que mesmo com sua parceria com a Boeing está não vai ajudar em nada vender nenhum se quer KC390. Quem acredita que a parceria vai ajudar é muito inocente. A Lockheed tem muito mais cacife para bancar qualquer oferta do KC do que a Boeing prestigio em oferecer produtos. Vão ser anos muito árduos até que se concretize qualquer venda do KC. Terão de baixar muito a tabela e rever custos até começar a vender alguma coisa. Vida que segue…empresa de terceiro mundo é isso!
Amigo, apesar o setor de avião comercial da embraer está em processo de joint venture, o resto continua como sempre, Embraer Brasil, o resto que quero dizer é o setor de aviação militar, executiva e serviços que juntos totalizam mais de 50% dos lucros. Esse acordo do kc390 é a Embraer e não a joint venture, não misture as coisas.
Se eram os donos do projeto porque não abaixam? Realmente fica estranho este tipo de posicionamento…
Com certeza apareceu uma boa proposta da Lockh. Estão pressionando a Embraer já que a um menor preço terão melhores aeronaves.
O problema é querer comprar um Audi a preço de Renault…
Pior mesmo só a burocracia absurda do Brasil.
Não. O problema é a Embraer querer vender KC-390 pelo preço de A400m.
Provavelmente a lockheed andou conversando com o governo português e oferecendo o C130 por um preço camarada e via FMS.
Ué os portugueses não faziam propagando que o projeto era Portuguès? Agora querem roer a corda?
Não. O que se “propagandeou” foi a participação num projecto brasileiro. As condições alteraram-se, a desistência é justificável.