Por Marcia Carmo
Ainda na esteira do escândalo de espionagem que fragilizou as relações entre os Estados Unidos e países sul-americanos em 2013, os membros da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) dão início nesta sexta-feira às atividades da Escola Sul-Americana de Defesa (Esude), que tem o objetivo expresso de formar quadros especializados em Defesa e Segurança Regional, mas também pretende fomentar a “confiança mútua” entre os membros do bloco.
O novo centro de estudos funcionará na cidade de Quito, capital do Equador, onde fica a sede da Unasul, e será chefiado pelo brasileiro Antônio Jorge Ramalho, assessor especial do Ministério da Defesa e diretor do Instituto Pandiá Calógeras, ligado à pasta. Professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), ele foi oficializado no cargo após uma reunião na noite de quinta-feira, segundo fontes do governo brasileiro.
A iniciativa, que há anos contava com o apoio do Brasil e da Argentina, ganhou força após as revelações em 2013 a respeito dos programas de espionagem e rastreamento da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em vários países sul-americanos. Documentos sigilosos revelaram que, além do Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia e Equador foram espionados pelo governo americano.
Com formato descentralizado, a Esude será um centro de altos estudos responsável pela articulação das diversas iniciativas dos países-membros do CDS (Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas) para capacitação de civis e militares nas áreas de Defesa e Segurança Regional.
Segundo afirmaram fontes do Ministério da Defesa brasileiro à BBC Brasil, a escola vai operar como uma plataforma de cursos presenciais e à distância. Atualmente, esse intercâmbio já existe entre Brasil e Argentina. O objetivo é ampliar essa troca de experiências para os demais países do bloco.
As fontes acrescentaram que os militares da região costumam realizar cursos em seus próprios países e em escolas de Defesa dos Estados Unidos. A partir do início das operações da Esude, eles passariam a receber uma formação mais voltada para estratégias de Defesa Regional e para a América do Sul. A expectativa é de que militares e civis continuem tendo cursos nos Estados Unidos, mas com cada vez menor frequência, segundo fontes do governo brasileiro.
Defesa comum
De acordo com Antônio Jorge Ramalho, a instituição “visa a formar civis e militares que vão conduzir as políticas de Defesa” da Unasul.
“A construção de uma política de Defesa comum permitirá o maior conhecimento mútuo, preparo das pessoas e a maior troca de informação, o que também vai gerar confiança mútua”, afirmou Ramalho, antes de ser indicado como chefe da Esude.
Para Jorge Battaglino, diretor da Escola de Defesa ligada ao Ministério da Defesa da Argentina, com a Esude será possível encontrar pautas “comuns” de Defesa. “Um exemplo é a Defesa dos nossos recursos naturais, como a Amazônia e o Atlântico Sul”, afirmou.
Ramalho acrescentou que o objetivo da escola é estruturar uma rede de institutos nacionais de formação oficial, que permita circular informações e instrutores, aproveitando a rede de escolas já existentes “e respeitando as diferentes visões sobre Defesa”.
Criada em 2008, a Unasul estabeleceu um Conselho de Defesa no mesmo ano. “Com a escola, será possível identificar áreas em que se possa ampliar a cooperação em Defesa no marco de democracias cada vez mais estáveis e prósperas”, afirmou Ramalho.
Wilson, criar uma zona de paz e cooperação agora é seguir ideologia comunista? Me poupe né. Acorda pra vida.
Mas se nem Mercosul funciona, o que dirá Unasul…Se o Chile é ” lacaio” , temos que rever nossos conceitos…Mas realmente, o pior cego é aquele que não quer ver..
Uma UNASUL realmente sólida e funcional para mim parece meio que difícil de acontecer pois dentro do próprio bloco temos países puxa saco dos americanos inclusive que vivem mendigando participação na OTAN e que sedem bases para os mesmos em seu território… Temos também colônias francesas e Inglesas sem autonomia verdadeira e portanto administradas por esses países membros do famigerado grupo militar do Norte… Temos ainda nações com semi ditaduras esquerdistas que a meu ver vão na contramão ideológica de um desenvolvimento que almejamos para nosso país… Temos até nações governadas por indígenas!!! Vai ser difícil conciliar essa turma quando nuvens de guerra se formarem no sul do Atlântico…
Parabéns a todos que comentaram sobre o assunto apresentando repúdio às tentativas imperialistas de continuar dominando a AL, depauperando seus já parcos recursos e deixando para trás o rastro da pobreza e da miséria dos nossos irmãos…uma guerra deve estar próxima, portanto estarmos preparados espiritual e intelectualmente e materialmente para combatê-los é importante. Bem vinda a ESUDE.
Guerra???? kkkkk aprenda uma coisa ngm vai trocar a influencia de uma superpotencia seja dos EUA com os paises da Alianca do Pacifico ou seja a Argentina com os Chinas nos vivemos num mundo INTERDEPENDENTE e os que nao aceitarem isso so vao ficar cada dia mais pobre como CUBA,VENEZUELA, o Brasi n e superpotencia nao tem poder economico,militar e politico para bater difrente seja os EUA,CHINA ou UE eu nao estou sendo entrequista nem americanofolo so realista a UNASUL nao dura nem 10 anos
O Brasil só tem a ganhar com a paz e estabilidade no contexto regional em que está inserido…
———————-
“As propostas de criação do Conselho de Sul-Americano de Defesa (CDS) e do Centro Sul-Americano de Estudos Estratégicos no âmbito da UNASUL, demonstram o propósito dos países latino-americanos, particularmente dos países situados na América do Sul, de inaugurarem uma
experiência de regionalismo que constitua também uma instância própria de cooperação em segurança e defesa – sem a participação dos Estados Unidos – para tratar os conflitos no continente sul-americano.”
(citação)
“A política de defesa e a política de integração regional devem articular-se.
Paz e estabilidade conformam a condição indispensável ao bom curso da integração entre os doze Estados sul-americanos nas suas variadas vertentes – econômica, social e política.
A defesa nacional do Brasil,
cujas fronteiras terrestres se estendem por 16,5 mil quilômetros e são partilhadas com 10 vizinhos, tem muito a ganhar com a confiança que possa ser construída com eles e também entre eles.”
(citação)
O negocio e que o governo (PT e sua diplomacia ) achao que o brasil e superpotencia e que a america latina vai trocar a influencia dele os EUA pela do Brasil, ngm e loco de fazer isso o maximo que acontece e trocar pela CHINA como a Argentina ou se isolar do mundo como os boliviarianos que nos atrapalha mas que os Amis e Chinas. Eles os boliviarianos nessa escola vao ser uma pedra no sapato do Brasil so resta saber se o GOV FEDERAL vai encarar de frente ou deixar eles nos humilhar
A integração sul-americana, apesar de ser uma idéia interessante, está sendo criada com as piores intenções possíveis. Estão se alinhando países com interesses sombrios (como os tais estados bolivarianos)…
Se stão falando em verdadeira integração sul-americana porque países como Chile e Colômbia, as economias que mais se desenvolvem no continente, não participam destas iniciativas?
Porque o Paraguai foi expulso do Mercosul e a Venezuela foi convidada a entrar?
Enquanto ficamos fazendo acordos do tipo “caracu” com a Argentina e Venezuela, Chile a Colômbia fazem crescer seu PIB em acordos comerciais com a Europa e EUA.
A idéia de uma integração regional é boa, mas somente se for integração econômica, comercial, etc… quando se colocam ideologias políticas ultrapassadas por trás, e interesses de integração política (uma mesma ideologia de governo), isso só pode dar em M…!!!
Antes de sair escrevendo porque você pelo menos não procura saber sobre o assunto?
Chile e Colômbia fazem parte da UNASUL. Vai no site oficial e você vai ver os estados membros. http://www.unasursg.org
O Paraguai foi expulso, pois segundo as regras do mercosul não pode a ver golpes nos paises membros e foi justamente isso que aconteceu no Paraguai, mas a situação já foi resolvida e o Paraguai participa normamente. E quanto a Venezuela entrar, eles usaram justamente a saida temporária do Paraguai(que era contra a entrada da venezuela) para colocar a Venezuela como membro permanente. E mais uma coisa, não confunda UNASUL com mercosul.
Na verdade, meu amigo, o Paraguai só foi afastado (e não expulso, como você afirmou) porque seu parlamento não permitia que a Venefavela, ops, Venezuela, então comandada pelo Hugo Chávez, entrasse no bloco.
E, no meu entender, já que o motivo era a Cláusula Democrática, países como a Bolívia (que caça e expulsa senadores eleitos e juízes), e como a Venezuela, que caça, e prende em Presídios Militares políticos eleitos e em exercício de seu mandato regular, deveriam tem o mesmo destino que o Paraguai.
Aliás, este, na minha opinião, é o mesmo motivo para não integrarmos a UNASUL Ela ser composta por Estados Totalitários que difundem a IDEOLOGIA COMUNISTA, que sempre leva a ditaduras, e atacarem o próprio povo, como é de conhecimento público.
Se ISTO não serve de argumento, não sei o que mais servirá . . . . .
A UNASUL foi criação brasileira. Como não iriamos integrá-la? O resto do teu comentário é conversa para boi dormir. Até os EUA já não pensa como você. Tanto é que está lá se aproximando de CUBA. No final, o que vale não é a idelogia, mas os interesses de cada país e para o Brasil a UNASUL é estratégica. Assim como os EUA combatem alguns paises ditos ditaduras e apoiam outros paises que são ditaduras de acordo com seus interesses. Essa hipocrisia de aquele pais vale mais ou menos por causa da ideologia só existe na cabeça de vocês. As grandes potências agem de acordo com seus interesses e quando o Brasil o faz vocês inventam histórias para boi dormir.
Parece que você, meu amigo, adora atacar os interlocutores ao invés de enriquecer o debate político ou discussão dos fatos.
Eu simplesmente lhe corrigi uma afirmação (a da suspensão do Paraguai) e demonstrei o quanto nosso pais se afasta de sua Constituição ao ser leniente com as ações antidemocráticas e ditatoriais da da Venezuela.
A discussão aqui é NOSSO PAIS, o BRASIL, e como ele, ao invés de atender o estipulado em SUA CONSTITUIÇÃO e SEUS INTERESSES, se rende aos INTERESSES IDEOLÓGICOS do Foro de São Paulo.
Acho que foi isto que demonstrei acima. Contudo, não sou eu quem se afasta, em seus argumentos, da Constituição Federal e da Lógica de defender SEUS interesses, e não os dos outros por força ideológica . . . . .
Sim eu errei quando disse que o Paraguai tinha sido expulso, mas isso não muda o fato que ele foi temporariamente afastado e essa foi a razão da entrada da venezuela. Vocês é que tem uma ideologia e não conseguem sair dela. Não eu. Já te disse que os interesses nacionais devem estar acima de ideologias, assim como acontece com qualquer grande país, mas parece que você ainda não entendeu. Portanto, pense o que quiser.
iae, nesse tempo todo de debate, alguem se interessou em ler as resoluções da UNASUL ?
Pois é Yuri, acho melhor você rever seus conceitos.. uma vez que somente você é contra a unasul.
O pensamento tosco….
Sou contra a Unasul… mas a OTAN é legal…
Sou contra a integração de países latinos, mas a União Européia é legal…
Sou contra o socialismo, pq socialismo é Ditadura…. Mas as ditaduras capitalistas na AL era legal…
É o tipo de cara que é contra a China querer suas ilhas perdidas na 2ª guerra, mas acha legítimo a Inglaterra terem Ilhas na costa de países latinos…
Por favor… me poupe
Sinceramente espero que aprendamos com os erros atuais, e possamos nos tornar uma sociedade e um país melhor, mas nunca, repito NUNCA podemos esquecer os erros do passado, pois, apesar de tentarem te mostrar diferente, eles continuam sendo GRANDES ERROS…
Abraços
meu caro, as doutrinas da OTAN, são bem diferentes da UNASUL, não tem como comparar.
yuri:
“meu caro, as doutrinas da OTAN, são bem diferentes da UNASUL, não tem como comparar.”
——–
Nisto vc tem razão, não tem como comparar mesmo!
Porque a “doutrina da OTAN” é belicista e intervencionista, tendo provocado nos últimos 20 anos, a destruição de países inteiros ( como na injustificada invasão do Iraque) e a morte/ferimento e deslocamento de milhões de pessoas.
Já a doutrina da UNASUL, que englobando tanto países com governos mais a esquerda, como mais a direita (como Colômbia e Chile); é não intervencionista…Busca a paz e o desenvolvimento no continente sul-americano, bem como tenta dissuadir ameaças do tipo: : “dividir para conquistar e reinar”, de potências externas ao continente, através da formação de um bloco regional…
Aliás, “dividir para conquistar e reinar” é o que vc parece estar tentando fazer aqui…
Yuri, é claro que são diferentes…
Mas você realmente acredita que as finalidades da Unasul, e principalmente da OTAN, são as descritas em resoluções?
Me diga, por quê o Xerife se preocupa com as ditaduras da Líbia e Síria, mas não se preocupa com o Congo, que dizima milhares de pessoas?
Por que a Arábia Saudita, que apesar de ser governada a mão de ferro pela mesma família desde década de 60 não é considerada Ditadura?
Realmente é necessário muita leitura…
Abraços
Esse é um feito muito bom!! Porém acho que não vai muito pra frente, porque ainda existe muita discordância de idéias na América do Sul.
” Antes de buscarmos o perigo, torna-se indispensável prevê-lo e temê-lo; mas quando estamos metidos nele, só nos resta despreza-lo.”
( Francois Fénelon )
OEA + TIAR = ? Talvez melhor ser criado a OTAS…
seu discurso relembra o grande embate esquerda/direita do passado….mas hoje em dia não existe tal panorama no mundo…..países antes comunistas hoje são democraticos ainda que existam algumas poucas ditaduras ferrenhas…..o caso da Unasul e diferente…é um ponto comum de nações que estão prontas para cuidar não só do seu próprio destino sócio- economico, mas também político e principalmente militar sem perder sua autonomia frente a potencias cujo interesse e imiscui-se em seus assuntos internos, explorando-as das mais diversas formas…..buscando uma maior independencia,estas nações associam-se agora em PONTOS COMUNS a todas,que servirão, tal como nesta nova Escola Sul Americana de Defesa,no plano de outras soluções militares,a consolidar o bloco da UNASUL…..Sds…
Somente para lembrar estamos no ano de 2015 em pleno século XXI. Há ainda aqueles que são filhotes da ditadura, perdoo aqueles que pedem mas desconhecem os perigos. A unificação dos povos latinos pelo bem comum sempre é bem vinda. Enquanto isto alguns ainda sonham em ser vassalos do tio Sam.
Para que acha que a ALCA seria bom para o Brasil e para os paises sulamericanos, eu sugiro que leia sobre a situação do méxico em relação ao NAFTA. Procurem e tomem suas próprias decisões.
No passado, os paises da américa do sul eram paises que bajulavam os EUA para ver quem era mais “amigo” dos americanos com intuito de obter vantagens que nunca vieram. Para os EUA era muito bom esse espirito de inimizade entre os paises sulamericanos. Até que lideres chamados de esquerda chegaram no poder e decidiram mudar essa situação, pois eles enxergaram que no final separados os paises sulamericanos eram fracos, mas juntos poderiam vir a ser um bloco suficientemente grande para ter a sua voz escutada nesse mundo de grandes blocos econômicos e políticos. Inclusive, foi graças a chegada desses lideres “esquerdistas” que a ALCA não foi para frente, o que seria uma desgraça para sulamericanos, aprofundando ainda mais a desigualdade que ainda é grande nesses paises. O Foro de São Paulo, ao contrário, do que muitos aqui tentam fazer outras pessoas acreditarem, não tem nenhuma proposta de implantar ditaduras comunistas ou emular a união soviética. A sua criação foi a resposta latinoamericana as politicas neoliberais que destruiram os empregos e direitos trabalhistas. Se fosse o que muitos tentam passar, o Brasil não teria direito de ter protestos nas ruas(como foi na ditadura militar).
viajou na maionese legal, amigo.
Responda com argumentos.
pois bem,
quando o foro de s.paulo foi criado por lula é fidel em 1990, seu objetivo era resgatar na america latina o que fora perdido pela a URSS no leste europeu >traduzindo: estavam trabalhando na construção de um novo bloco sovietico, com o avançar das etapas, o nome do enorme bloco sovietico que pretende ir do mexico até a patagonia incluindo as ilhas do caribe veio a tona,;;; “patria grande”
o projeto prevê integração militar, abertura do espaço aereo, plano de planejamento da infraestrutura, criação de um banco de medicamentos é um fundo para bolsa de estudos, é a fusão das ditaduras em detrimento do dissolvimento das soberanias nacionais é de seus povos, estes adestrados pelas as doutrinas vermelhas,
os sinais da construção desse bloco estar bem evidente das resoluções da UNASUL, é quem acredita que a amizade entre esses paises trará algum beneficio, apenas estar sendo ingenuo,
agora eu pergunto, algum de vcs já se interessou em ler as resoluções da UNASUL é seus planos ? ou já se interessou em procurar saber o que é a patria grande ?
procurem ler mais, !
Parabéns para a maioria dos comentaristas. Apenas um ainda vive no passado(guerra fria).
……….bem, se é “palhaçada”,..é uma “palhaçada” de muitos países que juntos se deram conta de que fazer papel de eterno “palhaço” não é com êles…..no que foi dito acima trata-se de uma escola que apenas debate as suas atuais condições geopolíticas baseadas nas diversas vezes em que foi “palhaço”em inumeras políticas de neo colonialismo por parte de algumas potencias…. o caso da NSA foi o limite no qual todos ficaram de orelha em pé…não tenham receio, pois dificilmente a Unasul será outra OTAN da vida até porque ainda não tem cacife para tal…mas,quem sabe…com o tempo…. Sds..
amigo vc já sleu as resoluções da UNASUL ??, já ouvir falar do foro de s.paulo, ??
é do dialogo interamericano ?????
não !!!, sou totalmente contra isso, é todos os brasileiros deveriam ser
já que isso não passa de uma integração militar entre os blocos bolivarianos/esquerdistas da america latina, que enventualmente seria controlado pelos os porcos do foro de são paulo.
As vezes vejo essa galera miope comentando…..fico é triste…..tem nada de bolivariano ai….deixem de ser ótarios….vcs desprestigiam nossas forças armadas! É o tipo de gente que pensa pequeno, que acha q exercito é para agir politicamente, que não é pra defender o país, e não conhece o mínimo de geopolítica….essa iniciativa é louvavel e na verdade a única crítica q cabe é a demora que foi tomada.
Parabéns Nilmar Pinheiro, eu também concordo com você, devemos ter coragem e sermos senhores do nosso destino !
Amigo Cesar Pereira, a resposta é para o Yuri. abs
Também fico triste, o fanatismo político dessas pessoas é tão grande, que parecem que perdem a linha e ficam imaginando besteiras sem sentindo algum.
Concordo plenamente contigo Nilmar !!!
O amigo se baseia em que para afirmar algo com tanta veemencia? Não sabe nem do que se trata. O que o foro de São paulo tem a ver com isso? E a proposito, o amigo fale por si e não é legitimado a dizer: ” e todos deveriam ser “. Aqui o espaço é democratico e o respeito à divergencia é livre. Politizar discussoes (esquerda/direita) não é nada bom. Sou totalmente à favor.
amigo deixa eu dizer uma coisa.
quando o foro de são paulo foi cria em 1990 por lula é fidel, o objetivo deles era resgatar na america latina o que fora perdido pela a URSS no leste europeu
__traduzindo: estavam trabalhando na construção de um novo bloco sovietico, com o avançar das etapas o nome do enorme bloco sovietico que iria do mexico até a patagonia, incluindo as ilhas do caribe veio a tona, :: “patria grande”
o projeto prevê integração militar, abertura do espaço aereo, plano do planejamento da infraestrutura, criação de um banco de medicamentos, é um fundo para bolsa de estudos é a fusão das ditaduras em detrimento do dissolvimento das soberanias nacionais é de seus povos, estes adestrados pela a doutrina vermelha,
pesquise mais sobre as resoluções da UNASUL é do foro de são paulo, é procure artigos do professor olavo de carvalho,
o problema dos brasileiros, é que só percebem a merda quando ela já estar acontecendo…
Ótima iniciativa, espero que levem a sério, a América do Sul precisa ter autoestima, se dar valor !
isso tudo não passa de uma tremenda palhaçada, !! não acredite