A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e as empresas brasileiras que participaram da IDEX 2023 comemoraram o grande movimento no Pavilhão Brasil e os contatos feitos durante os cinco dias do evento, que terminou nesta sexta-feira (24) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A IDEX é considerada a mais importante e estratégica feira de Defesa do Oriente Médio. O Pavilhão Brasil foi coordenado pela ABIMDE em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
“Nossas empresas receberam várias delegações e representações comerciais importantes, sendo que muitas dessas visitas geraram reuniões promissoras que, num futuro breve, certamente trarão frutos para a BID (Base Industrial de Defesa) brasileira”, disse o Coronel Antonio Ribeiro, Diretor de Projetos da ABIMDE. Ele e o Diretor Executivo da entidade, Coronel Armando Lemos, coordenaram os trabalhos do Pavilhão Brasil durante o evento.
O espaço abrigou as empresas Akaer, Atech, Avionics Services, CSD, Gespi, Imbel, Kryptus, M&K Logistics, Mac Jee, Ocellott e Siatt. Também participaram da IDEX 2023, com estandes independentes, as empresas CBC, Condor, Embraer, Taurus e Tupan Aircraft.
Entre as ações realizadas durante a feira em Abu Dhabi, destaca-se a assinatura do MoU (Memorando de Entendimento) firmado entre a empresa brasileira Avionics Services e a AOI (Arab Organization for Industrialization), na última quinta-feira (23).
Atuando pelo desenvolvimento da indústria de defesa árabe no Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar, a AOI busca intensificar a cooperação e ampliar as parcerias com instituições e empresas internacionais na área de defesa.
“O MOU que assinamos com a Organização Árabe para a Industrialização prevê o fechamento de contrato para prover serviços de manutenção especializada em helicópteros, bem como integração de sistemas embarcados, entre outros”, explicou João Vernini, Diretor Presidente da Avionics Services. A empresa participou das cinco últimas edições da IDEX.
“Para nós, esta edição de 2023 foi a mais produtiva quanto a contatos e novas oportunidades de negócios, bem como de reforçar a presença e fortalecer a imagem da empresa como provedora de soluções no mercado aeroespacial e de defesa na região MENA (Oriente Médio e Norte da África)”, disse o Presidente da Avionics.
Ele ressaltou que o apoio da ABIMDE, proporcionado pela ApexBrasil, MD (Ministério da Defesa), MRE (Ministério das Relações Exteriores e ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), foi imprescindível para o sucesso dessa missão.
Os drones multimissão da Tupan Aircraft Company também atraíram a atenção de muitos visitantes da IDEX 2023. As aeronaves da empresa brasileira, que tem sede em Jacareí, podem decolar e pousar na vertical (HSVTOL) e possuem motores turbofan basculantes, que permitem transporte de cargas por longas distâncias de forma autônoma e em alta velocidade.
Leia abaixo o depoimento de expositores brasileiros que integraram o Pavilhão Brasil:
“A IDEX foi uma ótima oportunidade para nos reconectarmos com antigos parceiros e também fazer novas conexões. Muitas portas se abriram e a presença com um estande no Pavilhão Brasil foi fundamental para o sucesso. Agradecemos a ApexBrasil pela parceria e apoio na organização” – Paulo Salvador, Desenvolvimento de Negocios Internacionais da SIATT
“Uma vez mais a IDEX provou ser uma das mais importantes feiras do setor militar no mundo. Uma miríade dos mais diversificados expositores e com excelentes oportunidades de negócios para as empresas brasileiras, incluindo o setor de logística especializada em produtos controlados. A IDEX tem que ser sempre considerada pela indústria de defesa do Brasil como um dos mais importantes hubs para negócios e troca de experiências tecnológicas.” – Juliana Sargento, Analista de Comércio Exterior da M&K
“A IDEX é uma feira de extrema importância para a Gespi, e a edição deste ano supriu todas as nossas expectativas em termos de novos negócios e oportunidades, além de nos dar a oportunidade de manter o relacionamento com clientes e representantes já consolidados.” – Orlando Picollini, Vice-Presidente Executivo da Gespi
“Gostaria de agradecer a ABIMDE e ApexBrasil pelo suporte e atenção dada a Ocellott certamente sem esse apoio muito do sucesso que tivemos na IDEX 2023 não teria acontecido. Bons contatos e boas conversas realmente marcaram essa feira!” – Bruno Bondioli, Gerente de Negócios do Setor de Defesa da Ocellott
“A participação na IDEX 2023 proporcionou a atualização de oportunidades que já estávamos desenvolvendo e possibilitou o acesso a autoridades que podem demandar novos negócios, tanto nos EAU [Emirados Árabes Unidos] como na Arábia Saudita” – De Vinícius Meng, Desenvolvimento de Negócios Internacionais de Defesa da Atech
“A IDEX é uma das feiras mais importantes e estratégica para o desenvolvimento de negócios no mercado Aeroespacial e de Defesa. O apoio da ApexBrasil e do Ministério da Defesa é de fundamental importância para nossa participação e atuação, estabelecendo parcerias e contatos com potenciais clientes de nossos produtos e soluções.” – Reinaldo Gonçalves,, Executivo de Negócios da Akaer
FONTE: Rossi Comunicação
Uma excelente tarde a todos os senhores.
Tão importante quanto fechar parcerias com os caras das “arábias” especialmente estes ai, é amarrar um contrato em que a grana e a garantia da integridade do projeto intelectual de eventuais programas brasileiros sejam preservados e respeitados.
Para não acontece o mesmo que se deu com o Calidus B250.
Sgtº Moreno
(CM)