SÃO PAULO (Reuters) – A Embraer vai transferir a produção do jato executivo Phenom do Brasil para sua fábrica nos Estados Unidos a partir de 2016, informou nesta segunda-feira o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, citando reunião com a empresa realizada na sexta-feira.
Segundo comunicado da entidade, a mudança da produção parte de estratégia de mercado da empresa e de projeto de ampliação de espaço físico de fábrica da Embraer em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Representantes da Embraer não puderam comentar o assunto de imediato.
Moro bem perto do “problema”… Em SJK. E não se perderão empregos não.
luiz feernando ? você mora onde ? no sertão ? claro que perderemos emprego, tendo em vista que nao teremos mais um alinha de montagem.
o luiz Fernando e das poucas pessoas com conhecimento de causa, que saiba é funcionário da Embraer, com visão global… alias se existe aqui pessoa que comente com propriedade e o luiz fernando
Eu sinceramente, acho que a Embraer está certa.
Temos uma carga tributária enorme. Isso sem contar que quase tudo que vai nas aeronaves da Embraer é importado e tributado. Aeronaves que em sua maioria, serão exportadas.
Já se foi o tempo que a embraer foi brasileira,agora só tem fachada
EMBRAER is an
American Company, se não porque não permitiu, a visita do vice- premiê camarada por causa disso gerou mal-estar entre Rússia e Brasil. Que vacilo do Brasil no BRICS.
Evidentemente, pra não prejudicar sua venda de equipamentos, em especial o programa LAS pros americanos como a própria Embraer deixou no ar na época, já que os americanos estavam aplicando sanções aos russos e quem negociasse com eles pelo conflito ucraniano. O programa é pra inicialmente suprir os afegãos mas há possibilidade (pequena mas existente) de uma compra pra uso deles com um pedido bem maior (+de 100 unidades). A bajulação a russos, venezuelanos, cubanos, ditadores africanos e governicos bolivarianos é programa do governo, não das empresas nacionais, ninguém é louco de arriscar um contrato potencial desses só pra vermelhada brasileira se mostrar pros companheiros. O governo e os russos ficaram bravinhos mas eles não pagam as contas da Embraer, pelo contrário, então eles que sentem e chorem.
O Daniel às 12:35 comenta que o trabalhador estrangeiro ganha até quatro vezes mais do que aqui e que a nossa infraestrutura não é tão ruim. Comento: não é bem assim, é preciso enxergar o todo. Se trabalhadores estrangeiros eventualmente ganham mais, por outro lado sua capacitação e produtividade são proporcionalmente maiores. Soma-se a isso o custo Brasil, que inclui custo de energia, carga tributária, insegurança jurídica mais as deficiências de infraestrutura, não é de se admirar que indústrias tendam a mudar para países que compensem esse custo, ou voltar a seus países de origem, de onde saíram na onda de mão-de-obra barata, pois os custos lá vem se tornando atrativos.
Nossa!!!! estou espantado com tanta falta de conhecimento de causa.
Os posts aqui estão mais para sindicalistas do que pessoas de bom senso.
Embraer empresa americana… putz que sem noção.
Perda de empregos aqui? Onde?
Engraçado… se uma GM abre uma fábrica por aqui… putz os caras são espertos, fabricam e vendem aqui e levam o lucro lá pra fora!!! Se a Embraer faz isso é antinacionalista, é antipatriótica, etc… Dois pesos e duas medidas.
Subserviente aos EUA…. que viagem!!!
Ela está tranferindo a montagem (vejam bem é a montagem apenas), para os EUA porque não está compensando manter duas linhas de montagem distintas. Para os que não sabem os Phenoms já são montados lá nos EUA e faz um bom tempo, em paralelo com outra linha de montagem no Brasil. Só que a demanda por aqui diminuiu muito, e lá aumentou. Os EUA são, de longe o maior mercado dos Phenom… Então nada tem a ver com subserviência… é uma questão de mercado.
Querendo ou não a Embraer é uma multinacional, com subsidiárias em meia dúzia de países. É um player global e respeitado nos mercados onde atua.
E não se enganem, ela está aumentando o seu escopo de trabalho, está iniciando a produção de partes e componentes que antes não fabricava (comprava do exterior). Em breve o E2 estará nos ares… aí vcs verão.
O que esta a ser fabricado em evora, faz parte de estruturas que antes eram fabricadas fora do brasil em terceiros, agora são fabricadas na própria Embraer, e acredito que paralelamente as fabricas de evora sejam feitas fabricas idênticas no brasil, servindo as de evora posteriormente para um complemento, ou para fornecerem os modelos legacy, e phenom que já são montados nos EUA., ou ainda começando a vender a produção de evora para terceiros europeus, tal como a Bombardier fez em Belfast, não obstante a Embraer ser um player reconhecido com uma estratégia global que vai aproveitar para as suas unidades o que de melhor existe em cada país, e continente em termos de RH. Se a Bombardier tem fabricas em belfast, em Marrocos, na índia, a Boeing tem fabricas na australia, A Airbus esta a inaugurar uma fabrica de compnentes para defesa no RS, porque a Embraer tem de concentrar tudo no Brasil? para que se deve ficar em desvantagem perante outros fabricantes, a mentalidade típica deste país dois pesos e duas medidas…
Senhores a despeito das colocações aventadas acima eu diria que, a Embraer de certa forma com este movimento dá mais uma pressãozinha no GF para que este pague cerca dos 450,000 milhões de Reais que tem a receber do mesmo.
Obvio que vai aí o sinal para que o GF não contigencie verbas para o programa do KC 390…
Entre outras coisas mais….
Saudação.
Subserviência pura com os EUA, não estranha porque a tecnologia crítica é deles, como disse o vice premiê russo Dmitry Rogozin : a Embraer é uma empresa americana.
Mais uma prova.
E nós otários gastando bilhões para transferir tecnologia de graça para a Embraer ( UMA EMPRESA PRIVADA) , comprando produto colcha de retalhos caro !
A EMBRAER MORREU PARA MIM!
…………todo mundo sabe que os norteamericanos não dão ponto sem nó….é bom lembrar do caso dos Super Tucanos no qual a Embraer teve que se associar a uma empresa de lá para poder vender o avião no país…hoje em dia a Embraer, pioneira dos idos de 70 é uma multinacional de peso no mercado aeronáutico e militar com interesses em muitos países até porque disputa vendas com as grandes empresas mundiais do ramo….os Estados Unidos são a porta de entrada da mais novas tecnologias do setor no Ocidente e ainda que a mão de obra seja cara, compensa produzir lá,certos tipos de aviões pelo tamanho do seu mercado e venda de acessórios, principalmente turbinas…..
Parece que a Embraer começa de certa forma a seguir coisas que os americanos espertos, claro, querem. vcs têm fábrica aqui em nosso país, então tragam mais linhas de montagem aqui viu? aí vc emprega muitos americanos e desemprega muitos brasileiros. outro dia algu´m comentou e não achei muito certo, mas agora pensando melhor, de que a Embraer estava agindo como uma filial da Boeing. Americanos se protegem, brasileiros de desprotegem.
E outra, com certeza lá vende-se muito mais jatos Phenon do que aqui, portanto se você fabrica e vende no mesmo lugar tem seu custo reduzido também, além do ponto citado pelo Leonardo que também está certíssimo…
a embraer e uma empresa privatizada…de controle americano……eles vao levar os empregos para la e logico…….manda quem pode e obedece quem tem juizo……kkkkk
que pena que a estratégia brasileira de interesse nacional mais uma vez deixa de lado, como a russia ja falava quem manda na embraer são suas subsidiárias americanas, e é bem verdade mesmo, é claro que a estratégia global de vendas é importante mais devemos pensar que devemos colocar e impor aos nossos interesses nacionais, quantos empregos não perderemos ??? é como sempre nosso governo dito pacifista que não protege nossos interesses de forma alguma.
Ou faz isto ou não entra no mercado. Não tem nada haver com política, tem haver com o mercado, se produzisse na china a custo de escravidão da mão de obra não entraria. Não é o valor em si mas exigências americanas.
não vejo porque produzir aqui, bem mais barato produzir nos EUA ganhando assim mais mercado americano que é praticamente 70% das exportações da Embraer e ainda teremos um produto mais barato para entrar na asia sem precisar ser fabricado na China, e o melhor disso tudo que os lucro vem pra matriz que é aqui no Brasil, so lembrando que 49% das açoes são brasileiras e ainda tem a Golden Share a Embraer é brasileira mesmo que alguns não concordem
“que adianta, ter um cavalo bonito se não tem onde pastar” os componentes fundamentais são americanos os brasileiros não manda em nada .. mesmo.. nem nos proprios interesses, agora com ela nos EUA, vamos ver como a sua concorrente americana e as leis vigentes as disputas comerciais sejam justas.
Custo Brasil é uma pinóia, o que está acontecendo é que “surely but slowly” a Embraer está transferindo o seu Filé Mignon para o Exterior e seu patrióticos controladores acionários estão é doidos para escapar do Brasil e se tornar uma empresa de Primeiro Mundo,
De preferência Americana, se não der Européia… Ou virar uma subsidiária da Boeing…
É isso aí, um viva para as patrióticas Odebretch, Envegix, Camargo Correa e etc, essas sim valorizam o Brasil.
Com certeza valorizam sim. Ou melhor, supervalorizam. Melhor ainda, superfaturam.
Não vejo como surpresa tal mudança, com a entrada massiva da produção dos Legacy 450/500 é necessário uma maior espaço e algumas alterações devem ser feitas.
O custo Brasil cobrando seu preço. O tempo é senhor de todas as verdades.
O ultimo que sair apaga a luz.
Grande abraço
tipica colocação alarmista.
boa parte do mercado mundial de jatos executivos desse porte está nos Estados Unidos. Nada mais obvio então que fabricar esse aviões por lá.
Nada mais óbvio? Essa linha de pensamento é falha. O custo do trabalhador lá também é bem maior que aqui e isso é significativo na indústria de aviação onde muitos processos tem uma automação e ferramental limitado. É o motivo de empresas aéreas terem subsidiarias em alguns países contribuindo com parte das operações, de modo a baratear o produto final. Por outro lado nos EUA tem impostos e logística mais barata e fácil, aí é onde o custo Brasil pode interferir. No caso, já que vão precisar de espaço pras linhas regionais, vale mais a pena transferir a produção realmente.
Boas ponderações amigo Moita, mas devo acrescentar que no custo Brasil também entra o preço da energia. É o Gás de Xisto fazendo suas vítimas por aqui…..
É aquele velho discurso sendo repetido até a exaustão, o comentário apenas pela critica sem qualquer raciocínio.
Por pior que seja nossa infraestrutura, e ela não é tão ruim assim como alguns querem fazer crer, como pode o custo Brasil pesar tanto comparado a um país em que os mesmos profissionais ganham até quatro vezes mais que aqui? E esse é apenas um entre muitos casos em que se pode fazer uma comparação,.
Aliás a Embraer faz um movimento contrário as das grandes empresas que saem da América e Europa em direção a países com mão de obra e matéria prima mais baratos, pelo bem da Embraer espero que a maioria dos investidores mais qualificados do planeta não estejam com a razão.
O custo Brasil PN. A privatização e suas vítimas.