O negócio é o seguinte: Tem uma ilha no meio do oceano atlântico que se chama Santa Helena, olhem aí no maps (podem dar zoom out até aparecer algum continente).
Santa Helena está a mais de 2.000 quilômetros de qualquer outro pedaço de terra interessante e só pode ser alcançada por navio e isso demora cinco dias saindo da Cidade do Cabo por exemplo. Portanto Santa helena é considerada um dos lugares mais remotos do planeta (será que filmaram Lost lá?).
Como se resolve essa solidão? Oras, basta construir um aeroporto não é? Só que Santa Helena, que é um território britânico, tenta fazer isso desde 1943 e somente conseguiu dar início às obras em 2010 depois de assegurar um fundo de £202 milhões!
Se você acha que a sua prefeitura demora pra tapar aquele buraco no asfalto da sua rua, imagine construir uma pista inteira no meio do oceano. O máximo tamanho de pista que conseguiram vai permitir que um Boeing 737-800 ou um Airbus A320 pousem lá.
Em Setembro de 2015, o primeiro avião de testes pousou, um Beechcraft King Air, que estava fazendo aferição nos equipamentos de rádio navegação do aeroporto. Em Abril de 2016 um Boeing 737-800 pousou para verificar a capacidade de rota, handling e manobras no pequeno pátio (só duas aeronaves podem operar ao mesmo tempo).
O aeroporto ia inaugurar em Junho de 2016, mas aí se descobriu um problema: os ventos na região propiciam um fator meteorológico nada legal para a aviação – o windshear.
Windshear é assim definido pela wiki:
Windshear,também denominado wind shear, cortante do vento, gradiente de vento, tesoura de vento ou cisalhamento do vento, é um fenômeno meteorológico que pode ser definido como uma rápida variação de corrente no vento, ou seja, uma rápida variação na direção e/ou na velocidade do vento ao longo de uma dada distância.
Resumindo: Os aviões hoje em dia possuem um computador que detecta windshear de longe e a primeira coisa que o piloto faz é arremeter. Só que arremeter várias vezes esperando o fenômeno passar estando um pouco longe de tudo não é legal não é mesmo?
E onde entra a Embraer nessa história?
Aqui e agora. O aeroporto foi construído pensando-se no A320 e 737-800, mas que operariam no limite de sua capacidade de peso. Então porque não pegar o Embraer E-190 e demonstrar que ele pode ter performance superior para esse lugar remoto (por ser mais leve) e ainda fazer os testes requeridos de Windshear na cabeceira 20?
Pois foi isso que a Embraer Commercial Aviation fez entre os dias 30 de Novembro e 2 de Dezembro deste ano. O voo partiu de Recife com 11 tripulantes e pousou suavemente na pista 02.
Como planejado, o E-190 completou uma série de pousos, decolagens e circuitos em Santa Helena, gerando dados e relatórios imprescindíveis para o início de um voo regular para a Ilha, e a administração do aeroporto já afirmou que o E-190 é uma das soluções potenciais para operar voos regulares para lá.
“O avião da Embraer completou vários pousos e decolagens da pista 20 – juntamente com vários ‘touch and goes’ (toque e arremetida). Foram feitas aproximações em vários ângulos e condições de vento, além de subidas em diversos ângulos diferentes com o controle de tráfego aéreo assistindo ativamente os testes e fornecendo dados meteorológicos para a aeronave. Durante os testes, até pouso com turbulência na pista 20 foi experimentado”
É isso aí Embraer, quem tem produto bom pra concorrer não tem medo de ir a campo e mostrar. Quem sabe faz ao vivo!
FONTE: Aviões e Músicas
COLABOROU: Henrique Afonso
Show, só não vejo necessidade de mostrar bandeira. Podemos e isso basta.
Então o governo inglês deve comprar aeronaves E 190 para fazerem voos para Santa Helena a partir de cidades britânicas ou para outros destinos fazendo escala em Santa Helena! hehehe Tomara que façam isso….
O dia que tiver uma rota Brasil/Santa Helena, pode ter certeza que eu estarei nesse primeiro voo, parabéns a Embraer, já tinha visto os testes anteriores com o 737 nessa pista e foi impressionante a dificuldade que o Boeing teve para aterrissar
Acho que tá caindo no spam, mas esse site whatthesaintsdidnext acompanhou todos os testes de voo, têm bastantes fotos, vídeos e até uma entrevista com a tripulação.
a matéria tá no meio da página inicial do site.
Eu tinha colocado um link sobre isso aqui no site, mas acho que caiu no spam.
como não dá pra colar links, fica um pouco complicado sugerir matérias.
Um site local acompanhou os testes, com várias fotos, vídeos e até uma entrevista com a tripulação.
whatthesaintsdidnext.com/2016/12/01/embraer-190-trial-flight-lands-at-st-helena-airport
Lá no final tem o link pra entrevista com os pilotos
Lucas, no DAN vc não pode colocar links. Quando quiser sugerir alguma matéria, basta enviar para os emails dos editores que se encontram disponíveis no site.
De Recife até Santa Helena, são cerca de 3.300 km…