Americanos acusam gigante brasileira de ter pago propina para vencer duas licitações. As acusações podem prejudicar negócios futuros da companhia?
Terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, quarta maior exportadora do Brasil e dona de um faturamento anual na casa dos R$ 12 bilhões, a Embraer sempre foi motivo de orgulho nacional. Sua reputação, porém, está agora ameaçada. Na semana passada, o jornal americano “The Wall Street Journal” e a agência Reuters publicaram uma denúncia contra a empresa brasileira. Segundo investigação da Justiça americana, a Embraer é suspeita de ter pago propina para vencer duas licitações, uma na Argentina e outra na República Dominicana. No caso argentino, é questionada a venda de 20 jatos E-190 para a Austral Lineas Aereas Cielos del Sur entre 2008 e 2009, em um negócio de US$ 900 milhões. Já o contrato firmado com a República Dominicana era referente à venda de oito Super Tucanos, no valor de US$ 90 milhões, em 2008. O então diretor de projetos especiais para as Forças Armadas dominicanas, o hoje coronel aposentado Carlos Piccini, teria cobrado US$ 3,4 milhões de comissão para facilitar o acordo comercial. Dois anos depois, a República Dominicana de fato fechou a compra das aeronaves para o combate ao tráfico de drogas e a defesa de suas fronteiras. Como a Embraer negocia ações na Bolsa de Valores de Nova York, a investigação é conduzida em conjunto pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e pela Securities and Exchange Comission, agência responsável pela regulação de valores mobiliários.
SUPER TUCANO
A aeronave campeã de vendas da Embraer está no centro de um escândalo de corrupção investigado por autoridades americanas
A repercussão das acusações tem potencial para prejudicar negócios futuros da companhia, principalmente na área de defesa, uma de suas principais apostas. Coincidentemente, as denúncias surgiram pouco depois de a Embraer vencer uma licitação do próprio governo americano. No ano passado, a fabricante brasileira ganhou uma concorrência para fornecer 20 Super Tucanos A-29 à Força Aérea dos Estados Unidos. O contrato, que previa o envio das aeronaves ao Afeganistão, valia US$ 400 milhões, mas podia chegar a US$ 1 bilhão. A Embraer sofreu com o lobby nacionalista da concorrente derrotada, a americana Hawker Beechcraft, e de deputados do Estado do Kansas. Resultado: o contrato foi cancelado sem maiores explicações. A licitação foi refeita em 2013 – e a Embraer venceu novamente. Nesse jogo de interesses, os Estados Unidos também podem sair derrotados. A americana Boeing disputa com a sueca Saab e a francessa Dassault a licitação para fornecer 36 caças à Força Aérea Brasileira, em um negócio estimado em mais de US$ 4 bilhões.
“As denúncias afetaram a imagem internacional da Embraer”, diz Salvador Raza, professor do Defense Institution Reform Initiative da Naval Postgraduate School, da Califórnia. “Quando se contesta a ética da empresa, isso imediatamente é transferido para o produto, não importa quão bom ele seja.” Segundo Raza, o impacto das denúncias pode fazer a Embraer perder competitividade em licitações futuras. Os documentos obtidos pelo “The Wall Street Journal” mostram que a Embraer é acusada por violar uma lei americana antissuborno e que autoridades dos Estados Unidos trataram do assunto com seus pares brasileiros numa conferência internacional de combate à corrupção em Paris, em 2012. Os americanos disseram que tinham provas do suborno, incluindo históricos bancários e e-mails. De acordo com o jornal, os pagamentos foram ocultados como honorários de um acordo para o Reino da Jordânia, que nunca ocorreu.
Em seu relatório anual relativo a 2012, a Embraer reforça que desde 2008 é signatária do Pacto Global da ONU e tem compromisso com o combate à corrupção. Nele, a empresa declara que, no ano passado, quatro de suas operações, responsáveis por 17% do faturamento total, passaram por “análises de riscos relacionados à corrupção”. São elas Embraer Defesa&Segurança, Atech, OrbiSat e OGMA. A expectativa do relatório era que, em 2013, todos os empregados considerados “em exposição” passassem por um treinamento anticorrupção, que inclui tópicos sobre concessão de brindes e presentes e tratamento com entidades públicas. Procurada pela ISTOÉ, a Embraer não disponibilizou nenhum porta-voz. Em nota, disse que “divulga, desde 2011, a existência de um processo interno de investigação relativo a certas operações comerciais ocorridas fora do Brasil”, e que coopera com as autoridades. A empresa também afirma que a investigação é sigilosa e, portanto, não pode se pronunciar. “Sempre que a Embraer foi procurada para comentar esse assunto, reiterou sua impossibilidade legal de fazê-lo, pelo que lamenta quaisquer especulações antes da efetiva conclusão da investigação.”
FONTE: ISTO É – Mariana Queiroz Barboza
“Titulo original: Embraer no alvo”
Por que não começam essa “cruzada moral” no projeto F-35??? “Can´t Turn, Can´Climb, Can´t Run, quem quiser ter uma boa visão desse “case” é só ver no You Tube “F-35 is a Lemmon” a Lockheed tem muito a explicar sobre esse “fenômeno” que todos babam!!!!
Stealth é um MITO para ganhar rios de dinheiro, radares de baixa frequência da 2ª guerra são os mais capazes em detectar aeronaves furtivas!!! Esse nosso sensor IR vai pegar o esse F-35 a milhas com seu grande arrasto e sem supercruise vai precisar “acender” seu After Burner que vai brilhar no IR de nosso Gripen NG! Caso houver outro gripen a alguma distância com o data Link termos de forma passiva uma triangulação e a distância correta mais que suficiente para despachar um Meteor nele, Caso não tiver, aí é focar o radar no plot IR e Scannear variando frequencia que ele vai aparecer! Se a “pele” do F-35 não estiver bem “tratadinha, fresca das instalações da Lockheed” aí é que ele aparece de vez! Ainda teremos nosso Jammer rebocável, sobreviveremos ao BVR e aí de perto sou muito mais o Gripen NG! Chega de Derrotismo!!!
Existe uma regra básica sobre acusações que diz que provar a culpa cabe a quem acusa.
Melhor esperar e aguardar o resultado de investigações.
É mais prudente lidar com fatos do que com suposições………..ou desconfianças.
Se o fato for completamente infundado, a Embraer pode reverter um processo encima do governo americano.
Mais um exemplo do uso COMERCIAL da espionagem americana, no caso a “DENÚNCIA” começou para beneficiar a Hawker Beachcraft na LAS e continua para dar o troco no escândalo da espionagem que teria prejudicado a Boeing…
São bons estes americanos… E tem gente que ADORA ser capachom de yankee…
Ai que esta o problema companheiro, quanto a espionagem, esta atividade é uma das mais antigas na relação dos países, apenas o nosso governo, que alias não a menor importância as nossas forças armadas, não tem a menor respeito da comunidade internacional, é um governo leniente com a corrupção, com fome incontrolável de poder, incompetente e ai nossas empresas sofrem, pois carregam consigo o peso de toda esta negatividade. Culpar este ou aquele pais é a desculpa e técnica mais antiga dos governos mais corruptos e opressores, veja-se Russia, Siria, Iran e outros. Viva a nossa Embraer!
Bem, mais uma vez a velha pressão dos USA, porque o Brasil não vai comprar o F-18, coisa que por lá as companhias americanas são honestas nas relações com outros países, basta ver a espionagem mundo à fora da NSA; toda história tem dois lados que precisam ser ouvidos para poder tirar uma conclusão, não concordo com espionagem e muito menos com suborno e corrupção, mas infelizmente este mundo não é o paraíso. O governantes do Brasil bem como as empresas brasileiras tem que ter malícia e não cair nesse blá, blá de concorrentes quando envolve milhões, temos que procurar o que mais nos convém e ponto final; é assim que outros países se conduzem no comércio internacional.
Nada disso! diga-me de onde vem os motores, parte eletrônica , trem de pouso e etc de nossos aviões
conversinha. fazem beicinho pq vencemos 2x e agora tudo indica q n vamos comprar a boeing. pressao politica no ‘orgulho nacional’ — quem vai querer comprar s dizem q a EMB é corrupta? pois é…
nada disso…..a verdade é que o nosso pais é conhecido como um pais corrupto e isso vai acontecer mais vezes até que o povo tome vergonha na cara e consiga eleger gente honesta e a consigamos conquistar o respeito que deveríamos ter de nosso parceiros comerciais..
“NADA DISSO”! A Embraer é uma empresa privada, que faz suas próprias negociações, diretamente entre ela e o comprador, portanto, a não ser que a Embraer seja reestatizada, mudanças de governo não modificarão o “modus operandi” da empresa, que por sinal, não é corrupta….
Somos nós que matamos presidenrtes? Os deles e o nosso João Goulart! Comprovadamente assassinado e outras 19 pessoas ligadas a ele! Falar de corrupção no Brasil é brincadeira perto deles!
Se tivesse comprados os F18 essa acusação ficaria esquecida os americanos estão usando a Embraer para pressionar o governo brasileiro para comprar os caças da Boing