A Embraer Defesa e Segurança entregou em 16.08.12, o primeiro EMB 145 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW & C) para o Governo da Índia, em cerimônia realizada na sede da Embraer em São José dos Campos.
A entrega segue a conclusão bem-sucedida de testes de solo e em voo da aeronave que reuniu metas operacionais estabelecidas pela Embraer e o Centre for Airborne Systems (CABS) e a Defence Research & Development Organisation (DRDO). A aeronave será entregue posteriormente para a Força Aérea da Índia, assim que seja realizada a integração dos sistemas de missões pela DRDO na Índia.
“A colaboração com a DRDO neste complexo programa, fortalece os laços entre Brasil e Índia”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Estamos muito orgulhosos de ter atendido as expectativas dos nossos clientes CABS e DRDO, com esta plataforma.”
“Este EMB 145 AEW & C possui importantes capacidades, como o sistema de reabastecimento em voo, o aumento significativo da capacidade elétrica, e de refrigeração, um amplo conjunto de mudanças estruturais que permitiram a instalação dos avançados sistemas de missão desenvolvidos pelo CABS da Índia, juntamente com o DRDO”, disse o Dr. Elangovan, Chefe Controlador de R & D (Avionics & Aero) do DRDO.
“O sucesso deste programa é o símbolo da cooperação entre a Índia e o Brasil”, disse o Dr. Christopher, Diretor do Programa AEW & C e Diretor CABS. “O Airborne Active Electronically Scanned Array (AESA), concebido e desenvolvido pela CABS, que ora está voando nesta aeronave modificada da Embraer, é um exemplo dessa cooperação. CABS e DRDO vão integrar todos os outros sistemas de missão na Índia e entregá-lo à Força Aérea”.
As aeronaves AEW & C restantes, deverão ser entregues à Força Aérea da Índia, como parte de um contrato assinado em 2008, que inclui um pacote completo para o treinamento, assistência técnica, peças de reposição e equipamentos de apoio em terra.
Essas aeronaves, quando da entrada em serviço, se juntarão a outros quatro jatos Legacy 600 da Embraer, atualmente operado pela Força Aérea Indiana (IAF) para o transporte de funcionários do governo e dignitários estrangeiros, e mais um quinto Legacy 600, que pertence à Border Security Force (BSF), subordinada ao Ministério do Interior da Índia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Talvez esteja em estudo.
A FAB ainda não pensa em uma modernização dos E/R-99 ? Melhora de sensores ou algo do tipo ? Adquirir mais unidades ? Não há a possibilidade da colocação das sondas de REVO ?
Abraços !