São José dos Campos – SP, 13 de abril de 2017 – A Embraer entregou 18 jatos para o mercado de aviação comercial nos Estados Unidos, Europa e China ao longo do primeiro trimestre de 2017 (1T17). No segmento de aviação executiva, 15
unidades foram entregues nesse período, sendo 11 jatos leves e 4 jatos grandes. Em 31 de março, a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava USD 19,2 bilhões.
Veja os detalhes das entregas por Segmento 1T17
*3 Phenom 100, 8 Phenom 300, 1 Legacy 450, 1 Legacy 500, 1 Legacy 650 e 1 Lineage 1000
O principal destaque do trimestre foi o roll-out seguido do primeiro voo de mais uma aeronave da segunda geração dos E-Jets antes da previsão inicial: o jato E195-E2, maior integrante da família e também o mais eficiente avião comercial do mundo para rotas domésticas. O voo, originalmente programado para o segundo semestre deste ano, ocorreu em 29 de março, apenas três semanas após a cerimônia de apresentação da aeronave.
Também foi anunciado no trimestre que a Widerøe, maior companhia aérea regional da Escandinávia, será a primeira companhia aérea do mundo a receber o novo avião E190-E2, o primeiro integrante do E-Jets E2. Como operadora de lançamento do modelo, a Widerøe receberá o primeiro avião no primeiro semestre de 2018.
Já a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, operadora com a maior frota de jatos E195, foi anunciada como a primeira empresa aérea a operar o E195-E2. O contrato da Azul com a Embraer é para até 50 aviões, sendo 30 pedidos firmes e 20 direitos de compra.
Na Aviação Executiva, que passou a ser comandada por Michael Amalfitano, o principal destaque do trimestre foi a confirmação de mais um recorde estabelecido na indústria. Com 63 unidades entregues em 2016, o Phenom 300 foi pelo quarto ano consecutivo o jato executivo mais vendido do mundo de acordo com o relatório da GAMA (General Aviation Manufacturers Association), entidade americana que representa o setor. Desde 2013, são 266 jatos entregues, uma margem de 11% sobre o segundo jato mais entregue no mesmo período.
O período também marcou a entrega do primeiro jato Phenom 100EV para um cliente não revelado dos Estados Unidos. Evolução do Phenom 100, que chegou ao mercado em 2008, o Phenom 100EV oferece um desempenho superior com novos aviônicos e motores modificados.
Carteira de Pedidos – Aviação Comercial (31 de Março de 2017)
FONTE: Embraer
Matheus, creio que seja assim, leves : Phenom 100/300, grandes : Legacy 450/500/650 e o Lineage 1000. Abs.
Não entendi muito. Jatos leves seria o Phenom? E os grandes o Legacy?