SÃO PAULO – Segundo a colunista Miriam Leitão, do jornal O Globo, a Embraer aceitou a segunda proposta da Boeing para o modelo de parceria entre as companhias. Assim, as duas criarão uma terceira empresa, que ficará encarregada da operação comercial da fabricante de aviões – o segmento será desenvolvido pelas duas.
A parte militar do negócio, que travava a combinação entre as empresas, ficará de fora. Ela continuará sob o comando exclusivo do governo brasileiro. Minutos após a notícia, as ações saíram do território negativo e passaram a registrar fortes ganhos: às 11h01 (horário de Brasília), a alta dos papéis era de 4,90%, a R$ 21,39.
Ontem, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que o governo federal torcia para que a fabricante brasileira de aviões Embraer firmasse um acordo com a americana Boeing, desde que isso não implique em poder externo sobre a Embraer. As empresas discutem um acordo desde o ano passado. “(O governo) quer que dê certo, torce para dar certo. Eu inclusive me reuni com o diretor financeiro da Boeing e sua equipe e disse a ele: ‘olha, encontre uma maneira, sejam criativos'”, afirmou o ministro.
Para Jungmann, é preciso criar um tipo de parceria que impeça que outro governo tenha poder sobre a Embraer, responsável por projetos do governo federal. “O nosso problema é que, se o controle passa para um terceiro país, as nossas decisões ficam subordinadas àquele país – por exemplo, ao Congresso americano. Se o Congresso americano amanhã decidir que não é de seu interesse o desenvolvimento de um reator nuclear ou o ciclo completo nuclear que a Marinha faz, se ele tem o controle da Embraer isso está rompido”, disse.
“É uma parceria. Crie uma terceira empresa. Como nós fazemos isso? Não sei. Eu sei o que não pode (fazer). Nenhum país do mundo vende uma empresa estratégica de defesa. Não é por nacionalismo, ultra-nacionalismo ou qualquer tipo de preconceito com os americanos ou a Boeing. Nós apostamos que dê certo, mas temos um limite que remete a um projeto nacional autônomo, que é o limite que a gente impõe”, continuou o ministro, completando que “a gente aposta nessa parceria porque o mercado aeronáutico global está mudando e é importante tanto para a Embraer como para a Boeing”.
FONTE: InfoMoney
Finger um Mac Donald sempre será Boeing, a Chevrolet sempre será GM , a Aeroespatiale sempre será Airbus !
Desculpem , existe um festival de bobagens , um diz que serem lideres do Atlântico Sul e Regional , quer dizer Vice Líder , quem é Líder Regional , e Submetido ao Líder Continental , pensamento Verdadeiro de Colonizado , outros que os Nacionalistas destruíram o País , e querem vender aos Bolivarianos , etc,etc, por favor , informem-se quem esteve no Poder foi a chamada Esquerda , e antes chamada Direita digo chamadas , porque não se pode afirmar isto , os dois lados são iguais , são Dominados pelas Castas da Republiqueta de Castas Corporativistas , que a 128 anos tomaram a Nação para elas , esta coisa de direita/esquerda ,funciona para os Otários , os dois lados sentam-se juntos e Comem do Bom e do Melhor e Iludem o Zé Povinho com Lutas Políticas , ou Destruímos estas Castas ,ou daqui a mais 128 anos , nossos filhos , netos e bisnetos estarão na mesma situação , eu penso que bem pior !
Uma saída honrosa para a tentativa frustrada de absorção da parte militar da EMBRAER. O Brasil segue a passos firmes e decisivos para consolidar-se como liderança regional no Atlântico Sul, suas riquezas e rotas marítimas.
Agências como a Reuters tentaram obter a confirmação da notícia que veio do governo brasileiro. Nem Boing nem Embraer emitiram nota sobre o negocio.
Parece que o governo usou Miriam Leitão como balão de ensaio. Houve especulação na Bovespa e nenhum movimento no mercado de aviação.
Deixar a Embraer Defesa de fora e o que o governo brasileiro quer. Criar uma nova empresa saiu da cabeça do Ministro de Defesa.
Nem Boing nem Embraer querem isso. Acho que nem a FAB quer. Essa é a “ideia criativa” do Jungmann.
Essa nova empresa teria sua sede nos EUA? Por que e pra que abrir uma nova Boing nos EUA?
Sede no Brasil? Governadores, deputados e prefeitos começariam a choradeira e a barganha da renúncia fiscal para receber a nova empresa. Vale do Paraíba? Pernambuco terra do Jungmann? Goiás por pressão logística? Rio de Janeiro pelas praias?
A Boing sabia de tudo isso e ainda continua aqui. Sabia da rejeição ao takeover. Deve ter trazido ofertas. Criar uma terceira empresa certamente nao era uma delas.
Caso aconteca o que a Leitao disse que aconteceu, como fica o pedido da USAF em caso de vitoria da Embraer contra a Textron? Defesa nao entraria, mas negocios sao negocios. O pedido seria da Sierra Nevada, da Boing ou da terceira empresa? Quantos colaboradores deveram ser contratados para fazer a terceira empresa funcionar?
A Embraer foi tocada da China. Nem telefone nem emails eram ou foram respondidos pelos chineses. Com essa nova terceira empresa os negocios na China seriam retomados?
A nova terceira empresa utilizaria a subsidiaria da Embraer em Portugal para entrar na Europa? A nova sede poderia ser em Lisboa? A Embraer fecharia a operacao em Portugal. Talvez nao porque Defesa ficaria fora e os portugueses cooaboram no KC390, mas pelas minhas contas ja sao 5 negocios. Vai abrir outro?
Foi isso que a Airbus fez? A Airbus saiu por ai abrindo empresas? A Airbus comprou a Bombardier para abrir outra empresa?
Nao parece haver inteligencia na nota da Leitão. Parece que Jungmann pediu para a Globo ser criativa como a Boing nao quis ser.
Historia cheia de mimimi.
Qual o nome da empresa do Vale do Paraiba que vendeu um turbo hélice como o A29 feito em fibra de carbono para os sauditas?
“Qual o nome da empresa do Vale do Paraiba que vendeu um turbo hélice como o A29 feito em fibra de carbono para os sauditas?”
Novaer
A choradeira não acaba nunca…espero que a Embraer e a Boeing sejam parceiras logo!
O povo que elege bandidos desde 85 fica doido com o progresso da empresa NÃO estatal. Para aqueles que gostam de números, de 2003 até 2016 a dívida pública brasileira foi multiplicada por 7, tirando a inflação do período a divida foi multiplicada por 3 em apenas 14 anos. Nunca na história desse país as pessoas tiveram tanto rabo preso com dividas, tanto o Estado quanto as pessoas fisicas (mais de 50% dos adultos produtivos com o nome sujo).
De tanto nacionalismo o Brasil está quebrado ( o lula, dilma, temer, fhc falam o tempo todo: brasil, brasil, brasil, brasil, amor, brasilamor, brasil, amor), o mais feliz da última década foi o Marcos Pontes que foi para o espaço com 100 milhões de reais do contribuinte brasileiro, infelizmente não conseguimos formar médicos e tivemos que contratar 12 mil cubanos da ilha considerada o
paraíso na terra.
Ahhh e vamos ouvir os economistas da UNICAMP sim, já vamos aproveitar e ouvir os filósofos da UNICAMP, só gente inteligente kkkkkk média do crescimento brasileiro desde 1985: 1,7%
Não faz o menor sentido criar uma terceira empresa para vender a produção da Embraer e da Boing.
Parece ter sido somente especulação com os papéis da Embraer em bolsa.
Parece. Vamos ver o que vem pelas costas. Pela frente parece que só vem burrice.
A FAB precisa voltar lá no ITA de SJC e criar outras galinhas. Quem tem uma não tem nenhuma.
Boa noite a todos :olha vamos ver o que vai dar esta Terceira empresa . agoar algunms ai falam que perdemos o bonde pela Embraer nao ter sido vendida ,por causa dos militares Brasileiros nao terem aceitado vender etcs e tal.Mas o minitro falou td sobre as implicaçoes com o congresso Americano sobre venda de produtos da Embraer a outros Pises e tbm ja aconteceu com o Brasil em alguns casos de uma empresa America vencer conrrencvia aqui e nao podere etregar produtos na integra pq o comgresso NAO APROVOU A Transferencia de Tecnologia [ Projeto sivan} . alguem ai lembra disso . Pois poderia acontecer outras vezes, caso a Boeing comprasse a Embraer nossas forças armadas nao iria meçlhorar nao viu , sabe pq? por causa dos cortes no Orçamento que ocorre todos anos no ministerio da defes. o Brasil nao investe em defesa como Americanos ,russos ,chineses, indianos ,franceses etcs….. por tanto nao iria mudar os nossos gastos com defes so por causa de compra da Boeing a Embraer , VCS entenderem? esta Terceira empresa pode dar bons frutos sim ,mas vamos aguardar o que surgira alem do horizonte rss.
Para quem viu a entrevista ontem, e por sinal horrível, do pseudo Ministro da Justiça, por que atua e fala como se fosse a essa criatura da Miriam Leitão, viu que o candidato político Raul Jungmann falou que conversou com o CFO da Boeing e pediu pra ele voltar com uma proposta, pois ele sabia do que não podia e que utilizasse a criatividade para fazer outra proposta, por exemplo criar uma outra empresa. Somente isso, um exemplo, nada concreto e ainda complementou que a área militar (sandice) era a fonte de tecnologia e engenheiros para a área da aviação executiva da Embraer, e dai derivou para compra de encouraçado, falou em Bandeirantes, etc. nada do que este artigo do Globo reportou. Por sinal muita gente ganhou dinheiro hoje com esse fake news. Um horror, como as pessoas não conferem nada hoje em dia. Absurdo total. Não tem nada nessa direção.
Quem convenceu Dilma a emitir títulos da divida publica para tapar o buraco do orçamento? Belluzo e os economistas da Unicamp que assinaram o manifesto liberal de 1982.
Beluzzo deixou um buraco de 200 milhões no Palmeiras. Se a Crefisa não tivesse assumido o clube até o estádio teria sido perdido para a WTorre.
Dilma foi uma tragedia para esse país. Acho que ainda não temos a dimensão do estrago causado pela ex presidenta. Dilma caiu porque a única saída seria o calote. Declarar a moratória sem apoio do Congresso vendido levaria a uma aposta de golpe. Vide Argentina que vive às minguas como consequência da moratória declarada pelos Kirchner.
Se a Embraer não tivesse sido privatizada também teria sido vítima.
O presidente do BNDES que durante a semana comparou a Embraer com uma série B do futebol está sendo investigado por corrupção nos fundos do banco. Golpe contra fundos pecuniários. A polícia invadiu a residência com mandato de busca e apreensão.
Esse país não tem jeito.
Não. Não é ideológico. Pode ser idealista.
A matéria fala da criação de uma terceira empresa. Bem…ela já existe. Chama-se Sierra Nevada e fica na Flórida. Se vão criar outra será uma quarta empresa. Isso se a matéria representar a verdade.
O DAN publicou declarações do presidente do BNDES chamando a Embraer de série B. Também publicou manifestação do ministro da defesa pedindo “criatividade” para a Boing.
Esse país não tem ideologia. Tem ignorância.
Quem convenceu Dilma a emitir títulos foram economistas liberais da Unicamp. Graças ao Bom Deus a Embraer escapou dessa gente. Mas caiu no colo do Temer.
A FAB precisa criar outra galinha.
Se criam esta terceira empresa que cuidará dos interesses comerciais, a Embraer (com a Golden Share) e a Boeing já tem acordo comercial sobre o KC-390, não custa nada a Boeing comprar a Sierra Nevada e com isso ter um outro acordo para o ST. O que vemos é que tudo se encaminha para acomodar os interesses. O Ministério da Defesa tem que se articular para não perder o bonde da história..
Eu vou esperar,para ver se essa notícia realmente procede,se de fato verdadeira !
Como explicou o Finger,
A Embraer já tem uma operação nos EUA. Foi uma exigência norte americana. É de lá (Sierra Nevada) que saíram os A29 que combatem no Afeganistão.
A Boing precisa reaprender a produzir com custos baixos. Isso foi bastante debatido e está publicado nas mídias americanas que compararam exaustivamente os custos do F22 com o A29.
Quando uma empresa gigante como a Boing reúne todos os recursos disponíveis como processos, gente, grana, localização, governança, vendas, subornos, os custos sobem. Mesmo nos EUA a grana anda curta.
Vamos ver o que de prático acontece. Parece que perdemos uma boa oportunidade de alavancar a Embraer. Alavancar no crescimento não nas dívidas. Não precisava ter vendido a galinha. Sendo verdade o que saiu publicado nos EUA perdemos a chance de contribuir na montagem do 797. E outros mimos que estiveram sobre a mesa.
Custos com suborno existem em todas as atividades. Nos EUA existe uma legislação chamada SOX que penaliza contadores e administradores envolvidos em fraudes financeiras. No Brasil não há. No Brasil existe lei para punir a corrupção do agente público.
Custos com suborno representam tradicionalmente 5% dos contratos. Sempre foi assim na Petrobras. Desde a fundação da Empresa.
O Pre Sal trouxe contratos bilionários. 5% de bilhões é muito. Os políticos brasileiros que nomeiam cargos técnicos nas estatais ficaram bilionários em poucos anos. Um dos doleiros do Cabral afirmou na justiça que além de tudo o que foi descoberto existem 200 milhões de dólares escondidos na Europa.
Não vamos esquecer do PC Farias e do 1 bilhão sumidos.
Vamos ver o que vai dar essa terceira empresa. Acho que perdemos o bonde.
Novamente.
Sou bastante Nacionalista! E sim, que bom que saiu um acordo onde a parte militar ficou de fora, porque, em algum espaço de tempo as linhas de montagens seriam transferidas para os EUA, que venderiam alegres centenas de KC 390 e A29 ST como Made in USA. Para os noe-liberais!
Desculpa amigo acho que você está alguns anos atrasados ou mal informado, Embrear já possui linha de montagens nos USA, os A-29 que servem no Afeganistão foram fabricados nas linhas de montagem da Florida.
E nem por isso o projeito deixa de ser Brasileiro,Um ford sempre será um ford, uma BMW sempre será uma BMW, um A-29 sempre será um A-29, não importa onde forem montados….
Pois foram os “bastante nacionalistas” que não apenas elaboraram o maior esquema de corrupção da história do Brasil, onde um partido se aliou a um cartel de empreiteiras para saquear o Estado, como ainda provocaram a maior recessão da nossa história.
Ah! E eu iria adorar que a EMBRAER vendesse “centenas” de Kc-390 e Super Tucanos para os “neoliberais” afinal, traria lucro ao país. É diferente de vocês, que preferem vender a preço de banana para bolivarianos.
Não gosto muito da idéia de uma terceira empresa, confesso que gostaria de ver a Embraer envolvida diretamente no seio da empresa. E Também acho um desperdício sem tamanho não envolver a parte de defesa no negócio. Boeing seria um braço muito forte na promoção e desenvolvimento de novos projetos.
Os nacionalista, devem estar felizes.
Não sei, não sabemos, não temos informações, não temos detalhes, agora é só especulação e sim todos torcem para dar certo desde o contrato até o menor parafuso de um avião. Não obstante disso, talvez seja necessário a Embraer, que segundo a informação não é essa terceira Empresa, começasse a pesquisar novos fornecedores. É como disse o ministro : ” Não sei.Eu sei o que não pode (fazer)”.
Prevaleceu o bom senso! Pena o setor militar não comportar em princípio, uma parceria maior. Imaginem a Embraer envolvida nos projetos aeroespaciais da Boeing!
……………. Pior é que eu imagino. Finalmente o Brasil está dominando a NASA, era só questão de tempo . . . .
É só mandar a curriola do condenado pra lá que eles arranjam um jeito de acabat com a NASA…
Ao que tudo indica essa terceira empresa funcionará como integradora das linhas de produtos de Boeing e EMBRAER no intuito de comunalizá-la no que diz respeito a cobrir todas as faixas do mercado. De igual forma seria interessante que a mesma funcionasse como incubadora de tecnologia a ser desenvolvida em proveito das empresas controladoras.
Entretanto discordo da parte militar ficar de fora pois poderia turbinar as vendas do KC-390 e do ST.
Pelo visto os nossos “nacionalistas” de DCE perderam a razão de fazerem escarcéu. Já podem guardar a viola no saco….rs!
Perdeu, playboy.
Fica bem em sua boca o termo “comunizá-la” . . . . normalmente usado a se referir prejuízos . . . .
Eu falei comunalizá-la de comunalidade e não comunizar. Essa parte eu deixo para você, que é arauto do atraso…
Como pode estes pretensos brasileiros tentar diminuir uma parceria estratégica e inevitável como esta?…