Estreou na noite desta sexta-feira, 8, no canal DAN TV, a série “A BID no Combate à Covid-19”. Uma parceria da comunicação da ABIMDE com o portal Defesa Aérea & Naval, a proposta é ter, semanalmente, empresas da Base Industrial de Defesa falando sobre suas ações para atender governos e sociedade na luta contra o novo coronavírus.
A primeira live trouxe as empresas Akaer e Opto Space & Defense para falar de suas tecnologias e produtos, que durante a pandemia ganhou uso dual.
O CEO da Akaer, Cesar Silva, comentou que como empresa de tecnologia, a companhia sentiu na obrigação de pensar em uma forma de contribuir para minimizar os efeitos e os problemas da pandemia. A companhia recebeu uma solicitação de ajuda por alguns profissionais de saúde para projetar uma campânula que protegesse as equipes médicas durante os procedimentos de entubação/desentubação – momento considerado mais arriscado para contaminação da equipe, por conta da proximidade do paciente.
Batizado de Hygieia Shield, a Akaer decidiu disponibilizar na web não só o projeto, mas também as instruções de fabricação e montagem, além de sugestões de operação para permitir que qualquer interessado possa ter uma ferramenta de proteção a mais em seu arsenal no combate à Covid-19.
“Antes, o que se tinha eram caixas de acrílico pesadas, então, colocamos nossa equipe para pensar e em uma semana tínhamos o desenho e o protótipo. Levamos para o hospital que tinha solicitado e a aceitação foi grande”, comentou o CEO da Akaer.
O CEO da Opto, Claudio Carvas, destacou o produto da empresa que está sendo utilizado pelo Hospital Municipal de São José dos Campos, o ThermoScan, e que é de monitorar a temperatura corporal de um indivíduo em um grupo, distância, sem a necessidade de intervenção de um agente da saúde, o que contribui para a melhoria do processo de triagem, reduzindo a probabilidade de contágio nestes ambientes.
“Acredito que mesmo depois do isolamento, ainda teremos de estar atentos à Covid-19, é um vírus que vai ficar na sociedade, precisaremos continuar monitorando, até surgir uma vacina. A tecnologia pode ser aplica em aeroportos, academias, eventos com grande aglomeração. O fato de termos o domínio da tecnologia dá autonomia para o país, permitindo evoluções a todo o instante e assistência técnica 24 horas, todos os dias da semana, e isso no combate à pandemia é crucial”, explica Claudio Carvas.
Clique aqui para assistir a live na íntegra