Haifa, Israel, 9 de abril de 2025 – A Elbit Systems Ltd. recebeu um contrato no valor aproximado de US$ 100 milhões para fornecer seus avançados sistemas de torre não tripulada UT30 MK2 para a General Dynamics European Land Systems (GDELS). Os sistemas serão instalados nos veículos blindados de combate ASCOD e fornecidos a um país europeu membro da OTAN.
De acordo com o contrato, que será executado até o final de 2027, a empresa fornecerá sua torre não tripulada UT30 MK2, equipada com miras para o artilheiro e para o comandante, além de mísseis guiados antitanque (ATGM) e proteção de nível 4. As torres serão produzidas com a cooperação industrial de empresas locais, apoiando uma cadeia de suprimentos segura e capacidades de suporte local.
A UT30 MK2 é uma torre configurável, tripulada e não tripulada, que aumenta o poder de fogo dos veículos blindados de transporte de pessoal (APCs) sem comprometer a segurança das tropas. Seu design modular e arquitetura aberta permitem configurações de torres tripuladas e não tripuladas, com fácil conversão entre as duas e integração de diversos mísseis e miras. Com um perfil extremamente baixo, o UT30MK2 integra uma ampla gama de sistemas de armas, incluindo um canhão principal de 30 mm, um canhão coaxial de 7,62 mm e ATGMs. Inclui também um conjunto de proteção com vários níveis de proteção, o Sistema de Proteção Ativa Iron Fist e outras contramedidas. Estes são integrados a sistemas eletro-ópticos avançados — todos desenvolvidos internamente — para fornecer poder de fogo confiável e de alto desempenho no campo de batalha.
Yehuda (Udi) Vered, Gerente Geral da Elbit Systems Land: “Estamos muito orgulhosos de termos sido selecionados por mais um usuário europeu da OTAN após a avaliação bem-sucedida dos testes de tiro na plataforma ASCOD”. Ele acrescentou: “Valorizamos nossa colaboração com a GDELS e nos sentimos honrados em colaborar neste projeto com nossas soluções avançadas de torre, que aprimoram o poder de fogo, a proteção e a eficácia operacional. Este contrato reflete a confiança depositada em nossas capacidades e nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras que atendam às necessidades em evolução das forças terrestres modernas.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Desde que a UT30BR foi selecionada pelo EB para equipar o Guarani eu venho batendo na tecla de sua altura elevada demais, e pelo jeito eu tinha razão.
O exército brasileiro precisa com urgência de baterias antiaérea de médio alcance, e de pelo menos 40 abuseiros autopropulsados, e de pelos menos 120 tanques de guerra modernos para defender as tropas em terra, centauro caça tanques, pelos menos 120, para manter uma frente de guerra em caso de invasão de nosso território.