A empresa portuguesa EID deve assinar um contrato com o Estaleiro Ilha SA (EISA) para a produção e fornecimento do controle integrado de comunicações ICCS5 (Integrated Communications Control System), que será instalado nos cinco navios de patrulha costeira de 500 toneladas. As fotos abaixo são das primeiras unidades em construção no EISA.
O EISA foi contratado pelo DEN (Divisão de Engenharia Naval) da Marinha do Brasil (MB) em setembro de 2009 para construir (quatro unidades) e em janeiro de 2012 (1). Também foi fornecido o mesmo equipamento para os dois Classe Macaé, construídos pelo estaleiro INACE, do Ceará, para a MB. O navio patrulha Macaé foram desenvolvidos a partir do projeto Vigilante 400 CL54, da francesa Constructions Mécaniques de Normandie (CMN).
O EISA vai entregar na primeira metade deste ano o primeiro navio do programa que prevê a compra de grandes quantidades, todos construídos no Brasil.
O ICCS5 também foi integrado no NAe São Paulo, como parte de seu programa de modernização e na corveta Barroso, construído pelo AMRJ (Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro).Eles oferecem atualmente duas versões para navios de superfície e submarinos, que incorpora a tecnologia ICCS5 TDM (Time-Division Multiplexing) e que opera ICCS6 IP (Internet Protocol). Ele também foi selecionado para navios das marinhas de guerra da Argélia, Austrália, Espanha, Holanda, Indonésia, Malásia, Portugal e Reino Unido.
FONTE: Infodefensa – Victor Barreira MS
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Sabe me dizer se ele ja esta pronto? eu tava lendo aqui que era pra ele ter ficado pronto em meados de 2012