A Organização Dinamarquesa Defence Acquisition and Logistics Organisation (DALO) assinou um acordo com a agência holandesa de compras de Defesa COMMIT (Commando Materieel en IT) para a aquisição de cinco radares Thales Ground Master 200 Multi-Mission Compact (GM200 MM/C), fornecendo maior consciência situacional, superioridade operacional, apoio de fogo e capacidades de localização de armas, o radar apoiará a Força Aérea Dinamarquesa em missões de vigilância aérea e defesa aérea.
Com base na forte cooperação internacional da NATO, bem como nos laços estratégicos de defesa bilaterais entre a Dinamarca e a Holanda, a DALO assinou um acordo com a COMMIT para a aquisição de cinco radares Thales Ground Master 200 Multi-Mission Compact (GM200 MM/C).
As forças enfrentam ameaças tradicionais e novas ameaças, como a guerra com drones. A detecção rápida e antecipada é fundamental para estar um passo à frente e proteger ativos valiosos. Hoje, os modernos Veículos Autônomos Não Tripulados (UAV) podem desafiar a detecção pelos sistemas de radar tradicionais e os adversários podem explorar a baixa velocidade e as capacidades de ataque coordenado dessas aeronaves para saturar o espaço aéreo em um conflito.
Projetado para a guerra moderna, tendo em mente a excelência operacional e a doutrina militar, o GM200 MM/C da família Ground Master 200 fornece detecção, rastreamento e classificação precisos e simultâneos contra todas as ameaças atuais e futuras, incluindo drones. Ele oferece aos operadores de radar mais tempo no alvo para coletar o máximo possível de informações sobre ameaças recebidas, graças à tecnologia 4D AESA de nova geração. O sistema detecta automaticamente rastros, classifica aeronaves, mísseis, helicópteros, múltiplos UAV e RAM (Rockets, Artillery and Mortar) e é particularmente adequado para vigilância aérea, defesa aérea e localização de armas.
Além disso, o design compacto do GM200 MM/C oferece facilidade de escolha desde o modo de localização fixa até alta mobilidade, tempos de implantação muito curtos e facilidade de transporte em qualquer plataforma. Ele também se beneficia da mais recente tecnologia de radar definida por software, permitindo futuras atualizações e expansão de capacidades para gerenciar o espectro em constante evolução de ameaças e doutrinas em constante mudança.
A Thales tem uma experiência de longa data em todos os aspectos da vigilância aérea e da defesa aérea, desde contramedidas de drones até defesa contra mísseis balísticos: radares de superfície, radares aerotransportados, centros de comando, sistemas e equipamentos de comunicação.
NOTA do EDITOR: Em junho, o editores do DAN visitaram a unidade de radares da Thales em Hengelo, na Holanda, onde é fabricado o GM200 MM/C.
Esse radar foi apresentado ressaltando o grande potencial e versatilidade para uso das Forças Armadas Brasileiras.
Leia mais no link abaixo:
Thales NL: Defesa Aérea & Naval visita a unidade de radares navais
Esse Radar Multimissão Compacto que a Dinamarca quer comprar dos Holandeses montado num caminhão 8×8 é uma piada.
O nosso Radar Saber Multimissão e Vigilante feito pela Embraer num caminhão 6×6 que pode ser transportado pelo KC390 é muito melhor e mais barato. Por isso a Áustria já está de olho para comprar.
O que falta é a Embraer demonstrar em vídeo no site e nas Exposições internacionais que o Radar Saber é muito melhor. Tem que ter mais agressividade em divulgação .