A Rio Branco 01, lancha orgânica do NHoFlu, vai executar o sensoriamento em águas de acesso restrito para o Projeto de Cartografia da Amazônia
Rio de Janeiro, Novembro de 2014 _ A Marinha brasileira realizou a Prova de Mar da lancha orgânica Rio Branco 01, modelo exclusivo do estaleiro DGS Defence que vai equipar o navio hidroceonagráfico fluvial NHoFlu, atualmente em construção pelo estaleiro INACE, em Fortaleza (CE). O NhoFlu tem uma importante missão: realizar o novo mapeamento cartográfico de rios da Amazônia.
A Rio Branco 01 é um modelo DGS 750 cabinado e totalmente adaptado para a missão do seu cliente. A lancha teve sua concepção pautada em requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pela Diretoria de Engenharia Naval e pelo Centro de Hidrografia da Marinha, e contou ainda com o apoio da Base de Hidrografia da Marinha, em Niterói (RJ), no desenvolvimento dos equipamentos científicos.
A DGS Defence foi selecionada pelo estaleiro INACE, após o processo de busca e qualificação no mercado. A experiência e o sucesso no fornecimento de embarcações militares e de pesquisa muito contribuíram para a escolha do estaleiro construtor. A Marinha do Brasil destaca ainda o emprego quase que integral de tecnologia, materiais, equipamentos e mão de obra nacionais no processo de fabricação da lancha pela DGS.
A Rio Branco 01 vai participar do sensoriamento hidroceanográfico de águas de acesso restrito, operando como um braço do NHoFlu, o que vai aumentar ainda mais a capacidade de atuação do novo navio da Marinha no Projeto de Cartografia da Amazônia.
Características técnicas da Rio Branco 01
Material: Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
Comprimento: 7,5m
Boca: 2,4m
Deslocamento: 3 ton
Velocidade Máxima: 36 nós
Tripulação: 6
Propulsão: 2 motores 150HP (controle eletrônico)
Geração de Energia: 2 geradores de 2 KVA
Equipamentos Científicos:
Ecobatímetro Monofeixe Sinrad EA400 SP
Ecobatímetro Multifeixe Edgetech 272 TD
É bem compacto, aprox. 25 pés, eu o vi rapidamente no ICRJ, os motores são de injeção direta, tem praticamente o dobro da potência para esse tamanho de casco, deve ter Ar Condicionado (deveria) pois me pareceu muito fechado e tem geradores. Que bom que agora sei para onde vai pois achei à princípio muito dinheiro numa unidade tão compacta, num navio hidroceanográfico faz todo o sentido.
Muito bom, acredito que mesmo nao sendo um equipamento muito sofisticado, é mais um trabalho realizado por brasileiros atendendo as exigencias da nossa marinha.
Acredito também que é necessário um desenvolvimento arquitetonico melhor porque o projeto das janelas e mesmo da cabine deixa muito a desejar.