LOA – 10,21 m
Boca – 3,29 m
Calado – 0,58 m
Top Speed – 42 nós
Peso Leve – 6,6 ton
Capacidade de Carga – 2 ton
2 Motores Diesel (2 x 450 HP)
2 Hidrojatos
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
Muito bem feito o vídeo nas calmas e protegidas águas da enseada da Urca. Será que a embarcação terá a mesma performance em missões anti pirataria, por definição em mar aberto e por vezes longe de ser calmo. Um video da performance em mar agitado seria bem vindo, acompanhado de certificações de desempenho nestas conduções.
Fiquei curioso também com o interior, é idêntico ao da Raptor 888? O adesivo nas poltronas era da 888.
Pena que o vídeo interrompa sem concluir a performance no que parecia ser uma curva fechada.
Acho que só operam bem em águas abrigadas. Ainda nas a vi operando em mar aberto em condição de mar 3 por exemplo.
Prezado Schonfelder, as embarcações do vídeo possuem casco para operação em rios. Por isso todos os testes e o vídeo foram feitos em águas abrigadas. Mas também temos DGS 999 RAPTOR com casco em “V” profundo, adequadas para mar.
Quanto ao interior da cabine, o arranjo existente nas DGS 999 RAPTOR é parecido com o interior das DGS 888 RAPTOR em sua versão Patrulha Blindada. Apenas pequenas diferenças na distribuição de instrumentos e acionadores. Realmente o bordado que aparece nos bancos dos piloto e copiloto reportam ao modelo DGS 888. Mas isso tem uma explicação. Quando fomos contratados para projetar e construir essas embarcações, o conceito inicial era o mesmo das DGS 888 RAPTOR TTL (Transporte de Tropa Leve). Entretanto, depois de alguns estudos, concluímos que a embarcação para atender e superar os requisitos para a Amazônia precisaria ser maior para comportar duas linhas de propulsão (redundância e maior autonomia). Nascia assim o modelo DGS 888 RAPTOR MK2 que teve esse nome mantido nessas 4 primeiras embarcações por força de documentação (contrato, diagramas, etc). Mas são, na verdade, as DGS 999 RAPTOR. Esse ponto está explicado na parte de descrição do vídeo no YouTube.
Por fim, quanto a sua dúvida quanto a performance numa curva fechada, ressalto que essa embarcação possui extrema facilidade de giro, em face da característica da propulsão por hidrojato. De fato, mesmo navegando em alta velocidade, é possível efetuar um giro forte, para qualquer dos bordos, quase que sobre o próprio eixo (manobra conhecida como “cavalo de pau”). Em navegação contínua, guinando somente com atuação no volante, a embarcação tem um diâmetro tático inferior a 3 vezes o seu comprimento.
Bom, não curti muito não, parece uma dgs 888 bombada e com guarda Sol mas ao menos estão evoluindo o projeto. Continuando assim , em breve teremos algo similar,ou melhor , que as Lpr-40 .
Bom, ficou evidente no vídeo a boa manobrabilidade da embarcação.
48 mph/h!!!
E tem gente que não fica escamada quando compramos embarcações deste porte importadas! Excelente meio de dissuasão contra a pirataria mas tem que rodar.
Eu não sou muito fã do hidrojato, preferiria parelha D6-400 com rabeta DP Volvo mesmo, se alguém tiver alguma informação mais específica sobre was motorização 450 agradeço!