Por Guilherme Wiltgen
Desde a sua criação em 10 de junho de 1999, durante o segundo governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o Ministério da Defesa (MD) foi criado oficialmente através da lei complementar n° 97 de 1999, substituindo os antigos Ministério da Marinha, Ministério do Exército e o Ministério da Aeronáutica, que foram transformados em Comandos do Ministério da Defesa, pela primeira vez o MD será chefiado por um militar de carreira, o General de Exército (Ref) Joaquim Silva e Luna, que ocupava o cargo de Secretário Geral desde de 2015.
O novo Ministro da Defesa já possuía a responsabilidade de coordenar e planejar as atividades das demais áreas do órgão, bem como promover ação articulada com a vertente militar da Defesa, além de outras demandas.
O General Silva e Luna incorporou-se ao Exército em 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo declarado aspirante-a-oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.
Possui pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Projetos e Análise de Sistemas. Mestrado em Operações Militares e Doutorado em Ciências Militares. O general tem, também, os cursos de Guerra na Selva e de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel. Este último, realizado no Instituto Wintergate-Israel.
Já comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante do Exército e chefe do Estado-Maior do Exército. Também participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai.
Ministros da Defesa brasileiros:
- Élcio Álvares (1999 a 2000)
- Geraldo Magela da Cruz Quintão (2000 a 2003)
- José Viegas Filho (2003 a 2004)
- José Alencar (2004 a 2006)
- Waldir Pires (2006 a 2007)
- Nelson Jobim (2007 a 2011)
- Celso Amorim (2011 a 2015)
- Jaques Wagner (2015)
- Aldo Rebelo (2015 a 2016)
- Raul Jungmann (2016 a 2018)
Brasil forte novamente. Tem que meter bala nos bandidos, fazer a limpa…
Concordo! Vamos emparedar os três poderes depois a gente sobe o morro e termina o serviço. Mas antes temos que ir na zona sul também é áreas nobres de todas as cidades pra pegar os bandidos que saem nas colunas sociais
Cara, eu não sou esquerdista. Mas kct, é por isso que não dá pra levar brasileiro a sério é muito menos esses que se julgam de “direita”. Nem conheço o Gen e tá dizendo que ele tem cara de petista só por causa de uma foto. Kkkkkkkk
Mas não era para ser levado a sério mesmo Lucas, ele mesmo disse que foi uma brincadeira.
André,
Acho que ele não sabe usar a barra de rolagem para ver os demais comentários. =)
Até eu entrei na brincadeira!
Sem querer falar de politica .. Mas da minha parte mb isso ou aquilo não sei nem quem é .. Aqui no nosso estado (GO) é bolsonaro
Bom, vamos lá! O histórico do militar é bem interessante e espero que faça um bom trabalho. Se essa promoção viesse imediatamente na semana passada ele iniciaria já com chave de ouro com a cerimônia de integração do Riachuelo, mas se serve de consolo ele terá a incorporação do Ocean e o lançamento do submarino. Não tem muito a se dizer a não ser desejar boa sorte ao novo ministro, até porque a mudança é mais administrativa do que “executiva”, se é que vocês me entendem.
Ele é um condenado na justiça, faltou dizer isso, é bandido também é bandido bom é bandido morto
É um entendido da pasta mais tem que ser um bom articulador para convencer os ministros que controlam as finanças a liberação das verbas para os projetos importantes da defesa continuarem. Essa escolha é mais um cala boca do governo para com os militares.
Cala boca seria colocar outro comunista para essa pasta, seria uma sequência de dois comunistas para ministrar as necessidades das forças armadas ao governo. Independente de quem assumisse esse ministério estaria sob a autoridade do mesmo presidente com a mesma situação financeira. Pelo menos agora é um militar para falar pelos militares.
Padilha ,
Foi uma brincadeira … Mas é o seguinte a descredibilidade que assola nosso dia faz com que tudo que aconteça sendo no governo atual ou passado deixa qualquer um de orelha em pé .. Eu particularmente desacredito em praticamente tudo que se fala em politica.
Será que agora vai ?
Até que enfim!!
Cara de petista doeu viu!!!kkk
Será que esse Gen. gosta de politica ? Tá numa cara de petista..
Cara, a expressão dele não tem nada ha ver com o que vc acabou de escrever.
Comentário sem noção e bizarro esse o seu, quer dizer que você olha para cara ou expressão das pessoas e diz se ela é petista/esquerdista ou não??????? Não é por nada não, mas as pessoas nesse países estão ficando esquizofrênicas com esse negócio de direita x esquerda, espero que isso passe depois da eleições desse ano, porque vou te contar, tá difícil do jeito que tá
Quando a gente pensa que viu de tudo eis que sempre vem alguém surpreendendo….
“Sua cara de petista não me engana!” rsrsrs
Não resisti Rafael, liga não.
Imagino como seria a cara de um proctologista então. Cada uma. ele tem que ser um bom político o que militares nem sempre são. Concordo com Tireless o cargo é civil. Para o bem das FFAAs espero que ele seja bom de negócio senão estaremos com um militar e na pasta da defesa e sem um centavo de investimento. Oxalá!
O que tem a ver ser bom político com ser ou não ser militar Leonardo? Que exemplos de bons políticos civis você tem para nós hoje? Tenho notado essa opinião de que militar não serve para cargo civil como se a palavra civil ou militar fossem determinantes para exercer a função para o qual foram designados.
Olha o histórico desse oficial no texto! Pós graduação em POLÍTICA e outras áreas citadas.
Até então tivemos civis na pasta da defesa e porque isso é de se orgulhar? O que de tão extraordinário eles fizeram lá por serem civis? Se fosse um civil não teria que administrar um órgão do governo com um orçamento reduzido da mesma forma? Outros ministros não se empenharam para que o congresso aumentasse a verba da pasta para 2% do pib e cortasse as regalias do setor. Não estou dizendo que este conseguirá esse feito.
Antes que os mal intencionados venham aqui vituperar que se trata de “intervenção militar” e “retomada da estrutura administrativa da ditadura” cumpre lembrar que a despeito de Silva e Luna ser um militar o cargo é CIVIL.
De igual forma é de bom alvitre lembrar que em tempos mais sombrios tivemos um desastrado ex-chanceler no cargo (quando quase colocou o Gripen BR a perder ao anunciar que iria vender o aparelho à Argentina a despeito de 30% dos componentes do caça serem “Made in UK”) e um militante do MST no cargo de secretária-executiva do ministério.