Pagamento do governo pelo cargueiro militar preocupa Embraer
O fluxo de pagamento por parte do governo em relação ao desenvolvimento do cargueiro militar KC-390 ainda é uma preocupação presente para a Embraer, de acordo com Frederico Curado, diretor-presidente da empresa. “É uma discussão constante. Vamos ter que esperar pelo fechamento do trimestre para comentar se tivemos uma melhoria ou aumento de contas a receber. Mas é uma preocupação ainda presente”, ressaltou.
Curado também comentou que o dólar nos patamares atuais ajuda a empresa, mas não é um diferencial para os resultados da companhia. “O efeito do câmbio, para nós, não é dramático, nem para mais nem para menos. Mas, temos uma parte de custos em reais que se beneficia de um dólar fortalecido. É um vento de cauda, mas não chega a ser determinante na nossa vida”, afirmou.
A Citi Corretora disse em relatório que é preciso de muito mais do que o câmbio para ficar otimista com a Embraer. Segundo uma das leis mais em voga no mercado ultimamente, quando o dólar sobe, as ações de empresas com perfil exportador também se valorizam. Com isto em mente, a Embraer deveria estar em uma situação bastante confortável este ano, com um acúmulo de 15% de desvalorização da nossa moeda em relação à divisa dos EUA, mas não é o que se tem visto.
Apesar de beneficiada pela depreciação cambial, já que possui suas receitas na moeda norte-americana e despesas em real, a ação da empresa cai 1,44% desde 1º de janeiro. O desempenho é bem mais fraco que o de outras exportadoras como Fibria e Suzano, que sobem 32% e 30%, respectivamente. Uma das razões para isso é que a participação brasileira cada vez maior na receita da companhia tem reduzido esta vantagem cambial. Consequentemente, a Citi cortou o preço-alvo das ações da indústria produtora de aviões de R$ 29,50 para R$ 25,16.
FONTE: Monitor Digital
Jogada com informação plantada. Alguém joga boato especulativo, financiado por algum executivo, a fim de mexer nos valor das ações. Nada que seja factível. É uma maneira da Embraer obrigar o Governo mostrar que dará seu “guarda-chuva” à Embraer e aos acionistas (americanos?).
É como o petróleo: não há investimento a curto prazo. E, quando começa o projeto, é um caminho sem volta, por se tratar de muito dinheiro e muito a se lucrar. Não se preocupem: vai sair o KC390, mesmo que com algum retardo.
Templário Patriota, duas palavras contraditórias. considerando os comentários até que faz sentido templário para quem e Patriota de que país?
Leonardo….nao entendi seu comentario…mas se vc conseguir definir muito bem a diferenca entre nacionalista e Patriota, comecarei a compreender o q vc esta perguntando……outrossim, muito boa a licao (aula) dada pelo templario Patriota. Se vc conseguiu ler e entender ja tera dado um gde passo, mas se nao compreendeu, entao eh sinal de q vc precisa estudar um pouco mais de Economia
…sou nascido, criado e vivido na Rua dos Patriotas…ali entre o Museu do Ipiranga e o monumento, em Sao Paulo……….sera q sei o sentido da expressao Patriota……rsrsrrsrs Sds
Só uma correção, desde a pirataria tecnológica patrocinada pela Embraer de sequestrar tecnologia desenvolvida no Brasil e financiada pelo dinheiro dos Paulistas e Brasileiros em geral para suas fábricas e centros de desenvolvimento em Portugal a empresa TAMBÉM tem muitas despesas em EUROS e que tendem a aumentar cada vez mais a matriz… Conforme ela progressivamente irá substituir as de alumínio aeronáutico e de compósitos de carbono da FUSELAGEM (a única coisa que ela REALMENTE FABRICAVA) feitas no Brasil por peças feitas em Portugal a cada nova aeronave ou modelo que projeta.
Despesas só em Reais já era…
Não existe absolutamente nenhum dinheiro dos brasileiros e dos paulistas empregues em Portugal, a Embraer é uma empresa privada, com capital maioritariamente não brasileiro, um grande importador (70% a 90% das peças das aeronaves vem do exterior), é um grande exportador, dependendo muito do mercado internacional, inclusive do europeu. A Embraer beneficiou e espero que continue a beneficiar dos fundos comunitários da união européia, isenções fiscais do governo português, alias das duas fabricas construídas em Portugal só um terço foram investimento direto da Embraer… eu conheço bem essa mentalidade que dominou a Embraer ate ao governo de Collor, quase a levando a falência, hoje a Embraer tem como interesse se expandir, captar a excelência de cada país, espero que os investimentos da Embraer não se fiquem só por Portugal e sigam o exemplo da Boieng que tem iniciado parcerias, com diversas universidades, governos e associações empresariais, no reino unido, Dinamarca, Holanda, Austrália, Índia tec… o principio da Embraer é o da expansão, e da captação do que de melhor em matéria de recursos humanos os continentes e o Brasil tem, se deixar de ser um orgulho para todos os brasileiros, eu sinto orgulho em ver a sua expansão, que não sempre esse orgulho talvez preferisse a situação que se vivia em 1994… a Embraer não deixa de ser brasileira com o aproveitamento das oportunidades no exterior
Gilberto, posso ate entender sua indignacao, mas ja q vc citou q o dinheiro dos Paulistas e dos brasileiros em geral foi e esta sendo usado para financiar a filial em, Portugal, acho bom q vc se lembre q o mercado especifico da Embraer eh o de aeronaves e se esta empresa privada nao abrir o leque de seus interesses em outros mercados mundo afora nao tera a contrapartida mercadologica q ela pretende….alias q ja esta conseguindo.
Mal comparando, nao consigo entender o pqe de vcs ai da Republica dos pampas estarem sempre em pe de guerra contra ditas corporacoes paulistas ou nao……….o q vcs realmente desejam afinal……..o q vc pensa entao das pseudo montadoras estrangeiras de veiculos ai e acola em nosso pais…………….sao piores q a Embraer em sua opiniao…praticam a mesma filosofia de negocios…..o q estas fazem em prol de alguma tecnologia ao Brasill…….um percentual enorme de componentes estao sendo importados e inumeras fabricas de auto pecas esta sendo fechadas ou incorporadas…qual a diferenca…….mas vc c certeza nao deixou de comprar seu veiculo nacional..nao eh mesmo…..rsrsrsrr eu sou Patriota na acepcao
correta do termo e vc eh nacionalista….mas acredito q vc sabe qual a diferenca……………Sds
A Embraer tem 73 fornecedores nacionais diretos e centenas de fornecedores indiretos aqui.
Hoje trabalha na cooperação e ampliação de mais fornecedores brasileiros.
Banco de investimento Chinês? Está sobrando tanto dinheiro lá, que agora eles vieram com essa espada no pescoço, chamada banco dos BRICS. O dinheiro desse banco vai cair do céu? Obvio que não, vai sair dos países, no nosso caso do BNDES, pra ir parar em um banco lá em Peking, na China. Aqui no Brasil o BNDES já faz empréstimos secretos, sem poder faze-los. Imagina o que vai ser do nosso dinheiro em Peking? Além do que, o Banco Mundial financia a estrutura, e o FMI é um banco que ajuda países no balanço de pagamento. Agora esse banco dos BRICS quer fazer essas duas funções em um mesmo banco, e as operações financeiras serão feitas em swap cambial, isso é loucura! O dinheiro vai se perder na África, onde a China cada dia mais quer se fortalecer. Não haverá transparência nenhuma com o nosso dinheiro. É isso que a sua presidenta, e os seus amiguinhos esquerdistas querem pro Brasil? Quem possui preocupação seletiva aqui?
Lembrando que, no final de 2014 em dezembro, o Governo da Dona Dilma autorizou o repasse de 30 BILHÕES de Reais do TESOURO, pra jogar no BNDES,ou seja mais dinheiro para os amiguinhos, tudo isso graças ao DESgoverno vermelho.
Edson, não fale besteira. O Brasil comprou títulos da divida dos EUA, para que essas reservas, que funcionam como um seguro, nos deem mais possibilidade de decisão. Afinal, quando você olha a carteira de empréstimos do BNDES, ela beira a 400 bilhões de reais, ou seja, duas vezes o que empresta o banco mundial. Agora, o Brasil precisa desses títulos americanos pra resolver um problema que não fui eu quem criou, e para que o Real não se desmanche de um vez frente ao dollar. Você quer comparar títulos do tesouro dos EUA, com países CALOTEIROS de terceiro mundo? Não seja hipócrita, você emprestaria o seu suado dinheirinho em um desses países da “esquerdinha sonhadora”? Ou compraria títulos do tesouro Norte americano?
Meus caros a Embraer vai continuar bem, o Estado Brasileiro,sempre a carregou no colo e agora não sera diferente, ela tem encomendas dos KC-390,vai ganhar tecnologia de graça ,paga com o dinheiro público para fazer os Gripens , há tempos ganha uma nota com os Tucanos, e ainda faz a desfeita de não receber o representante russo, oque a meu ver foi um amadorismo,pois fechou uma porta para futuro negócios, além de fazer uma desfeita com o Estado Brasileiro que lhe proporciona muitas vantagens !
Estava bom de mais para ser verdade do jeito que anda as coisas nao vou ver os gripens nos ceus brasileiros
pois meus amigos, o tao criticado e quebrado Portugal, do qual a sua participação no programa incomoda visivelmente a muitos, além de cumprir ainda disponibilizou mais trinta e quatro milhões de euros para o desenvolvimento do programa, além de tudo indicar comprar umas cinco aeronaves, mais do dobro das aeronaves compradas pelos Tchecos
O governo Brasileiro ajudou tanto a Embraer que se a empresa não tivesse sido privatizada agora tava fechada… quanto muito o BNDES pode ter tido um papel importante, como tiveram os parceiros de risco, belgas, espanhóis, nos anos pos privatização.
Dinheiro a fundo perdido pra Cuba, Nicaragua, metrô da Venezuela, a e tantos outros países da África tem né? Ou pelo menos tinha…
O Brasil tem muito dinheiro emprestada é para os Estados Unidos, atualmente somos seu quarto maior credor, mas fique tranquilo porque agora com a adesão do Brasil ao banco de investimento chinês, o país conta com garantia extendidas . . . . Cuba, Nicarágua, Venezuela e paises da África, tuas preocupações são seletivas a paises declaradamente de esquerda ou a nações pobres da África, mas fica esperto, se tem alguem que sonha em dar um calote na gente é o grande irmão do Norte, aquele país perigoso que até agora ja invadiu mais de 70 paises pelo mundo afora, para “introduzir” a sua democra-CIA . . . . pois fique tranquilo . . .
Propaganda política sem sentido. Não somos credores deles por ter dinheiro sobrando, somos credores usando dívidas criadas internamente, com os bancos domésticos, por isso mesmo nossa dívida pública, maior parte interna, já está em 2,3 trilhões apesar da renegociação com o FMI que deveria ter reduzido as dívidas progressivamente a partir de 2002.
Não sei como o moderador deixa este Édson escrever estas besteiras esquerdóides por aqui.
Por muito menos já tive comentário excluído.
Quanto ao KC-390, espero sinceramente que a Embraer não espere e nem conte com o dinheiro da União porque o “Levy Mãos-de-Tesoura” vai cortar TUDO que puder e não puder para acabar com o déficit das contas públicas.
E o alvo principal, como sempre, será o MinDef. Afinal de contas, o povão não sente e muito menos vê o corte nas despesas das forças armadas.
Se depender do Levy ,as nossas FAs logo estarão armadas somente de bodoque.
seria vantajoso o governo aproveitar da depreciação do real e usar parte da reserva internacional em dolares pra honrar seus comprimissos?
A Embraer pode ficar sossegada ela irá receber, o Estado sempre ajudou a empresa e agora não sera diferente,podem continuar trabalhando 1