Por Samy Adghirni
A defasagem do equipamento militar brasileiro representa ameaça à segurança nacional maior do que o crime organizado ou a crise na Venezuela, disse o ministro da Defesa.
“Nosso papel é manter a paz, e para isso você precisa de um poder de dissuasão e ter Forças Armadas compatíveis com o tamanho estratégico do Brasil”, disse Azevedo e Silva em entrevista em seu gabinete. O ministro citou a extensão territorial, os vastos recursos naturais e a vulnerabilidade das fronteiras como características do Brasil que exigem vigilância total. “O material não pode ficar parado no tempo, obsoleto.”
O risco que um equipamento defasado representa supera as ameaças do crime organizado transnacional, da instabilidade na Venezuela e da guerra cibernética, disse Azevedo e Silva. Para atender às demandas de segurança nacional, o governo federal precisa aumentar, e não reduzir o orçamento da Defesa, disse o ministro.
Segundo dados do ministério, o orçamento da pasta previsto para este ano é R$ 14,9 bilhões, contra R$ 17 bilhões em 2018. Os gastos com Defesa representam 1,4% do PIB, proporção menor que países como Equador, Chile e Bolívia, para citar apenas países sul-americanos. Os dados são do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), um think tank especializado em pesquisas sobre armamento.
Segundo Azevedo e Silva, o orçamento apertado ameaça a existência dos programas mais importantes das Forças Armadas, com o Prosub (construção de submarinos, incluindo um de propulsão nuclear), o Gripen (caça desenvolvido com a sueca SAAB) e o Sisfron (sistema de monitoramento de fronteiras). “A gente tem os programas, falta oxigênio”, disse o ministro.
FONTE: UOL
Comparem o Brasil com países com o mesmo Orçamento de defesa do Brasil e vejam se eles têm gastos de 75 % com Reformas , Pensões de Viúvas e Filhas de militares , estas nunca fizeram nada pelo país e fraudam a Lei , vivendo em concubinato . depois Turquia e Itália também não têm mais Almirantes que Navios e Brigadeiros que Aviões e como mais um exemplo , a Força Aérea italiana e muito mais poderosa e com um maior número de aviões que a FAB , mas seu efetivo é de 45 mil homens e a FAB de 80 mil , como sempre COISAS do BRASIL , o Único Certo no Mundo !
“A Esquadra desaparecerá em pouco tempo”, “militares precisam cortar expediente na sexta-feira para economizar recursos,” fuzil ultrapassado, Prosuper cancelado por falta de verba (embora tivesse verba para o porto de Mariel em Cuba) etc são problemas que já estamos saturados de ver. O que precisamos ver é a inversão dessa decadência.
Para isso é necessário elevar os investimentos das Forças Armadas em pelo menos 3% do pib equilibrando com as despesas, extinguir para sempre o tal do contingenciamento (honrar compromissos/ser confiável para investidores), ter políticas de Estado que sustentem o poderio nacional e até o uso comum de determinados equipamentos para os três ramos das forças com doutrinas compatíveis que se resumem em dissuasão inconteste. Por exemplo, o uso do Gripen tanto na versão convencional como naval, como acontece com os Blackhawks, trás vantagens táticas consideráveis já que o uso de uma plataforma comum facilita a manutenção em relação á disponibilidade de sobressalentes (ainda que pese as diferenças dos empregos naval e convencional) e operação.
Mas a nossa marinha recebeu a lista prometida da Royal navy com a lista de material a ser descomissionada?
Se recebeu, essa informação é classificada.
Vai ser um vexame abandonarmos ou colocarmos em banho-maria o SSN.
Tomara que Bolsonaro, assessorado pelos seus ministros militares reverta isso. Não é possível.
Boa tarde amigos Padilha e Guilherme tem alguma navio logistico ou NDD que interessamao BRasil
disponiveis na us navy?
Não
Padilha, qual foi o melhor e o pior período financeiro das nossas Forças Armadas ?
É sério isso?
A verdade é um tanto óbvia atéos leigos dos assuntos nota-se que alguns equipamentos já estão ultrapassados e defasados
Mas continua sendo ultilizados nas forças armadas Brasileiras…
Lamentável!
Tantos projetos importantes ameaçados.
🙁
19/03/19 – terça-feira, btarde, Sr Padilha, até que enfim alguma autoridade brasileira teve coragem de falar a verdade; nossas FA, estão em frangalhos, tecnologicamente só temos ”sucatas”, força de dissuasão não temos nenhuma, precisamos sim de um bom planejamento, que os equipamentos que venham ser adquiridos/produzidos sejam de qualidade com tecnologia atual é que seja útil/utilizável nas nossas 3 Forças, compraremos/produziremos mais e mais barato, já que serviram as forças de uma maneira única, temos ( nossos comandantes) que pensar que somos um só Brasil, se serve a um serve a todos, sentem/discutam cheguem a um acordo e fechem o pacote, veja o exemplo dos Helicópteros, servem as 3 forças SDS
Que Verdade ? A verdade do Projeto de Reforma Previdenciária dos Militares , onde querem aumentar seus Privilégios e Vantagens , não se importando com o Estado de nossas FFAA. Estamos revivendo o ano 1889 , onde pelo mesmo motivo o Exército derrubou o IMPÉRIO e PEDRO II, porque o último não abria mão dos interesses nacionais e do povo brasileiro em favor de privilégios e interesses de militares ( Exército ), e enfiaram Goela Abaixo da Nação esta republiqueta Corporativista, fazendo atrocidades contra o povo , além de internarem a marinha americana aqui dentro ( 1893/94) , para não serem apeados pela nossa . Entendam que militares também gostam e admiram Vantagens e Privilégios , caso contrário as FFAA não teriam chegado a este estágio , muito efetivo e pouquíssima Capacidade operativa e tecnológica . Um exemplo a Força Aérea com 80 mil homens , tem um efetivo maior que o Exercito argentino , claramente uma Piada !