Os submarinos da classe Scorpene são uma classe de submarino de ataque diesel-elétrico desenvolvida conjuntamente pela DCNS. Possui propulsão diesel e equipado com o sistema de propulsão MESMA independente do ar, o Scorpene pode permanecer submerso por períodos superiores a 3 semanas.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
Antes de defender o AIP, procurem saber qual o CUSTO LOGÍSTICO de tê-lo em um submarino…
[]’s.
ghutoz,
Aí é que está… Até onde compensa…?
O espaço que ocupa limita ainda mais a quantidade de combustível que se leva, sendo necessário um submarino maior para ter um alcance significativo, no final das contas. Pode pegar por exemplo o Scorpene e o U-212. O primeiro vai a mais de 11000 milhas a 8 nós. O segundo faz umas 8000 milhas na mesma situação…
Logo, se estivermos falando de submarinos destinados a navegar a distâncias mais modestas da costa, um sistema como esse pode até compensar. Mas se o assunto for um submarino “oceânico”, então a conversa muda… Mais vale uma estrutura para mais combustível e baterias, aproveitando o espaço do AIP.
Salvo melhor juízo, submarinos diesel elétricos do porte do ‘Scorpène’ podem seguramente manter mais de trinta dias de mar. E quanto a submersão em si, um submarino desse tipo passa em média 5% do seu tempo no snorkel. Assim sendo, é possível cumprir missões submerso por longos períodos, com um mínimo de exposição… Em uma velocidade de “cruzeiro” ( creio que uns 12 nós ), pode navegar até umas 500 milhas náuticas ( o que dá entre 90 e 100 horas de imersão ), ao que depois sobe para “esnorquear” por umas quatro ou cinco horas. Nesse ritmo, pode cumprir missões indo submerso por milhares de milhas.
Pena que são SÓ 4 , que é uma quantidade pouca para um litoral enorme e quando estes novos estiverem navegando os atuais estarão sendo retirados de serviço . Isso é brasil, amigos .
concordo e discordo em partes rsrsrs o AIP limita a velocidade a menos de 10nós verdade, porém… somente quando está ligado! um sub com AIP não precisa usá-lo a todo momento, quer ir mais rápido? desliga o AIP, simples. mas o AIP tem outras desvantagens como maior ruído, maior peso e ocupação de espaço, maior custo de compra e manutenção…. e vantagens como mais de 15 dias de endurance, resumo da história: ter AIP não garante vantagem contra subs sem AIP, acho que tem que evoluir ainda mais para se tornar uma necessidade.
Pessoal,
Esqueçam esse negócio de AIP…
Nos mares fechados nos quais alemães, suecos e outros como eles atuam, não há dúvidas de que seria muito útil. Mas nas imensidões do Atlântico, não faz lá muito sentido.
O AIP, apesar de permitir considerável tempo de imersão, não permite que se faça grandes deslocamentos. Com o desempenho limitando a velocidade a uns 6 nós, não se vai muito longe com ele…
O custo dessa instalação também é bastante grande, além de ocupar espaço no submarino que poderia ser reservado a combustível e viveres…
” Quem sabe” com a continuidade do programa de submarinos, os próximos possam vir com sistema AIP , o que nos dará uma capacidade dissuasória maior .
Quatro destes cairiam como uma luva na MB, complementando a classe Riachuelo. Muito mais barato de adquirir e operar do que um SubNuc e quase tão discreto quanto.