O Governo Australiano selecionou a DCNS como a parceira internacional para o projeto dos 12 futuros submarinos para a Real Marinha Australiana (RAN).
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull, a Ministra da Defesa, Marise Payne, o Ministro da Indústria, Inovação e Ciência, Christopher Pyne e o chefe da Marinha, o Vice-Almirante Tim Barrett.
O Governo australiano declarou: “A decisão foi motivada pela capacidade da DCNS em melhor atender a todas as exigências do governo australiano. Estes incluíram o superior desempenho e características furtivas (stealth), bem como o alcance e autonomia similares aos submarinos da classe Collins. As considerações do governo também incluíram os custos, o cronograma de execução do programa, apoio ao longo da vida útil e a participação da indústria australiana”.
“Este sucesso só foi possível graças ao forte trabalho de equipe entre as autoridades francesas, a DCNS e os nossos parceiros industriais”, disse o Presidente e CEO da DCNS, Hervé Guillou. “A França e a Austrália têm sido aliados há mais de 100 anos e estamos ansiosos para fortalecer ainda mais esta relação de amizade e confiança, que o Governo Australiano está depositando em nós para este projeto inovador”, completou Guillou.
As discussões sobre assuntos comerciais e o projeto dos futuros submarinos com a DCNS, devem começar este ano.
FONTE: DCNS
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN
Ninguém vai falar que a DCNS só venceu porque levou nas negociações uma mala cheia de dinheiro? Estranho…
Não vão falar porque isso seria leviano.
Bem colocado guara o valor 5 veses maior do que os da MB, so tenho uma preucupaçao se eles conseguirem concluir os 12 submarinos deles antes do que os nossos cinco,
Pois é… 12 submarinos eletro-diesel por 50 bilhões de dólares australianos (US$ 38, 5 bilhões).
No valor de 6,7 bilhões de euros (na época equivalentes a US$ 9,82 bilhões) por 5 submarinos (sendo um nuclear), o que dirão aqueles que malharam e acharam caríssimo o PROSUB ?
É uma boa comparação Guarac 1 embora a oferta da DCNS a Austrália seja de 12 Barracudas convertidos para propulsão convencional, um modelo consideravelmente superior aos nossos Scorpene.
Sds.
Sem dúvida Topol,
são contratos diferentes…
Alguém sabe dizer quais as características destes submarinos e qual a diferença em relação aos que estamos construindo?
Se for comparar com os submarinos de propulsão diesel-elétrica do Prosub, os novo submarinos australianos terão praticamente o dobro de deslocamento, com 97 metros de comprimento, contra 75m do sub brasileiro, isto pressupõem maior autonomia do novo sub australiano… e seu sistema de propulsão será através de ‘Pump Jet’ ao invés das hélices do SBr.
Não sei muito sobre o assunto, más estas, já são duas diferenças grandes…