Por Luiz Padilha
Durante uma viagem à Holanda, o DAN recebeu um convite para conhecer um dos estaleiros mais tradicionais da Europa, o Damen Scheld Naval Shipbuilding (DSNS), na cidade de Vlissingen-Holanda.
Com uma área de gigantescas dimensões, foi possível observar submarinos e fragatas em manutenção enquanto seguíamos para o prédio principal, onde recebemos uma apresentação sobre o estaleiro desde a sua fundação até os dias atuais.
O início
O estaleiro Damen foi criado por dois irmãos em 1927, Jan e Rien Damen, começaram a construir barcos em um galpão ao lado da casa da família. Cinco anos depois formalizaram a empresa como Damen Brothers, uma empresa pequena, que mantida por mais de 40 anos. Em 1969 Kommer Damen comprou a empresa de seu pai e introduziu o conceito de construção modular para construir pequenas embarcações. Este conceito de padronização (conhecido hoje como The Damen Standard) gerou vantagens claras: tempos de entrega rápidos, custos reduzidos e projetos comprovados. O conceito foi um sucesso imediato e, em 1973, a empresa se expandiu para maiores instalações em Gorinchem, na Holanda.
Devido à posição estratégica de Gorinchem para a indústria de dragagem, Damen construiu embarcações e equipamentos auxiliares. Essas embarcações de trabalho logo ganharam uma excelente reputação em muitos mercados estrangeiros e Kommer Damen viu o potencial para exportação.
Com a aquisição de vários estaleiros especializados em diferentes nichos de mercado, Damen estabeleceu parcerias e cooperação comercial com estaleiros em todo o mundo.
Damen no século 21
Desde a introdução do conceito modular de construção naval, Damen entregou mais de 6.000 navios. Hoje, Damen Shipyards Group opera em vários setores de construção naval e ganhou uma posição proeminente e confiável em todo o mundo.
Com uma força de trabalho global com mais de 9.000 funcionários, Damen constrói uma grande variedade de cascos padrão para estoque em estaleiros dedicados em locais estratégicos. A capacidade de produção é de até 180 navios por ano.
Mas além de construir navios, Damen criou uma rede internacional de serviços de suporte ao ciclo de vida dos navios, que inclui instalações de manutenção e reparo e conversão em diferentes países.
Visita ao estaleiro
Após a apresentação, fomos convidados a conhecer as instalações do estaleiro para conhecer in loco o que vimos na apresentação. Com instalações modernas o Damen pode construir rapidamente, diferentes tipos de embarcações, desde um simples rebocador até uma moderna fragata.
Na ocasião de nossa visita, vimos 2 superestruturas que iriam equipar as corvetas SIGMA da Marinha da Indonésia. Uma ainda em construção e a outra totalmente concluída, com toda a eletrônica embarcada, aguardando a viagem para ser montada ao casco construído a partir da parceria Damen- PT Pal Surabaya Shipyard, na Indonésia.
Construção modular
A corveta SIGMA 10514 PKR, tem um design comprovado e é construído de forma exclusiva usando uma abordagem modular, através de Modularidade Geométrica Integrada do Navio. Na prática são divididos em 6 módulos, dos quais 4 foram construídos nos estaleiros do PT PAL, enquanto os outros dois módulos foram construídos e totalmente testados no DSNS na Holanda. A construção modular permite uma maior flexibilidade, e permite a construção em vários locais em todo o mundo, como neste caso em que o PT Pal teve a responsabilidade de integrar os 6 módulos em um único navio.
Por ocasião de nossa visita à época, estava ocorrendo o evento da união das partes do casco produzidas pelo Damen na Holanda com a parte produzida pelo PT Pal em Surabaya, do navio que possui um pouco mais de 105 metros e desloca 2.365 toneladas. Os representantes do Damen enfatizaram que trabalham em parceria com diferentes países, onde a transferência de tecnologia é total para a indústria local.
Ainda no estaleiro pedimos para ver de perto a fragata HNLMS Evertsen (F805), que se encontrava realizando uma manutenção de grande monta para a Royal Netherlands Navy.
Ao encerrarmos nossa visita, ficamos com a imagem de um estaleiro moderno, que está em constante evolução, com novas propostas de navios e buscando novos parceiros para continuar crescendo cada vez mais.