Por Guilherme Wiltgen
A Damen Schelde Naval Shipbuilding está oferecendo quatro corvetas Sigma 10514 para a Marinha da Romênia. O estaleiro holandês planeja a construção dos quatro navios nos seus estaleiros no país.
Em dezembro de 2016, o governo romeno decidiu que a Damen iria construir quatro navios Sigma, no entanto, o novo governo romeno revogou essa decisão e agora, está reabrindo o processo de aquisição.
Na época, o Ministério da Defesa da Romênia estudou um total de 13 projetos, dos quais apenas quatro atenderam aos requisitos da Marinha romena. A escolha foi feita pelo Ministério da Defesa e condicionava a construção em estaleiro nacional, com o primeiro navio devendo ser entregue em dois anos e meio.
As quatro corvetas multi-missão deveriam ter uma vida útil mínima de 30 anos, com capacidade de serem atualizadas durante todo esse período, serem empregadas para ações militares, capazes de atuar de forma autônoma ou integradas a Forças Tarefas multinacionais, de realizar o controle da áreas marítimas, operações de interdição marítima e SAR, tanto em águas nacionais quanto internacionais.
A Damen é um forte concorrente para esse programa, ela já possuía o estaleiro Galati na Romênia, com experiência recente na construção de novos navios de guerra, com prazos razoáveis e com custos competitivos, que agora se junta ao Damen Shipyards Mangalia, que será operado como uma joint venture com o governo romeno, mas com a Damen no controle operacional.
A mesma corveta oferecida a MB, eles querem que as corvetas sejam classe mundial, quantos países já usam as 10514 nas suas marinhas ou variações do modelo?????
Vovozão,
Essa é a ideia da Damen.
4 x SIGMA 9113 – Indonésia
2 x SIGMA 9813 – Marrocos
1 x SIGMA 10513 – Marrocos
2 x SIGMA 10514 – Indonésia
1 x SIGMA 10514 – México
Uma das Sigma 10514 da Indonésia, a KRI Martadinata (331), está participando da Rimpac 2018.
Abs,