A Marinha alemã batizou o 3º navio da classe Berlin. O navio de apoio ao combate (CSS),Tipo 702, foi formalmente batizado de CSS BONN(1413) em Emder Werft und Dockbetriebe.
Dirigido peloescritório federal de defesa da tecnologia e aquisição (BWB), o CSS está sendo construído por um consórcio de quatro estaleiros em Fr. Lürssen Werft, Flensburger Schiffbau Gesellschaft,ThyssenKrupp Marine Systemse Peene-Werft. As características funcionais foram melhoradas, em comparação com os navios CSS BERLIM (1411) e CSS FRANKFURT AM MAIN (1412) e foi projetado para suportar restrições operacionais, principalmente na segurança e protecção ambiental.
Como uma unidade de apoio central e flexível, o terceiro navio ajudará a atender as necessidades operacionais da Marinha alemã em todo mundo e também fornece proteção para os soldados. O design do CSS BONN reduziu custos de operação e manutenção, criando uma margem de manobra financeira para a Marinha alemã no futuro. Peene-Werft construiu o casco do CSS BONN em Wolgast, enquanto Flensburger Schiffbau Gesellschaft projetaram sua casota em Flensburg. Emder Werft und Dockbetriebe, subsidiária da ThyssenKrupp Marine Systems, equipou o CSS BONN desde maio de 2011 e do navio está previsto para o comissionamento até o final de setembro de 2012.
A Marinha alemã opera atualmente dois navios da classe Berlin, o CSS BERLIM (1411) e CSS FRANKFURT AM MAIN (1412), que foram encomendados em 2001 e 2002, respectivamente.
Alimentado por dois motores a diesel, os navios possuem capacidade de reabastecimento em voo de aeronaves (HIFR) e reabastecimento no mar (RAS), sistemas em conformidade com os regulamentos da Otan. Com 173.70m de comprimento a classe Berlim pode transportar dois helicópteros e estão equipados com dois guindastes com capacidade de 24T e uma série de 14 armas de pequeno e médio calibre para auto-defesa. Capaz de transportar uma tripulação de 237 homens, o segundo lote da classe Berlim têm uma capacidade de deslocamento de 20.000 ton e velocidade de cruzeiro de 20k com 45 dias de período de resistência.
FONTE: Naval Technology
Padilha esse navio e mais navio de apoio logistico ou mais navio tanque
Ambos. Como navio de apoio logistico ele cumpre muito bem ambas as missões. Seria maravilhoso ver ele operando na MB.
Abs
Sonho nosso, mas só sonho…….
Grande abraço
rande abraço
Segundo o Adido alemão com quem conversei, além deste navio fazer faina de tom, levar combustível. para aeronaves, receber conteiners com carga, inclusive frigorificas, ele irá comportar forças especiais a bordo, o que dá ao mesmo uma capacidade a mais em comparação com outros da mesma categoria.
Sem dúvidas seria uma bela aquisição.
Um belo Napalog para a MB hem Padilha….
Grande abraço