Em Itaguaí, cai pela metade ritmo da construção de quatro embarcações convencionais e uma de propulsão nuclear
Por Fernando Molica
Rio – A crise ecônomica alvejou o mais importante programa da Marinha, que prevê a construção de quatro submarinos convencionais e um nuclear. O Comando da Marinha revelou ao Informe que o ritmo das obras do estaleiro e da base naval de Itaguaí foi reduzido em cerca da metade. Em 2015, o corte de verbas chega a 41%.
Uma das consequências foi a diminuição no número de trabalhadores empregados, que passou de 3.800 em novembro para 2.400, uma redução de quase 37%.
Atrasos
Segundo a Marinha, o cronograma está sendo adequado ao orçamento e às perspectivas da economia. Diz ser “possível”, porém, afirmar que “haverá atrasos nos prazos de conclusão dos trabalhos”. O primeiro novo submarino convencional estava previsto para 2017; o nuclear, para 2025.
Faturas pendentes
O Comando admite que há “algumas faturas pendentes de pagamento”. A obra está sendo feita pela Odebrecht.
Menos dinheiro
A pedido do Informe, a organização Contas Abertas fez um levantamento dos valores aplicados em Itaguaí. Até julho deste ano, os pagamentos somavam R$ 274,844 milhões; até o mesmo mês de anos anteriores, as quantias foram maiores — R$ 806 milhões em 2014, R$ 429 milhões em 2013 e R$ 520,590 milhões em 2012.
Ameaça
Integrante da CPI da Petrobras na Assembleia Legislativa, o deputado André Ceciliano volta a acenar com revisão dos incentivos fiscais concedidos à empresa. Desta vez, para forçar o investimento no polo de Itaboraí. Em 2013, em protesto contra a redivisão dos royalties, ele conseguiu aprovar lei que criava taxa para atividades ligadas à indústria do petróleo. O projeto foi vetado por Sérgio Cabral.
SENHORES UM PROJETO DESSA ENVERGADURA (SUB NUCLEAR E CONVENCIONAIS) NAO PODE SER UM PROJETO DE GOVERNOS (PT, PSDB) MAS SIM UM PROJETO DE ESTADO
Caro Marino, com relação ao seu primeiro post, eu conheci aquela área bem antes de sequer se pensar em construir ali a base e o estaleiro e ali só havia água, não foi apenas o cais de atracação que foi construido sobre o mar.
Em referencia ao seu segundo post sobre a vantagem da proximidade com as demais instalações para a construção de submarinos é bastante discutível.
A questão da logistica que aí se coloca é um assunto hoje totalmente superado para estes projetos e, apenas para exemplificar cito o caso dos BPC Mistral para a Russia. A popa foi feita nesse país e enviada para a DCNS na França.
A AIRBUS faz suas aeronaves em vários paises europeus e suas partes são enviadas a outos países para montagem final; veja o A-400M cujas partes vem de vários países e são finalizadas na Espanha. E ninguém questiona que desta forma fica mais caro!
A questão da “cultura nuclear” em Itaguaí não faz sentido. O enriquecimento do urânio e o Labgene é em Aramar, no interior do estado de São Paulo. Se a Marinha objetivava a construção apenas do submarino nuclear então por que não estariam essas instalações nucleares próximas de Itaguai?
Diferentemente das soluções criadas pela AIRBUS e BOEING, que constróem aviões a cada 2 ou 3 dias, um submarino é construido a cada 3 anos ou mais, então o problema da “logistica” seria muito menor!
E pensar que enquanto esse programa e outros vão sendo engavetados enquanto políticos de todos os partidos estão metendo a mão em dinheiro público na ordem de bilhões…
Sr. Celso, se a oposição golpista assumir, é aquela mesmo que já governou e nada X nada fez pelas forças armadas, talvez os sub saíam lá para 2.042 ou talvez nem saíam,depende da boa vontade dos seus patrões.
Ainda não vi na mídia especializada nenhum questionamento sobre as características megalômanas da localização do projeto da base e do estaleiro navais de Itaguaí.
Não, não estou falando do projeto estratégico que é fundamental para a Marinha e para o Brasil.
Refiro-me ao projeto que a ambição de duas gigantescas empresas de engenharia naval e civil do planeta (DCNS e Odebrecht) decidiram criar no Brasil para inflarem seus egos.
Fazer esta base e estaleiro sobre o mar e não sobre a terra em um país de mais de 8,000 km de costa e de mais de 8,5 milhões de km quadrados de área é de uma extravagância inaceitável.
Alguém faz ideia de quanto maior foi ou será o custo e o tempo exigidos para executar esta obra sobre o mar?
Será que não avaliaram o risco estratégico que esta obra corria? Ou seja quanto mais tempo leva maior o risco de que alguma dê errado, e deu! O Brasil há décadas não inspira confiança nos investidores internacionais e, por isso são sempre cautelosos em por dinheiro aqui.
Mas que interesses levaram os grupos econômicos e políticos nacionais e internacionais a tocar esta obra com este risco? É claro que, em algum momento, a execução deste projeto iria reduzir o ritmo, quase parar.
Se tivéssemos projetado construir este complexo sobre terra (existem neste país inúmeras áreas propícias para isto|), como fazem os países desenvolvidos (com absoluta atenção ao bom uso do dinheiro público) teríamos hoje esta obra concluída, a um custo muito menor. Talvez então sobrassem recursos financeiros para serem aplicados na construção dos submarinos.
Lionel, me desculpe mas não entendi seu post.
O estaleiro e a base naval estão sendo construídos sobre terra.
O que você vê sobre o mar são os cais de atracação dos submarinos e dos navios de CMM que estarão sediados em Itaguaí.
Houveram sim obras de engenharia no mar, para fazer as fundações dos cais de atracação e a areia retirada destes pontos foi reutilizada em outra parte.
O Padilha visitou a obra e pode confirmar o que estou escrevendo.
Um abraço.
Lionel me lembro de um comentario sim cojitava uma outra harea para evitar o gasto com o tunel só que infelizmente não lembro quem fez o comentario e concordando com voce e com sua autorização dar mais uma boa ideia criar a lei do suborno legal que conciste em oferecer suborno a funcionarios publicos para poder pegolos caso aceitem o suborno recebam voz de prisão e automaticamente o confisco de todos os seus bens aposto que quando receberem a proposta ficaram com medo pois não saberão se é um ato da policia federal ou não e só teram um caminho denunciar os coruptores. ESTA LEI DARIA O QUE FALAR .
Há outros motivos para a escolha da área de construção, que são poucos comentados.
– a proximidade da NUCLEP, que fabricará os cascos de pressão dos submarinos e que permitiu a instalação da Fábrica de Estruturas Metálicas, onde as seções serão “recheadas”, em seu terreno;
– a proximidade da NUCLEP e da Fábrica de Estruturas Metálicas com o estaleiro de construção final dos submarinos, evitando-se um esforço logístico imenso de transportar as seções montadas para outra região do país;
– a existência de uma “cultura nuclear” na área, por conta das usinas de Angra, com as populações acostumadas ao tema nuclear;
– já existe na região um plano de evacuação aprovado pela CNEN, não sendo necessário a criação de um a partir do zero.
Perfeito Marino.
Padilha, maneiro demais seu blog!
Em sua opinião o prazo do subnuc vai estourar 2025 ?
E o reator?
Abrs
Obrigado. Neste momento está difícil fazer qualquer afirmação sobre o assunto.
Uma boa forma de se fazer justiça seria debitar essas faturas em atraso na conta da própria empresa Odebrecht, como forma de compensar os desvios de verba pública por ela praticada nos últimos anos de governo. Seria uma eficaz e eficiente forma de repor as perdas por ela gerada. Claro que isso é apenas um mero exercício de ficção, mas caso pudesse ocorrer, esse seria um filme que muitos iriam gostar de assistir.
Fazendo um trocadilho com a frase da foto lá em cima ” Mergulhando fundo na crise”.
Quando a gente lé umas noticias assim da vergonha tristeza raiva e tudo que voces possam imaginar somos tudo isso que o amigo BY FRL disse somos só raça e olha la so olhamos para nosso proprio rabo isso sim e BRASILEIRO ME DESCUPEM mas estou revoldado com esses ladroes do pais para dar certo tem que jogar tudo para os tubaroes
Enquanto alguns procuram responsaveis em outros lugares, nao se apercebem da gravidade da situacao presente no Brasil de forma geral, eh mais facil responsabilizar outrens do q assumir responsabilidade……infelizmente aqui em nosso pais, sao sempre os outros os culpados pelas nossas mazelas…..ainda falta muito para q esta nacao produza reais governantes q tenham status e maturidade para conduzir uma nacao. Outra coisa, q este subnuc e outros irao sair, disso tenho certeza, mas a questao q ninguem coloca aqui em discussao eh…..quando isso ira ocorrer (dia,mes e ano) e quanto se estima q vai custar esta dolorosa. Sds
Muito triste mesmo,nossa Marinha me enche de orgulho,mas é triste ver um projeto tão grande e tão importante ameaçado assim por culpa da má gestão do governo,inclusive numa época em que o Brasil está progredindo na aérea, com a negociação do Pantsir,Gripen e dos submarinos
…É triste
O maior legado que este programa vai nos deixar será a base e o parque fabril… Se no fim das contas não há deixarem ficar obsoleta ao longo dos anos que virão, como é de costume por estas bandas… Esse nuclear ai? Poderia ser algo sério… Mas é só um peso morto… E bem pesado…
Sds.
O governo faz lambança na economia e quem paga o pato são as forças armadas???…. Esse submarino nuclear só deve ficar pronto depois de 2030…..
E detalhe , isso esta sendo feito as custas do sacrifício da marinha de superfície.
A megalomania colocou a marinha no paletó de madeira
O Submarino nuclear vai sair lá para 2028 ou 2030, e vale lembrar que quem está financiando o projeto militar mais sofisticado do Brasil são INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS !
Não existem coisa mais embaraçosa que financiar um projeto destes com dinheiro estrangeiro.
É a confissão assinada de que não temos condições de fazer por nós mesmos.
A quais instituições estrangeiras você se refere ? Pois pelo que me consta o projeto SNBR é tocado pelo governo brasileiro.
O Governo Federal pegou emprestimos com bancos franceses para bancar o projeto SNBR , nós pagaremos a perder de vista !
O negócio do FX2 é a mesmissima coisa , será tudo financiado a longo prazo pela agencia sueca de promoção de exportações e comercio exterior e pagaremos a perder de vista .
AGORA EU TE PERGUNTO: ISSO É FORMA DE UMA POTENCIA INVESTIR EM DEFESA?
O governo federal contraiu empréstimos do exterior porque eram mais atraentes. Considerando as altíssimas taxas de juros aqui do Brasil, seria economicamente inviável conseguir algum empréstimo em condições favoráveis para tocar um projeto dessa magnitude. Se nos ofereceram condições melhores de pagamento, por que não aceitá-las ? Aliás são justamente as taxas de juros e a dívida pública as grandes vilãs do orçamento federal.
Senhores, pois é.
Os “donos do mundo” estão em festa! Sabotaram o Brasil por vários flancos, na guerra de 4ª geração que foi desencadeada, em especial contra a sua economia, a ponto de estrangular o andamento dos projetos estratégicos. Agora atingiram o principal deles. Garrafas de champanhe espoucam no hemisfério norte!
Como o povo brasileiro só se mostra unido em jogo de futebol, o trabalho alienígena ficou mais fácil… como a classe política é débil, traidora e só luta pelo poder, destinando migalhas para o manipulado povão (falo inclusive dos bobos de renda mais elevada, iludidos e alienados, que a pretexto da moralidade, defendem a aplicação de “remédio que mata o paciente” – santa burrice – ao passo que em todo o lugar do mundo as empresas geradoras de riquezas e os projetos de Estado, apesar dos problemas que surgem e dos desvios que podem ocorrer, são protegidos e conservados a todo o custo), tocado a “pão e circo”, o trabalho mostrou-se mais tranquilo ainda.
É uma grande m… perceber que a massa crítica que permitiria o prosseguimento dos projetos que possibilitariam os saltos evolutivos ao Brasil, em que pesem os achaques externos, ainda não foi alcançada. É uma grande m… constatar que falta brio, denodo e entrega das nossas “otoridades” para alcançar um objetivo, sejam elas da situação e da oposição. É frustrante concluir que não há no Brasil pessoas com estatura mental, salvo uma ou outra exceção, que direcione o País ao patamar condizente com o potencial com que a natureza o aquinhoou. É uma enorme b… ver que na verdade o Brasil não tem povo, não tem identidade; é só população mesmo.
Entretanto, como tudo neste planeta tem volta, haverá o dia em que os que estão por cima ficarão por baixo. Quero estar vivo para ver esse dia chegar.
“sabotaram o Brasil”
Infelizmente nós nos alto destruímos… Não crie teorias da conspiração, a muita gente inculta que acredita nelas…
Sds.
Isso não é, necessariamente, uma novidade. Na verdade esse projeto sempre foi ameaçado, a ponto de ficar em estado vegetativo. Os problemas não se resumem apenas em orçamentos e crise politica mas de interesses externos também. Ou seja, mais do mesmo.
A marinha podia aproveitar essa situação e cancelar o prosuper – ja que não tem futuro mesmo – e replanejar a construção de escoltas e apoio logistico especificamente com esses meios, reduzindo o custo do projeto ja que temos a licença para construir os navios de patrulha oceânicos. Talvez diminuir a quantidade de escoltas para três, a principio (ou até mesmo um, como é o caso da Barroso), visando desenvolver um programa de desenvolvimento dos navios e mais pra frente construir mais unidades.
É imperativo priorizar o programa nuclear ja que até o fx2 começou muito depois desse plano da marinha, demorou outros tantos anos e ja está em fase de concretização dos aviões. Sem falar do dinheiro empregado ali durante tanto tempo (o programa da marinha).
“Esquadras não se improvisam”.
A marinha exerce papel de guarda costeira , não podemos acabar com a frota de superfície !
Temos obrigações diante das leis internacionais de patrulhar , exercer policiamento e missões de salvamento na zona maritima.
Temos é que acabar com esse negócio de querer fabricar tudo nacional a peso de ouro ! isso só serve para enriquecer corruptos e atrasar nossa vida.
Quem está falando em acabar com os esquadrões de escolta? Está louco? Estou dizendo que diante da situação a marinha deveria reduzir a quantidade de pedidos das fragatas a curto prazo. Como ela mesma diz “ter qualidade em vez de quantidade”.
Foram por subestimar submarinos que o Reino Unido quase caiu como a França na SGM. A própria realidade politica mostra que ainda somos um país que precisamos nos garantir por meio de submarinos, ao contrário de potências marítimas que priorizam a projeção de poder. Se vive com o que se pode comprar.
Vc está completamente equivocado em suas afirmações !
sua proposta é irresponsável….
QUE?
Que momento difícil,mas esse SNBR vai sair, assim como o GRIPEN-NG e o KC-390, poderão atrasar, mas sairão, Uma nação continental como o Brasil não se pode dar ao luxo de engavetar, cancelar , projectos com essa dimensão, é um projecto estratégico de estado, não têm nada haver com a politica, com a justiça, com as finanças, é um meio de dissuasão primária , não podemos abrir mão desse projecto, por uma questão de sobrevivência. Trata-se da DEFESA dá pátria, qualquer agressor , terá que repensar bem, antes de tentar atacar território Brasileiro, seja lá quem ele for . Não podemos ter tamanha ingenuidade tratando-se de um meio único como o SNBR, O SNBR vai pôr o BRASIL no MAPA, e quase de certeza seremos a única nação no Hemisfério Sul com esse tipo de arma. Devemos dar tudo para ele ser concretizado.Não se brinca com a DEFESA.