As vantagens da construção modular na construção naval que o Consórcio Damen Saab Tamandaré está oferecendo no programa da Corveta Classe Tamandaré da Marinha do Brasil
A construção modular não é nova, as indústrias de engenharia aeroespacial e de grande escala a utilizam há muito tempo. Embora a indústria naval tenha relativamente demorado para adotar a técnica, a Damen foi a primeira empresa a reconhecer seu potencial na entrega de embarcações complexas dentro de um espaço de tempo relativamente curto. “A Damen constrói muitos tipos de embarcações de forma modular, mas para os clientes navais, estamos falando do conceito modular de design e construção SIGMA ”, diz Frank Verhelst, Diretor de Projetos da Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS).
A sigla a que ele está se referindo é a Abordagem Modular Geométrica Integrada para Navios (do inglês Ship Integrated Geometric Modular Approach – SIGMA), é como a Damen aplica métodos de design e construção modular para mesclar produção e construção naval integrada, em um único processo. Em oito anos, desde que a empresa introduziu o conceito SIGMA, dez navios pertencentes a essa linha foram encomendados. Isso inclui três SIGMA 10514 para as marinhas do México e da indonésia.
Como a construção modular é usada com navios de guerra?
“Com cada embarcação dividida em seis seções, a construção modular permite que cada seção seja construída ao mesmo tempo. Para os projetos mexicano e indonésio, duas das seis seções estão sendo construídas na DSNS na Holanda. Os quatro restantes serão construídos em estaleiros locais. Na conclusão, as seis diferentes seções são reunidas para montagem final e integração com assistência da Damen”, explica ele. “O resultado é um processo controlado, flexível e rápido”. Ainda segundo Frank Verhelst, a Damen trabalha com três princípios para alcançar um resultado de sucesso:
Controle do processo
“Manter o controle é a chave para o sucesso”, diz ele. “Por exemplo, com as fragatas da Marinha da Indonésia, estivemos envolvidos em todo o projeto, desde os primeiros estágios de design até a entrega, garantindo que todos os aspectos permanecessem em curso”. Nesse papel como construtora principal, a Damen normalmente tem entre 15 e 30 funcionários em um estaleiro local, uma vez que um projeto SIGMA está em andamento.
Cobertura global
“Este próximo ponto é crucial. Os estaleiros locais, onde quer que estejam no mundo, devem ter certas instalações para realizar a construção. Temos conhecimento disso em primeira mão com nosso programa Corporação Técnica da Damen, ou DTC (do inglês Damen Technical Corporation) ”, diz ele, referindo-se ao histórico comprovado da empresa para a construção de navios em estaleiros locais e não pertencentes a Damen. Antes do início de um projeto, cada estaleiro do cliente está sujeito a uma análise detalhada antes da construção e todas as necessidades podem ser identificadas. “Dessa forma, qualquer melhoria necessária na infraestrutura ou no equipamento pode ser feita antes do início do projeto”. Os números falam por si só, sob a tutela da DTC, mais de 1.000 embarcações Damen já foram construídas em estaleiros não pertencentes a Damen em todo o mundo.
Estratégia de construção
“O terceiro elemento é a formulação da estratégia de construção. Ela mapeia todo o projeto, desde o design e engenharia até a construção e entrega. Ela deve ser flexível porque cada cliente e local de construção e, portanto, cada projeto é único ”.
Essa flexibilidade pode ser vista na forma como o envolvimento de Damen pode evoluir à medida que o projeto avança. “Com o primeiro dos navios indonésios, começamos com a DSNS construindo os dois módulos mais complexos, enquanto os próprios estaleiros dos clientes foram responsáveis pelos quatro restantes. No entanto, se um cliente precisar de uma série de embarcações, o estaleiro doméstico adquirirá as habilidades necessárias para construir todos os seis módulos”.
Compartilhamento de habilidade
O apelo do conceito de construção modular para os países clientes é baseado em dois fatores. “Ele não só fornece navios de alta qualidade em um prazo relativamente curto, mas também traz benefícios econômicos e políticos significativos”.
Um dos principais benefícios é a transferência de tecnologia. “Estamos vendo isso nos contratos navais mexicanos e indonésios, bem como em todo o programa de DTC como um todo. Construindo localmente, estamos facilitando o crescimento sustentável da indústria de construção naval local ”. Por exemplo, o treinamento técnico para a força de trabalho local cobre todos os aspectos da produção; soldagem, tubulação, fabricação de painéis e blocos, e colocação de equipamentos.
“A transferência de técnicas de gerenciamento é igualmente importante”, acrescenta Frank. “Sempre que necessário, também podemos fornecer treinamento sobre gerenciamento de projetos, planejamento, logística e gerenciamento de instalações”.
Uma relação ganha-ganha para a nação anfitriã
Além da aquisição de habilidades, os governos que fazem parceria com a Damen em um programa de construção modular SIGMA têm muito a ganhar com benefícios econômicos e políticos também.
“A construção modular permite que os estaleiros parceiros sejam envolvidos desde o início, maximizando o envolvimento de fornecedores e materiais locais. À medida que a experiência é adquirida, e os módulos mais complexos são construídos na nação anfitriã, a proporção do conteúdo local usado na construção das embarcações é ainda maior. Isto significa que uma proporção substancial e crescente das despesas é mantida internamente, em vez de ficar no exterior. Esses são fatores cada vez mais importantes para os governos que buscam maximizar os benefícios desses projetos de grande escala ”.
Desde o início, novos empregos são criados e a transferência de tecnologia pode começar, pois a Damen auxilia no desenvolvimento dos estaleiros parceiros. E os estaleiros que fornecem materiais tanto quanto possível dentro do país anfitrião, encorajam os fornecedores a melhorar seus próprios produtos e processos, com a Damen oferecendo assistência, caso seja necessário.
“Assim, além de ganhar um estaleiro de classe internacional, com a capacidade de assumir uma ampla gama de outros projetos por meio da transferência de habilidades e tecnologia, o efeito multiplicador econômico de um projeto SIGMA pode trazer benefícios adicionais significativos para toda a região. Trate-se de uma parceria de longo prazo, e a Damen está lá para facilitar isso ”, conclui Frank.
FONTE: Damen
Eu acho linda esta corveta e pelo armamento oferecido é muito bem armada pelo que vi também o pessoal aqui do site comentando mas tem uma coisa que acho muito interessante neste sistema modular não sei se poderia ser feito neste primeiro momento mas pode ser feito numa futura encomenda pois teríamos um estaleiro pra fazer a montagem e integração dos sistemas e poderia ser feito a montagem dos outros módulos mais simples por outros estaleiros no Brasil como da região sul, centro e quem sabe nordeste também, a marinha estaria fazendo a parte dela que é ajudar a fomentar o desenvolvimento do Brasil mas não fazendo o que querem hoje, que a marinha mantenha estaleiros abertos e trabalhando somente com dinheiro do governo, estes estaleiros devem procurar o que fazer e se modernizar e não ficar mamando no governo, vão trabalhar.
Particularmente prefiro o da fincantieri, mais a sigma vem com esse canhão de 57 mm ? Se for já é um ponto negativo!
Quem vai definir o canhão a ser utilizado na CCT é a MB…
Minha torcida é pelo projeto da Emgeprom – Fincantieri
Não vou com a cara desse desenho de iate de Monte Carlo. Se mudar a escala vc terá um destes navios gigantes de cruzeiro. Quem oferecer mais por menos leva. E o fator político vai contar.
30/10 – terça-feira, continuo torcendo que o projeto CCT, seja realmente implementado. O nosso irmão Rico do norte, está reclamando, que perderam o projeto FFX2 da FAB, não existe nenhum estaleiro americano no projeto, e, podem até refazer para encaixar um projeto americano, porém, eu continuo.confiante que siga em frente e em 2023, já tenhamos corveta made in Brasil, e quem SAAB, seja a vencedora.
Os Estados Unidos fornecerão os motores dos jatos Vovozão, lembre-se que aviões tem vários fornecedores.