A Corte Federal Americana negou o pedido da Beechcraft feito após a decisão da USAF, do dia 19 de Março, de autorizar a continuação dos trabalhos no projeto do LAS para o Afeganistão.
A Beechcraft havia entrado com uma ação na Corte Federal Americana no dia 21 de Março, após a USAF ter ordenado a Empresa Sierra Nevada Corp (SNC), e a sua parceira Embraer, a continuar os trabalhos no programa LAS, apesar dos protestos da Beechcraft na Auditoria Federal Americana, conhecida pela sigla GAO (Government Accountability Office).
Normalmente um protesto apresentado ao GAO leva a interrupção automática do contrato, contudo nesse caso, a USAF alegou que o programa LAS é ao mesmo tempo “crucial e muito importante”, sendo assim não tinha escolha a não ser continuar.
“Enquanto nós relutantemente aceitamos o parecer do tribunal, vamos continuar a contestar este prêmio através do GAO e com um programa de registro para a construção da capacidade de parceria com outras nações que desejam aeronaves LAS (Light Air Support),” diz a Beechcraft. “Continuamos comprometidos em fornecer uma aeronave superior para essa missão, que também protege os interesses de segurança nacional, o dinheiro do contribuinte e preserva empregos no setor aeroespacial dos EUA.”
A USAF escolheu o SNC/Embraer A-29 Super Tucano ao invés do Beechcraft AT-6 em 27 de Fevereiro, para abastecer o Afeganistão com 20 aeronaves de ataque leve. O contato vale USD 427.000.000.
“A decisão de hoje garante que o trabalho vai continuar de forma ininterrupta no contrato LAS e de que seremos capazes de entregar essas aeronaves em meados de 2014,” disseram a SNC e a Embraer em conjunto. “A entrega das aeronaves LAS cumprindo a programação, é essencial para os Estados Unidos construir a capacidade do Afeganistão, pois assim, permitirá que as nossas tropas para encerrem o envolvimento dos EUA lá.”
A USAF não poderia comentar imediatamente a decisão do tribunal.
FONTE: Flight Global
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval