Para quem ainda não viu como funciona o sistema de combate DCNS SUBTICS (Submarine Tactical Integrated Combat System) que será instalado nos submarinos em construção no estaleiro em Itaguaí, este vídeo dá uma pequena mostra de como ele funciona, lembrando que é o mesmo sistema utilizado pela Marinha francesa em seus submarinos nucleares.
O sistema deve ser muito bom, mas um video desses chega a ser um insulto à nossa inteligência pois não considera nenhuma contra medida de defesa ou mesmo uma patrulha mais ativa com Helis por exemplo. Difícil que eu um teatro real a fragata e o LHD não estivessem com helis de batedores soltando sonobóias ou detectando mastros/antenas pra fora d’agua, não? Assim como no lançamento do torpedo não houve reação das defesas, e nem ao míssil… enfim, filme da área de marketing… 😀
Havera transferência de tecnologia?
O título da matéria do Sunday Times à que me referi acima:
“Revealed: the huge gaps in UK defences”
O vídeo mostra como a detecção e localização são importantes,
num jogo de gato e rato onde os papeis se alternam, o silêncio é importante
não só para os submarinos, más também para os navios de superfície…
Digo isto porque acabei de ler uma notícia da Sputnik (reproduzindo matéria do ‘The Sunday Times’ ), que diz serem os destroiers Type 45 da Royal Navy, muito barulhentos, ao ponto de serem detectados por submarinos a uma distância de 180 km…