Foi lançada ontem, na Câmara, a Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner. Segundo o coordenador do grupo, deputado Carlos Zarattini, o objetivo é conseguir apoio para o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Defesa, criada em 2008. Esse documento reforça a necessidade de modernizar as Forças Armadas e afirma que a defesa é inseparável do desenvolvimento.
Entre outros pontos, a estratégia determina prioridade à região amazônica, aumenta a presença das Forças Armadas nas fronteiras e prepara Exército, Aeronáutica e Marinha para desempenharem operações de paz. Zarattini ressaltou que a frente terá papel relevante na garantia de recursos para a implementação dessas medidas, ainda mais em um ano marcado por ajuste fiscal.
Projetos – O parlamentar citou os principais projetos a serem desenvolvidos em cada uma das Forças Armadas. “Em relação à defesa do espaço aéreo, as prioridades são o KC-390, um avião cargueiro sob responsabilidade da Embraer, e a construção dos caças em que fizemos parceria com a Suécia”, informou. Na área naval, o destaque, de acordo com Zarattini, é o submarino de propulsão nuclear, que já está em processo de construção. E, quanto ao Exército, a ocupação das fronteiras na região amazônica é a necessidade mais urgente.
Por sua vez, Jaques Wagner disse que uma das prioridades do Ministério da Defesa é a aprovação de uma emenda à MP 674/15 que garante mais recursos para o setor.
A frente é formada por 210 deputados e seis senadores.
FONTE: Jornal da Câmara
………….é bom….pra variar….um voto de fé…..
O bom é que o Jaques tem peso político nesse governo, ou seja, os senadores dão ouvidos a ele e para as necessidades da sua pasta… mesmo apesar do inevitável contingenciamento que afetou praticamente todos os setores do governo vejam que a tesourada na defesa foi bem menor do que o previsto, pois dias antes ele bateu o pé que nos principais projetos estratégicos não poderiam ser afetados…
Também estou gostando de seu envolvimento com os projetos, está me parecendo bem mais engajado na causa do que o seu antecessor…
MARAVILHA ! pensava que não ia viver para ver isso…
Isso aí é piada. Conversa para os bobos acreditarem.
Falam isto publicamente para fazer uma “média” e na salinha lá no fundo do Congresso, decidem oque vão cortar no orçamento, já que não podem cortar as emendas dos parlamentares ao orçamento.
Oque é falado publicamente não tem valor nenhum. Se não foi aprovado não vale nada.
Zorann…..e exatamente isso…conversa pra boi dormir…..como pode esta pseudo frente parlamentar c estes numeros de declarados apoiadores nao conseguir colocar as verbas necessarias e sem contingenciamentos a disposicao das FAs……….classica declaracao de lesa patria. Sds
Peço desculpas pelas incorreções. Estava teclando com a minha netinha de seis meses no colo, ela é impossível! Enviei sem a devida leitura. Sorry!
Acredito que agora vai, este Wagner ta usando sua política dentro da política com os políticos pra conseguir politicamente o que muitos ,por outros meios, anteriormente não conseguiram.
Para mim, particularmente, esta notícia não causa nenhum espanto, explico: recentemente postei aqui um comentário onde deixei claro que a voz das ruas estava começando a ecoar em sintonia e com bastante força, dando às Forças Armadas a tão sonhada esperança de fazer as pazes com os políticos deste país.
Se um humilde entusiasta como eu e tantos outros mais atentos e ativos fôristas deste site percebeu essa oportunidade, os políticos de plantão também o fizeram. Não se trata de ter bola de cristal, fazer adivinhações, fazer profecias, nada disso! – os estudiosos e praticantes de geopolítica e geoestratégia estão fornecendo os cenários por todo o planeta, só não enxerga que providências devem ser tomadas a curto e médio prazo os que não querem.
Os políticos estão começando a entender de de uma vez por todas, qual é de fato o papel das Forças Armadas e o que é necessário para que elas cumpram esse papel. A sociedade começou a fornecer a matéria prima para essa percepção: a mudança de mentalidade e as cobranças nas ruas, nas redes, nos botequins, nas escolas de todos os níveis. É claro que existe ainda existe existirá muita resistência, mas a Pequena ONDA vais se transformando aos poucos em um TSUNAMI.
Está mudando a consciência crítica da população sobre as suas Forças Armadas, está mudando a percepção e a conduta dos políticos, estão mudando algumas Leis anacrônicas que burocratizam demasiadamente o sistema e impedem a tomadas de atitudes em tempo hábil, está mudando a educação e formação profissional, enfim está se tentando mudar a
cultura desse país.
Façamos a nossa parte e a façamos bem! Sugiro que comecemos fazendo uma reforma das nossas política pessoais, dos nossos preconceitos, que nos despojemos das condutas ultrapassadas e mesquinhas e abramos nossas mentes para as coisas positivas. Um sábio governante, certa vez cunhou a seguinte expressão: “O Brasil espera que cada um cumpra o
seu dever”. Espero confiante que os nossos filhos e netos possam ter e viver num país melhor, mais seguro e cuja qualidade de vida dos cidadãos, com base no desenvolvimento seja o foco social.
Perdão Maxtedy,
mas essa frase citada não foi de nenhum governante, mas sim do ilustre Almirante Barroso, o Barão do Amazonas, herói da Batalha Naval do Riachuelo, que dia 11 de junho faz 150 anos de seu aniversário, data que é considerada a data Magna da Marinha do Brasil.
Frase essa citada por você foi um dos sinais içados no mastro do navio capitânia do almirante Barroso, sustentar o fogo que a vitória é nossa e o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever, pena que isso não se ensine mais nas aulas de história nas escolas, a disciplina foi substituída por uma história vermelha deturpada, em que os heróis do país são os inimigos de outrora
É uma boa iniciativa, torço para que tenha suficiente força política para alcançar seus objetivos.
Como cidadão brasileiro,
declaro meu apoio a esta “Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional”.
Espero que essa frente parlamentar não seja uma frente para lamentar ou elamear mais as coisas, o END esta ai desde 2008 e só ouvimos mentiras de que irão fazer a coisa engrenar e coisa e tal,tomara que agora seja pra valer !
Muita trovoada e pouca chuva só conversa para encher linguiça conseguir a liberação de verbas para modernização das forças armadas é outros quinhentos. A nossa força de superfície está apodrecendo sem ter substituição a curto prazo.
Ministro aí é bom de fazer negociatas hein!!!! Seria bom isso acontecer sim, o lucro industrial depois será enorme! Espero que eles sejam pragmáticos e não fiquem ligados a paradigmas de ocidente x oriente e etc… Financiamentos o Brasil consegue sim, principalmente para a Esquadra!
Vai chover!
Sou como São Tomé, somente vou festejar isso, quando eu puder ver que tudo isso é mais que conversa pra boi dormir.