Uma comitiva do Exército Brasileiro, visitou as Instalações do MANTAK (Merkava Tank Office), Arsenal de Guerra das Forças de Defesa de Israel, Tank Depot, a planta fabril de produção de viaturas blindadas das Forças de Defesa de Israel (IDF).
O Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro e sua comitiva participam de visita oficial a Israel, atendendo ao convite do Ministério da Defesa israelense.
O MANTAK que desenvolveu o MERKAVA, o Main Battle Tank (MBT) da IDF, entre outros blindados.
A comitiva do EB permanecerá por 10 dias (até o dia 13/02) em Israel onde vai visitar diversas indústrias de defesa, tem a frente o General Marcos Antônio Amaro dos Santos (Chefe do Estado-Maior do Exercito), e é integrada pelo Gen Eduardo Wolski (Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas); Gen Marcelo Gurgel do Amaral Silva (Comandante de Artilharia); Gen Ricardo José Nigri (Comandante da Aviação do Exército); Gen Jomar Barros de Andrade (2º. Sub-Chefe do EME); Gen Anysio Luiz Crespo Alves Negrao (Diretor do Material de Aviação do Exército); Gen (R1) Antonio Ribeiro da Rocha Neto (Gerente do Escritorio de Projetos); Cel Ricardo Santos Taranto (EME) e Cel Vinícius Gonçalves Souza (Comando de Operações Terrestres).
O Brasil é um dos cinco maiores importadores de tecnologia militar israelense. O relacionamento bilateral de cooperação em Defesa entre Brasil e Israel é bastante sólido, abrangendo intercâmbio de tecnologias, treinamento, ajuda humanitária, visitas mútuas de alto nível de delegações e iniciativas comerciais relacionadas a materiais e serviços.
Acordo de Cooperação em Questões Relacionadas à Defesa
Assinado em Jerusalém em 31/03/19, por ocasião da visita do Presidente Jair Bolsonaro, o acordo vai trazer inúmeros benefícios às Forças Armadas brasileiras e à Base Industrial de Defesa (BID). Com parecer positivo da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), foi aprovado em dez/21 no Plenario da Câmara dos Deputados.
Para entrar em vigor no Brasil, o acordo precisa ser aprovado pelo Congresso e ratificado pelo Presidente da República.
A viagem da Comitiva do Exército Brasileiro foi autorizada através da Portaria – C Ex Nº 002, de 4 de Janeiro de 2022, do Comandante do Exército.
cara… o convite foi do ministério de Israel, gostaria saber quem pagou as passagens
e a hospedagem , é uma festa mesmo , depois viram outros convites.
desenvolve um brindado rápido com a ( IVECO ) que já tem um programa como o guarani.
Todas as despesas são por conta do EB. Trata-se de viagem oficial.
A Iveco não tem MBT.
Ótimo
Tio Jacob sempre cumpre seus contratos.
Uma vez li em uma página de Defesa que o Caiafa faz parte que houve uma proposta de governo a governo em que Israel ofereceu ao Brasil uma solução para nossa força de blindados, mas seria estranho ser o Merkava, já que seu grande peso não se encaixaria nos limites estabelecidos pelo EB. No texto não especifica o que seria.
Eu penso que iremos de CV90120-T ou Ascod 2 em sua versão MMBT.
No caso é utilizar a espertise deles em modernização com base no Merkava para o Leo1A5 e Cascavel. Torcendo por um sistema de missil ATGM para os Fennec’s lançarem o Spike e pelo Atmos.
O Cmt da AvEx faz parte da comitiva…
Magaviiiiiiilha !!!
Rapaz deixa o LEo 1A5 morrer e ser substituído, não vale mais a pena gastar dinheiro com coisa velha.