O Vice-Almirante Robin Dhowan, Sub-Chefe da Marinha indiana, fez uma apresentação à imprensa sobre o primeiro Indigenous Aircraft Carrier (IAC), que está sendo construído no Cochin Shipyard Limited (CSL), mostrando o estágio de construção, a complexidade do projeto, o design do convoo e as características básicas do navio e das aeronaves que vão ser operadas a partir dele.
Primeiro de dois porta-aviões, o INS Vikrant vai deslocar 40.000ton, terá 262 metros de comprimento e estará configurado para operar STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery) com auxilio de ski-jump. Seu destacamento aéreo será composto por 20 MiG 29K, e pela versão naval do caça Tejas, e por 10 helicópteros, o Kamov Ka-31 “Helix” para AEW (Airborne Early Warning) e o Westland Sea King para ASW (Anti-Submarine Warfare).
Eu tenho os arquivos digitalizados dos planos do aeródromo São Paulo “ex-Foch”, que pela tonelagem e dimensões é similar ao Vikrant indiano. Acredito que pela simplicidade da opção “stobar”, seria possível a médio prazo construir o primeiro de uma família de aeródromos de porte médio para até 40 aeronaves, prazo abreviável se utilizados os citados arquivos.
Por outro lado, sabemos que a Índia pretendia usar os Gripens versão naval, hoje substituídos pelo Mig 29K (naval). Os Gripens NG, com os motores GE R-414, ficou 20% mais potentes, superior ao desempenho do caça russo, o que se desenvolvida pela Saab/Embraer uma versão para usar rampa Sky-Jump, nos daria o conjunto ideal para a nossa Marinha e talves para exportação.
Realmente defesa não é prioridade desse governo… Quanto ao PRONAE (faz tempo que não se fala disso) o escopo deste seria obter (obviamente com assessoria estrangeira) um projeto nacional ou comprar um projeto existente?
BRICs
Pertencer a um grupo onde tem Rússia, China e India é no minino estranho para Brasil e Africa do Sul.
Só espero ainda estar vivo para ver o nosso…….
Eu também.
Na índia deve haver menos políticos corruptos do que no brasil lá eles decidem fazer e fazem aqui é essa enrolação toda. Dinheiro para corrupção e obras faraónicas sempre tem falta ao brasil planejamento em tudo aqui ele gostam de por a carroça na frente dos bois.
Onde será que a Índia arruma grana para isso? rsrsrsrsrsrs
Com o PRONAE espero poder ver um projeto 100% nacional aqui no Brasil. Espero, pq a cada notícia de corte daqui e corte dali, não sei se conseguiremos fazer algo como nossos parceiros de BRICs estão fazendo.