A imagem que acaba de sair na internet chinesa, mostra que a construção do primeiro destroyer type 055 pode ter começado. O Type 055 é a próxima geração de destroyer projetado para o Exército Popular de Libertação da Marinha (PLAN ou Marinha chinesa).
De acordo com fontes chinesas, a foto foi tirada na semana passada no estaleiro Changxing Jiangnan (membro da CSSC – China State Shipbuilding Corporation), perto de Xangai. Ele mostra um sinal com menção de uma “cerimônia de graduação para a Construção do destroyer Type 055 nº 1”. Essas cerimônias são prática comum nos estaleiros navais chineses e a imagem deve ser autêntica, isto indicaria que a construção do primeiro typr 055 começou efetivamente, com a cerimônia do batimento da quilha do navio.
De acordo com a imprensa chinesa, o governo chinês fechou o contrato para a construção do primeiro navio da classe com o estaleiro Changxing Jiangnan, em agosto. De acordo com as mesmas fontes, o segundo navio será construído no estaleiro naval Dalian (membro Dalian Shipbuilding Industry Company of CSIC – China Shipbuilding Industry Corporation).
Construção de um Shore Integration Facility (SIF) do Type 055 começou no início de 2014, no Ship Design e Research Center (701 Institute) do CSIC, na Universidade de Wuhan Ciência e Tecnologia. Um modelo de porta-aviões da PLA Navy, foi construído no mesmo local em 2009. Com base em imagens do SIF feitas em setembro de 2014, a construção estava quase no fim. Isso pode indicar que o teste em terra já começou e, então, faz sentido crer que é início da construção da primeira unidade (provavelmente vai levar mais de um ano para o lançamento do primeiro casco na água).
As principais marinhas no mundo inteiro utilizam SIFs para testar novos sistemas e projetos antes de testá-los no mar (classes Arleigh Burke e Zumwalt nos EUA, FREMM na França e Type 45 no Reino Unido para citar alguns exemplos): Essas instalações economizam precioso tempo quando se trata de integração de sistemas a bordo, resultando em tempo significativamente menor para a campanha de testes no mar.
Sistemas de radares, ESM, ECM e de gestão de combate são testados nos SIFs. Eles também são utilizados para testar a compatibilidade electromagnética de cada sistema à bordo (certificando-se de que bloqueadores não interferem com outros sistemas, como por exemplo o CIWS). Se um problema é detectado, eles são usados para testar os ajustes de design até o fim. Os SIFs são muitas vezes utilizados para treinar os operadores de centro de informações de combate (CIC).
Com base nos modelos de sistemas instalados no Type 055 no SIF, parece que a nova classe de destroyer será equipada com:
»1x H/PJ-38 130 milímetros arma principal
»1x H/PJ-14 30 milímetros CIWS (para a frente)
»1x Tipo 710.SJ01-24 lançador com 24x HQ10 (ré, acima do hangar helicóptero)
Estes armamentos estão muito próximos ao encontrado nos destroyers Type 052D (classe Kunming/Luyang III), mas com uma melhor integração global e com um design mais elegante. Além disso, é importante notar que as quatro matrizes planas APAR, serão montadas de uma nova forma: Embora as quatro antenas estejam no mesmo nível do Type 052D, o Type 055 terá as duas antenas na parte traseira colocadas num nível mais elevado em comparação com os dois na frente, muito parecido com a classe Arleigh Burke. Este projeto provavelmente fornece melhor cobertura.
Usando imagens de satélite recentes do Google Earth, o Tipo 055 de Wuhan, mede perto de 130 metros de comprimento, com a maioria de seu arco e seu flight-deck não aparecendo. O resto é pura estimativa, pois o Type 055 pode acabar medindo cerca de 190 metros de comprimento e com cerca de 12.000 toneladas de deslocamento.
Com todo este tamanho, o Type 055 poderia ser equipado com pelo menos 64 células de VLS. Outros boatos mencionar um radar banda L (semelhante ao radar Smart-L encontrado no Horizon e no destroyer Type 45) para substituir o radar de busca aérea Tipo 517H, encontrado nos destroyers Type 052C e 052D da PLA Navy. Finalmente, embora estes dois destróieres (052C e D), estejam equipados com duas turbinas a gás, especula-se que o Type 055 será equipado com quatro (como na classe Arleigh Burke norte-americano), o que faz sentido, considerando o tamanho esperado do novo destroyer.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:Navyrecognition
Só para constar…alguém saberia me dizer, quantos navios tidos como primeira linha a China lançou nos últimos 5 anos? Que normalmente são ou podem ser armados até os dentes, ao contrário de algumas marinhas que conhecemos!
Já observaram o crescimento absurdo que este país esta a fazer em todas as frentes?
Realmente invejo á China em seus produtos de defesa ( CADA VEZ MAIS AUTO SUFICIENTES E INDEPENDENTES, DIFERENTES DE NÓS ).
É impressionante como eles saem de um projeto e logo após, tocam outro ( DEMONSTRAÇÃO CLARA DE QUE SEUS PRODUTOS EVOLUEM, MAIS UMA VEZ; DIFERENTE DE NÓS), enquanto que no Brasil se leva anos para desenvolver um e depois se joga todo o conhecimento no lixo.
Levaremos anos para fecharmos com uma empresa local o contrato de desenvolvimento da novas Tamandarés ( BARROSO MOD..), e mais anos ainda para concluirmos 4, ao passo que na China , eles levam muito menos tempo,e produzem muito mais unidades.
Não é atoa que eles estão dominando á economia mundial.
Acho que deveríamos fazer uma cooperação técnico científica com eles.
hum….. deve ser uma copia de algum destroyer americanos, pois como todos nós sabemos, os chineses são mestres em copias militares.
Padilha você não está enganado no ano não pode ser 2115
Não sabem a diferença? É simples …
Um governo proativo, que com certeza possui melhor capitação de seus recursos e não possuem um RALO como o nosso, leia-se corrupção ao extremo.
A isto tudo, possui um PIB de dar inveja a qualquer um….perto de 7,5% enquanto o nosso é negativo.
Este país não é sério! E o pior, temo que não há mais solução. Estou muito descrente com um país que não há educação, saúde, segurança, e poder de se indignar perante isto, pois aqui só se olha o seu, tira-se vantagem de tudo, e ainda acha-se que esta certo. Entra ano e sai ano….
Na verdade a china é tão corrupta quanto o Brasil(talvez até mais), nada se faz sem contatos políticos dentro do partido comunista chines. Corrupto só é fuzilado por lá quando caí em desgraça perante o governo. É fuzilamento pra enganar a população e limpar a barra da ditadura, igual quando Dilma demite um ministro corrupto que ela mesma nomeou só para ficar com fama de “faxineira ética”.
Parabens aos chineses, se fosse pra construir um navio desse demoraria
uns 15 anos aqui no Brasil.
Alguem tem alguma noticia sobre o PROSUPER?
2015 pode ser o ano do Prosuper.
Espero que sim.
E por cá nem PROSUPER, nem FREMMs , nem MEKO-600, nem TYPE-26 , nem PRONAE.
A MB têm muito que aprender sobre como industrializar melhor os seus projectos navais. De notar que os chineses não só investiram na industria, investiram também nas suas universidades e Centros de Pesquisa, Eles não estão de bobeira, nem pra brincadeiras, o négocio lá é sério. O brasil vai dando passos lentos neste objectivo, Mas se houvesse empenho dos nossos politicos, nós estariamos pelo menos empatados com a india, mas como o nosso país é tropical, o submarinos nuclear só sai em 2025, de 1970 ás 2025 , o chineses e indianos não brincaram, 55 anos de trabalho, 55 anos de investigação, e 55 anos de muita contra-espionagem e espionagem, Tudo porque seus lideres sabiam que só á tecnologia e a inovação tornariam as suas nações mais fortes no seculo 21, Em 55 anos nós vamos construir 1 Submarino Nuclear, Eles até 2025 devem produzir uns tantos. O assunto de Defesa é um assunto sério, não é assunto de brincadeira, Só agora é que acordamos para o mundo, temos é que seguir o modelo Chinês, Começando por copiar , depois inovar, e criar algo novo, A sociedade Brasileira têm que se envolver mais ainda. Se conseguirmos diminuir a dependência em 70% , já será um grande passo, A ABIN têm mais é que espiar tecnologia para as nossas Industrias de Defesa ( Seja lá de onde elas vierem) , Os americanos dominam o mundo por intermédio da espionagem… Tá de parabéns o nosso Almirantado que contra a vontade de alguns políticos não engavetou os Projectos do Submarino,do torpedo nacional, das Corvetas Barroso, do NAE e das Escoltas…
Eles têm uma rede de espionagem bem montada, eles copiam tudo que é inovação tanto do ocidente como da russia, unindo num só conceito, numa só arma. A china tira partido dos dois mercados (russia, ocidente).
Eu fico impressionado na rapidez que eles fazem um projeto e o executa com a construção rápida aqui para se modificar um projeto duma corveta são anos e anos e para construir é melhor a gente ficar calado. Parece que estão séculos e séculos na nossa frente.
Bela matéria! Os chineses não estão pra brincadeira.