A BAE Systems empresa líder em propulsão elétrica para serviços pesados, e a Larsen & Toubro Limited (L&T) anunciam parceria destinada a introduzir o renomado veículo qualquer-terreno BvS10 no mercado indiano. O acordo, que inclui licenciamento e fabricação, visa fornecer às Forças Armadas da Índia uma solução de Veículo Articulado para Qualquer Terreno (QT) sob medida.
De acordo com os termos do contrato, a L&T assumirá a posição de principal fornecedora no mercado indiano, com o apoio crucial da BAE Systems Hägglunds, fabricante sueca da bem-sucedida família de veículos BvS10. O projeto conjunto da BAE Systems e da L&T resultou na modernização do BvS10 para atender às exigências específicas das Forças Armadas indianas, dando origem à nova variante chamada BvS10-Sindhu. O programa QT tem como objetivo oferecer veículos do Complexo de Sistemas Blindados da L&T, complementados pelo suporte logístico integrado (ILS).
“O nosso veículo qualquer-terreno BvS10 demonstrará as capacidades essenciais que o Exército Indiano necessita durante os testes previstos para o final deste mês. Mobilidade incomparável, flexibilidade e a capacidade de operar em condições climáticas extremas são elementos centrais do design do BvS10”, afirmou Tommy Gustafsson-Rask, Presidente Executivo da BAE Systems Hägglunds. “Essa parceria com a Larsen & Toubro nos proporciona a oportunidade de expandir nossa presença no mercado do Indo-Pacífico”, completou o executivo.
A Larsen & Toubro vê essa colaboração como um catalisador para o crescimento de seu segmento de Sistemas Blindados, apoiado por uma sólida base de fabricação e design, aliada à experiência da BAE Systems. Arun Ramchandani, Vice-Presidente Executivo e Diretor da L&T Defence, expressou: “A parceria entre a L&T e a BAE Systems une nossos pontos fortes para fornecer uma solução que atende às expectativas do Exército Indiano. O BvS10-Sindhu é o veículo ideal para enfrentar terrenos extremamente desafiadores e as condições climáticas em que será implantado”.
O veículo BvS10 em exposição na DSEI em Londres nesta semana se destaca por ter uma configuração de sistema de defesa aérea móvel de curto alcance (MSHORAD), ilustrando a versatilidade do veículo. Ele evoluiu para um veículo de combate modular capaz de transportar uma ampla gama de cargas úteis, oferecendo resposta a praticamente qualquer ameaça no ambiente operacional moderno, sem comprometer a sua armadura.
A mobilidade articulada do BvS10 proporciona excelente capacidade de manobra em terrenos variados, incluindo neve, gelo, rocha, areia, lama, pântanos e ambientes de montanhas íngremes. Além disso, sua capacidade anfíbia permite a travessia de áreas alagadas e águas costeiras. Ele é capaz de transportar pessoal, suprimentos e letalidade montada para enfrentar qualquer ameaça no ambiente operacional moderno.
A versatilidade do projeto modular permite a reconfiguração do BvS10 para missões diversas, abrangendo transporte de pessoal, comando e controle, serviço de ambulância, reparo e recuperação de veículos, suporte logístico, consciência situacional, além de letalidade montada no veículo e armas de apoio.
Atualmente, o veículo está em serviço na Áustria, França, Holanda, Suécia, Ucrânia e Reino Unido, além de estar sendo encomendado pelo Exército alemão. A variante não blindada, Beowulf, da BAE Systems venceu a concorrência para o programa Cold Weather All-Terrain Vehicle (CATV) do Exército dos EUA em agosto, com um contrato para fornecer 110 veículos ao longo de cinco anos.
Neste veículo, o motor fica em qual parte?!…
Onde eu moro São Paulo, capital, tinha um ônibus antigo articulado de duas partes q circulava em avenidas e corredor de ônibus, e o motor ficava na parte da frente, no meio e o acesso ao motor era por um alçapão no piso e portas laterais. Agora tem um moderno articulado de duas partes, com 4 eixos e o motor fica na parte traseira, e o acesso ao motor é externo através da porta traseira. Antigamente tinha um ônibus antigo q o motor ficava na frente, o acesso era erguendo o compartimento dentro do ônibus na frente do lado do motorista, e as queixas deles eram q fazia muito barulho, prejudicava a audição, e nós modelos mais antigos ou velhinhos, vazava fumaça e muito calor, principalmente nos motoristas, hoje os motores são atrás e o acesso, e pela porta externa traseira.
Mas o veículo do texto, o motor fica em qual parte, e outra, ele tem um parecido ou “primo” russo, qual o melhor?!, pelas suas características ele(s) se enquadraria(m) bem no pantanal…
Abraço.