Segundo o Ministério de Defesa da Colômbia, duas lanchas serão destinadas à Marinha e as outras duas ao Exército
Bogotá – O governo brasileiro assinou um contrato de compra de quatro Lanchas Patrulheiras de Rio (LPR) da Colômbia, as quais custarão US$ 8 milhões, informou o Ministério de Defesa colombiano nesta quarta-feira.
As lanchas, que são desenvolvidas pela Corporação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Indústria Naval, Marítima e Fluvial (Cotecmar) da Colômbia, serão entregues na cidade de Manaus em abril de 2014 e serão usadas em operações fluviais na região amazônica.
Segundo o Ministério de Defesa da Colômbia, duas lanchas serão destinadas à Marinha e as outras duas ao Exército.
“A assinatura deste contrato é o resultado da reunião bilateral sustentada no último dia 2 de maio entre os ministros da Defesa da Colômbia e do Brasil, Juan Carlos Pinzón e Celso Amorim, respectivamente”, afirmou o Ministério de Defesa colombiano em comunicado.
Essa operação, de acordo com as autoridades colombianas, também se destaca pelo fato desta ser a primeira vez que a Cotecmar realiza uma venda de embarcações às Forças Militares de outro país.
Esta transação comercial é um reconhecimento ao desenvolvimento e às capacidades da indústria de defesa do país e representa um avanço em direção à consolidação de uma base industrial de defesa na América do Sul, concluíram as autoridades do país andino.
FONTE: EXAME
Quanto as Lanchas,estive navegando de Guajarámirin até Costa Marques RO pelos rios Mamoré/Guaporé RO, em dezembro 2012. É uma vergonha as que tem por lá para deslocamentos de tropas. É coisa de pescador de quinta categoria, mais ou menos como se os militares deslocassem em charretes pelas estradas do Brasil. As lanchas da Colômbia são muito boas mas é muito caras, uma fortuna. Uma lancha daria para comprar muitas lanchas mais modestas e atender mais pessoas.
Qual o valor militar dessas lanchas? O que se pretende com o emprego de duas unidades desse brinquedo por duas forças com missão tão diversa..
Compra política ? Afinal,qualquer estaleiro nacional poderia fazer mais e melhor com esses recursos .
Definitivamente, não existe uma política segurança . Gestão de diplomata petista .Lembrem que o Lula esteve na Colômbia país afrontando os nossos generais e almirantes brasileiros dizendo que eram subservientes e que ele os desprezava ?
eu queria as suecas , mais já que veio as colombianas, parabéns marinha e exercito bras….só acho que poderiam ser pelo menos 30 lanchas
Achei que fossem aquelas com hangar para helicóptero, mas mesmo assim, bela aquisição!
Errei! hangar não, convoo rsrsrs!