A Bradar, empresa do Grupo Embraer Defesa & Segurança, e o CTEx (Centro Tecnológico do Exército), realizaram com sucesso o primeiro teste funcional do radar SABER M200 ao acompanhar em tempo real o tráfego aéreo do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O evento, que aconteceu no final do ano, contou com a presença do chefe do CTEx, General de Brigada Hildo Vieira Prado Filho, e do presidente da Bradar, Astor Vasques, além de ambas as equipes envolvidas no desenvolvimento do projeto.
O SABER M200 é um radar multimissão de defesa antiaérea, de média altura, tridimensional, que emprega avançada tecnologia de varredura eletrônica para detecção e acompanhamento de aeronaves. Este equipamento é o primeiro radar de painéis fixos no mercado mundial instalado em um contêiner de 20 pés (6,096 metros), facilitando seu transporte. O SABER M200 é capaz de acompanhar múltiplos alvos aéreos simultaneamente, além de guiar mísseis, realizar missões de vigilância, meteorologia e aproximação, num raio de 450 quilômetros.
O desenvolvimento do SABER M200 recebeu, nas três etapas iniciais, apoio financeiro da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e, na etapa final, será financiado com recursos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Para o General Prado, o SABER M200 será uma grande conquista tecnológica para o País: “Estou impressionado com o que vi. Mais impressionado ainda em observar uma empresa com pessoas jovens e tão talentosas envolvidas num projeto dessa dimensão. É o conhecimento e o domínio tecnológico que asseguram a soberania”, disse.
“Poucos países detêm esta tecnologia desenvolvida pelo CTEx e pela Bradar, por isso, é importante darmos continuidade a trabalhos como esse. O SABER M200 agrega um valor enorme para o Brasil e mostra o quanto estamos capacitados e em nível de igualdade com o desenvolvimento tecnológico mundial”.
O presidente da Bradar, Astor Vasques, acredita que a consolidação desse projeto demonstra a capacidade e a maturidade da empresa: “Hoje temos um portfólio abrangente e inovador. Detemos o conhecimento da tecnologia e a capacitação para desenvolver diversos radares. Com o SABER M200 completamos uma família de radares de vigilância capaz de garantir a autonomia tecnológica do Brasil”.
Sobre a BRADAR
A BRADAR é uma empresa de base tecnológica, especializada em sensoriamento remoto e radares de vigilância aérea e terrestre. A BRADAR desenvolve soluções inovadoras de alta tecnologia e qualidade para seus clientes, sendo responsável pelo desenvolvimento dos mais avançados radares para: Sensoriamento remoto para cartografia e monitoramento (OrbiSAR); vigilância terrestre (SENTIR M20); e busca e vigilância aérea de baixa altura (SABER M60). Certificada pelo governo brasileiro como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a BRADAR desenvolve ainda radares voltados para a segurança e defesa, explorando sua capacidade de desenvolvimento de novas soluções tecnológicas em radiofreqüência.
Parabéns para as forças que lutam para o desenvolvimento tecnológico desse país, com muita dificuldade e muitos contratempos.
Padilha como que tá o orçamento desse projetos tiveram cortes orçamentários para 2016 ? e outra coisa.. como que tá a modernização dos radares moveis existentes ?
a
Muitos cortes mas as empresas estão queimando suas gorduras aguardando a tempestade passar.
Espero que em breve desenvolvam um radar AEW&C para as futuras plataformas da FAB
Para mim é uma surpresa que já está pronto o protótipo, e uma excelente notícia! Brasil desenvolvendo radar AESA ! Só espero que os recursos para o desenvolvimento não sejam cortados. Parabéns à Bradar e ao EB !
Parabéns Bradar!
Produto que vai chamar a atenção das principais indústrias concorrentes. EEUU, Inglaterra e turminha, sabem que o Brasil não vai fornecer este produto à Coréia do Norte, Iran ou a Palestina. Mesmo assim, acompanham bem de pertinho a roda de amizades do Brasil e sua extensão.
O que estes países não querem é perder mercado para um país que é considerado serviçal deles. Ah, isso incomoda, e muito! Outro problema é a integração da América do Sul com um Brasil desenvolvendo este tipos de produtos.
É bem possível ou certo que o BNDES e o FINEP estejam sendo espionados por agências estrangeiras a fim de verificar qualquer irregularidade e travar ou ceifar estes órgãos de continuar financiando estes tipos de produtos, caso fosse descoberta, assim como fizeram com o Petrobrás.
Brasil, acorda!
A Marinha Brasileira, devia estudar esse radar para as corvetas classe Tamandaré, um mastro para um radar desse tipo, foi estudado quando da definição do radar, por que não investir agora nesse mastro, usando uma versão do radar saber M200.
Eu acredito que após a confirmação da excelência do Saber M200, há BRADAR deveria dar inicio ao desenvolvimento de um radar de Longa distância(não sei de onde virá os recursos más tem que existe alguma forma destes virem) e como os companheiros citaram radares de vigilância oceânicos e de costa, e o algo que extremamente importante não temos um radar que possa detectar misseis balísticos intercontinentais e veículos de reentrada atmosférica as grandes potências possuem estes radares para se protegerem e nós não o temos, dessa forma somos alvos que podemos ser atacados e não termos tempo hábil de oferecer alguma resistência e nem de alertar a nossa população.
Não sei se alguém aqui imaginou isso se o ProSuper fosse vencido pela Navantia com sua F-100 e fossem integrado pela BRADAR a ele uma versão naval do Saber M200 já que na matéria fala num alcance de 450 km seria uma conquista em tanto para a BRADAR e o Brasil em termos uma radar capaz e com características próximas do Aegis americano sem perigo de embargos e oferecendo uma opção moderna e capaz no mercado mundial.
A Bradar tem como meta partir para isso no futuro.
Alguma possibilidade de uso naval desse radar Padilha?
Padilha, realmente me parece que a Bradar alcançou grande avanço no Saber M200, mas solução de tiro, como sistemas de mísseis integrados, artilharia para integrar a esse sistema, enfim, sistemas de disparo anti aéreo, sabe se já existe algo na mesa da Bradar ou este sistema tem como alvo a integração a outros sistemas já existentes.
Um passo de cada vez.
Vai ser demais então
Ótima notícia!!! Vemos os primeiros passos do primeiro sistema de defesa aérea nacional surgir, só falta o trabalho de integração com o míssil A-Darter, usando a plataforma do Astros. Após isto, o passo seguinte será um sistema de defesa antiaérea embarcados nos navios da MB.
Caraca 450km de alcance em um radar multifuncional!!! Muito bom!
Se for isso mesmo logo vai tá chovendo comprador para esse radar.
Em outra matéria postada ontem no DAM sobre a BRADAR a Alemanha já pediu informações sobre o Saber M200
E beleza, até a Alemanha, aí eu gostei!
Ótima notícia! O Saber M200 tem um grande potencial,espero que futuramente surja uma versão naval já que tem muitas funções para que o Brasil tenha seu Aegis Mad in Brasil com grande potencial de exportação!
Ótima notícia… Parabéns a Bradar e ao CTEx… Com o CTEx não tem falcatrua não, essa divisão do exército merecia uma verba 10 vezes maior que em pouco tempo colheríamos uma safra enorme de equipamentos com soberania brasileira
Bom que o BNDS etá apoiando, ótimo exemplo de projetos pra serem apoiados pelo dinheiro do BNDS
Esta ideia do contêiner quando eu vi a imagem do conceito já era ótima, Vendo as fotos do protótipo ficou muito bacana.
Será que seria viável a navalização deste radar para ser incorporado em uma futura classe de navios da MB. Sai deste radar a nossa mini classe Arleigh Burke/Type 52?
Ótima notícia!
Padilha no final do segundo parágrafo cita um raio de 450 km como o alcance funcional do SaberM200 ,está correto?? Se for esta distancia ao invés dos 200 km anteriormente citados é um ganho maior ainda hein. Parabéns aos envolvidos neste mega necessário projeto/equipamento, o domínio na construção de radares nos levará a um novo e ótimo patamar tecnológico.
Este é um release da empresa.