Por Luis Calvo
O Esquadrão de paraquedistas do Ejército del Aire por enquanto é a última unidade do exército espanhol a adicionar aos seus meios o UAV FLIR UAS PD-100 Black hornet, um drone de 10 cm de comprimento e quase meia hora de autonomia.
Ele pode transportar câmeras de vídeo e realizar fotos de alta resolução, além de poder ser controlado em três eixos. Medindo 12 cm, pesa 18 gramas e sua velocidade máxima é de 18 km/h. Pode ser controlado por controle direto ou pelo piloto automático com orientação GPS executando circuitos predeterminados. Seu link de dados tem alcance de 1.600 metros. O sistema completo, com o console de controle e outros equipamentos pesa 1,3 kg.
Antes desta unidade, na Espanha, ele entrou em serviço com o Comando de Operações Especiais do Exército e logo também se juntará à Guerra Naval da Marinha .
FONTE: FlyNews
COLABOROU: Angelo Almeida
Tive o prazer de conhecer na LAAD-2017 este pequeno equipamento, se podemos dizer assim rsrsr… Fiquei impressionado com o tamanho e também com uma gama de utilidades que seria útil, principalmente em ambiente hostil… Sendo o olhar avançado do soldado em obstáculos quase imperceptível de ser notado! Zero ruído…
Impressionate como o cinema antecipa tecnologias. Mostrado no filme Planeta Vermelho de 2000. Daqui a 20 anos todo soldado terá o seu.
Lembrei do livro Ponto de Impacto.