Com a recente vitória do Super Tucano no LAS nada mais justo do que prestarmos uma homenagem ao nosso querido Tucano que foi objeto de muitas vitórias e uma das mais celebradas sem dúvida foi a seleção para se tornar a aeronave de treinamento da Força Aérea Inglesa RAF.
Esse marco da capacidade da Industria aeronáutica nacional ocorreu em Março de 1985 com a seleção do “Shorts” Tucano como vencedor da concorrência para equipar a Ala Aérea 1 da Escola de Treinamento de Vôo na RAF Linton em Ouse, substituindo o Jet Provost.
Produzidos pela Shorts em Belfast na Irlanda do Norte, o Tucano com ‘sotaque inglês’ difere do seu irmão Brasileiro pelo uso do motor Garrett PE331-12B de 1.100hp contra um P&W PT6A-25C de 750hp no Tucano ‘brasileiro” e outras diferenças, mas as mais significativas visualmente são a saída de gases do motor ‘para baixo’ e a hélice de 4 pás.
160 unidades saíram das linhas de produção na Shorts aonde, 131 foram para a RAF (1 danificado por um atentado do IRA na fábrica e nunca entregue), 13 para o Quênia – 12 entregues (1 se acidentou) e 16 para o Kuwait. Aonde os Tucanos do Kuwait e Quênia possuem 4 pontos para uso de armamento leve e os Tucanos da RAF não podem ser armados, embora em 2007 o parlamento inglês tenha debatido a idéia de armar os Tucanos e operá-los no Afeganistão em apoio as tropas inglesas. Essa idéia foi descartada pelos altos custos de conversão das aeronaves.
Recentemente o Tucano passou por um programa de reforço das asas e fuselagem para que continue servindo à RAF até o fim da década.
A excelência do projeto do Tucano fica bem clara por várias razões incluindo o fato de ser em torno de 70% mais barato de operar do que o Jet Provost, além do índice de acidentes ser extremamente baixos com somente 3 aeronaves perdidas em mais de 20 anos de operação contínua.
Na RAF Linton cada piloto voa 130 horas no Tucano antes de progredir para o Hawk T1 e o novo T2 na RAF Valley.
Com quase 30 anos de serviço, formando pilotos de Jatos Militares da RAF e da Marinha Inglesa em breve o Tucano dará lugar ao vencedor do Sistema de Treinamento de Vôo Militar do Reino Unido (UKMFTS).
Manobras
Com mesmo padrão de pintura, o T-27 com certeza deve provocar nos britânicos recordações dos “Supermarine Spitfire”, da 2ª guerra…
Para comparar:
Supermarine Spitfire:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/31/Ray_Flying_Legends_2005-1.jpg
T-27:
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2013/05/RAF-Tucano-Team-Profile-2010_0.jpg
Excelente as fotos. Uma pena que nem todas elas estão em HD.
Acho que mesmo com o advento do Super Tucano, a Embraer não deveria ter matado o Tucano, ainda é um ótimo treinador.
Uma curiosidade minha, nós recebemos algo destes aviões vendidos para tantos países da Inglaterra? Alguém sabe mais detalhes obre isso? Obrigado…