Nos estaleiros do Serviço Industrial da Marinha (SIMA-PERU) será realizada cerimônia de entrega de seis navios patrulha costeira, Classe 2000 MGP-DG e Coastguards (DICAPI) e dois Boat Service Prático (LSP) e da quilha do 1º Navio Multipropósito da classe Makassar. A última parte do Programa de Recuperação de Capacidade do SIMA, prevê para os próximos anos, a construção de um veleiro escola, dez barcos de patrulha e dois navios polivalentes. Estas construções, bem como a transferência de tecnologia para o país, vai gerar 3.500 empregos e indiretamente, beneficiar um grande número de pequenas e médias empresas.
A cerimônia será assistida pelo presidente, Ollanta Humala, pelo ministro da Defesa, Peter Cateriano e pelo general comandante da Marinha, almirante Carlos Tejada Mera, bem como o alto comando das Forças Armadas.
Navio Multipropósito Classe Makassar – projetado pelo estaleiro Dae Sun Shipbuilding & Engineering Co. Ltd. (uma empresa com a qual assinou um Memorando de Entendimento, em Outubro de 2012).
Como características ele tem:
Um comprimento de 122 m, largura de 22 m. e calado de 5 m.
Seu deslocamento máximo é de aproximadamente 7.300 toneladas quando totalmente carregado.
Propulsão é o tipo CODAD (Diesel combinado e Diesel), formado por dois motores MAN B & W de 2.666 BHP 9L28/32A para atingir velocidades de mais de 16 nós e autonomia de 14 mil milhas náuticas.
Terá um convés de vôo para dois helicópteros médios e hangar para acomodar um UH-3 ou SH-3D Sea King.
Sua doca alagada é projetada para transportar e distribuir dois tipos embarcações de desembarque LCU (Landing Craft Unit) de 23 metros ou 14 veículos anfíbios.
A tripulação será de 14 oficiais e 112 especialistas e pode transportar até 450 fuzileiros navais.
Seu armamento, segundo informações extra-oficiais, será composto de um canhão Oto Melara 76/62 mm e dois 40/L70 Breda-Bofors de 40 mm.
Segundo a programação, as duas unidades estão programadas para entrar em serviço em 2015.
FONTE: defensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
NOTA DO EDITOR: É impressionante como outros países conseguem seguir adiante em seus projetos de renovação, enquanto no Brasil, nossa Marinha continua aguardando a definição do Executivo para poder tocar seus projetos. A degradação dos meios navais é algo natural, e sua substituição por meios novos, se faz necessária o quanto antes.
A END, nesse governo ai, não passará de um protocolo de intensões…
Estranhamente um pais que tem uma economia tão pequena, está dispondo de muito dinheiro para estas construções navais.
Aqui no Brasil a nossa Marinha tem um orçamento igual a da Marinha da França, mas o que esta acontecendo com os meios flutuantes?
A solução para corruptos nunca pode ser acordo: ou longa permanência na cadeia ou guilhotina. São esses parasitas, verdadeiros traidores da pátria, os principais responsáveis pelo atraso do país em vários setores, como educação (professores ganham mal porque não há dinheiro para pagar-lhes bem), saúde (não há remédios e equipamentos suficientes porque não sobra dinheiro para adquirí-los), segurança e transporte, pois os desvios fazem minguar os recursos para dotar todas essas áreas da infraestrutura necessária. Aliás, é um erro enorme relacionar infraestrutura apenas a questões econômicas, como o problema do escoamento da produção brasileira que diminui a competitividade dos nossos produtos e serviços. Infraestrutura é a base sem a qual qualquer atividade não se realiza a contento, se realiza sem a eficiência que dela se espera. Por isso as dificuldades hoje vividas em todos os setores econômicos e por todas as classes sociais.
E se os corruptos acharem um jeito de ganhar algum com defesa? Seria esta a solução!
Nossa economia e´ quantas vezes maior do que a do peru aos anos atras países como brasil e argentina eram vistos como referencia para esses países como peru, chile , Venezuela hoje esses mesmos países estão passando na frente desses principalmente o brasil la eles falam e fazem enquanto aqui não fazem nada é uma enrolação para tomar uma decisão.
Aqui só tem dinheiro pra corrupção!
O problema todo é que o Estado, paralítico por natureza, hoje está ocupado pela “intelligentsia”, situação esta que agrava a sua inércia. Aliás, gente essa arrogante até dizer chega, que apenas fará alguma coisa se e quando quiser, não importa o quanto o país de fato esteja desprotegido e a mercê da cobiça alienígena. Imaginar que será seguido um programa, uma organização, um plano prévio é piada. Também pouco importa a essa gente que alguém venha expressar a sua indignação, o seu descontentamento, pois pouco estão se importando com isso. NADA É FEITO, NADA SE DEIXA FAZER E AI DE QUEM FIZER. Quem disse que “o gigante acordou?”. O mais provável é que, mais cedo ou mais tarde, desperte drasticamente, caia do “berço esplêndido” em virtude de algum choque de realidade…