O sistema de Defesa Antiaérea BARAK MX da IAI (Israel Aerospace Industries), produzido pela Divisão de Defesa Aérea e Mísseis, tem sua eficácia comprovada em campo. Os mísseis Interceptadores BARAK fazem parte do Sistema BARAK MX, um sistema avançado de defesa aérea que fornece uma solução integrada para diferentes ameaças aéreas simultâneas de diferentes fontes e diferentes gamas.
Os mísseis BARAK possuem lançamento vertical, possuem cobertura de 360º, reações rápidas, alcances mínimos e um localizador de RF de ponta ativo para alvos com seções transversais de radar baixas e alta capacidade de manobra.
A família de mísseis BARAK
BARAK MRAD, com um motor de foguete de pulso único para um alcance de 35 km;
BARAK LRAD, com motor de foguete de pulso duplo para um alcance de 70 km;
BARAK ER, com um motor de foguete de pulso duplo e um impulsionador adicional para um alcance de 150 km e capacidades TBM aprimoradas.
Todos os mísseis são compatíveis para serem lançados a partir de um lançador terrestre BARAK ou um lançador naval.
Características
- Alcance: 35km 70km 150km
- Altitude: 20km 30km
- Manobrabilidade: 50g
- Mísseis por lançador: 8
- Lançamento vertical
- Ligação de dados entre BMC e mísseis
- Todas as condições meteorológicas
Capacidades de Defesa
- Caças
- Mísseis Sea-Skimming e de Cruseiro
- TBMs
- UAVs
- Helicópteros
- Bombas planadoras
Os mísseis da família BARAK possuem configuração flexível para uso naval e terrestre, fornecendo uma solução abrangente para várias ameaças aéreas simultâneas de diferentes fontes e diferentes alcances, com 3 mísseis interceptadores disponíveis para diferentes intervalos, todos com um buscador de RF ativo. O sistema possui multissensores com gerenciamento de batalha integrado, um radar 100% digital avançado e tem a capacidade de atualização baseada em software.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Se não dominarmos o nosso espaço aéreo em termos de defesa e proteção, por mais que tenhamos ótimos blindados antigos-modernizados e blindados novos, ficaremos vulneráveis em solo, pois até mesmo um drone de ataque invasor, que venha voando a 2000 pés (610 metros), seria capaz de destruir todos os nossos tanques blindados de combate, assim como aconteceu com a Armênia que teve seus blindados de combate destruídos por drones de ataque invasores do Azerbaijão.
De longe o sistema Barak 8 MX é o que se adapta as exigências brasileira. O único que pode ser integrado com radar M200 da Saber, tem um alcance entre 35 e 150 km e de altura entre 20 e 30 KM. Tem o menor preço dos outros dois concorrentes de peso, e tem uma variante naval, o que ajuda na logística da 3 forças.
Em segundo lugar, pode dar o sistema alemão por conta da utilização dos misseis no caça Gripen.
O Barak estava instalado naquela corvetinha atingida por um C-802 do Hezbollah?
Quando você escolhe uma arma, tem que verificar os sistemas que você já tem implantando no seu sistema de defesa, a integração possível nos demais vetores existentes.
O Barak é um equipamento modular com várias opções de uso, de alcance escalonado e conversa com os nossos sistemas já existentes.
É fabricado por empresa que tem ramificações no país com possibilidade de transferência de tecnologia o que é muito importante.
Finalmente, analisando os concorrentes o custo benefício é dos melhores e recomendo a sua aquisição.
Deixo aqui meu apoio ao Padilha e ao Wiltgen sobre direitos autorais. Quem é do meio sabe a dificuldade que é para conseguir fotos próprias, pois do contrários leitores, vcs ficariam vendo apenas as mesmas fotos sempre, provavelmente se limitando a de fabricantes e forças armadas.. Então se um veículo de comunicação tem o respeito pelo leitor de buscar imagens muitas vezes únicas, próprias, vai a lugares onde outros não vão, valorizem, e não deem ibope a quem não respeita o árduo trabalho daqueles que tentam levar o melhor para vcs.
A RFA sofreu muito com isso e agora na fase apenas digital, continua um árduo trabalho para que, sempre que possível, os leitores possam ser agraciados com imagens mais raras.
Os sites, canais, veículos de comunicação podem até ser bons em conteúdo, mas entendam por favor a forma que este conteúdo foi adquirido e não valorizem aqueles que não possuem ética.
Abraços e parabéns ao DAN pelo excelente site.
Marcelo Mendonça obrigado pelo apoio. O que acho engraçado é nós da mídia especializada irmos em eventos, postarmos no nosso site e ai vemos alguns canais no YouTube postando vídeos professorais baseados no que publicamos.
Não temos como impedir isso. Chega a ser engraçado.
Por isso a RFA relutou muito em entrar no mundo digital, mas com as bancas de jornal fechadas meses pela pandemia foi o passo natural a ser dado.
Mas essa prática de copiar não é nova Padilha, quando eu estava começando no fim da década de 90, fiz uma matéria sobre o Super Puma (RFA 8), e tive a surpresa de ver um renomado jornalista especializado utilizar toda a minha introdução em uma matéria própria para outra revista. Não mudou nem as vírgulas. Este indivíduo era famoso por prejudicar colegas de várias formas e a vítima da vez fui eu. O Carlos Lorch, dono da RFA, não me deixou tomou nenhuma atitude, falou que infelizmente era normal. Na época, tinha uma famosa revista que quando lançava uma edição anual especializada, usava diversas fotos da RFA sem o devido crédito.
Estou relatando isso tudo aqui e sendo até um pouco repetitivo, para que os leitores possam entender que eles devem valorizar quem tem o respeito por eles de sempre levar o melhor, como vcs do DAN fazem, como a RFA sempre fez e continuará fazendo agora digital, e não dar ibope para quem não respeita os outros pois, infelizmente, em todos os segmentos da sociedade sempre existem aqueles que não prestam.
Eu sempre estou dando uma olhada aqui e quando posso dou meus “pitacos” e tiro minhas dúvidas.
Um grande abraço e sucesso.
Obrigado meu amigo pelo apoio, você conseguiu colocar exatamente como se faz para ter aquela foto sensacional, muitas vezes feitas em condições duras de trabalho, para alguém no conforto da sua sala e que nunca levantou da cadeira para fazer nada, simplesmente vir e surfar no seu esforço, tempo, suor e dinheiro…
É isso que muitos estão aplaudindo e dando likes!
SRN Marcelo!
Desculpe a ignorância, mas o que é “RFA”?
Revista Força Aérea
Caro Padilha boa tarde.
Excelente matéria. Me tire uma dúvida; foi a Rafael com o sistema Spyder, que ofereceu a disponibilidade de algumas unidades para pronta entrega + possibilidade de ToT em sua proposta?
Obs: Se o ToT for bem usado maravilha (sou um crítico ao ToT, nunca usado), caso contrário comprem de prateleira (para ontem).
Aproveito para desejar à todos um 2021 de reinvenção, com muita segurança e saúde.
Cavalli, desconheço essa oferta da Rafael.
Tem muita água para passar debaixo da ponte, espero que façam uma boa aquisição e que não demore 20 anos para sair a compra.
A Nomeação de um General ( General Menando ) para a Embaixada em Israel não seria uma indicação do Governo para estreitar / fortalecer nossas relações na área de defesa com aquele país ?
Para mim o melhor sistema seria o Umkhonto da Denel Dynamics da África do Sul que esta disposta a oferecer a mesma parceria que ofereceu no caso do A- Darter, aliás ambos os misseis têm suas comunalidades de forma a potencializar o conhecimento. Seria um caso parecido com o do Gripen, nos permitiria apreender fazendo pois as versões mais avançadas do míssil ainda estão em desenvolvimento, bem como já tem parceiros importantes, como Argélia, Finlândia e Egito. Aliás este míssil já encontra-se integrado nas fragatas argelinas da mesma classe que as que estamos comprando da Alemanha, o que poderia permitir no limite até a substituição do Sea ceptor pelo Umkhonto mais barato e que poderia ser fabricado no Brasil nos livrando de uma enorme coleira britânica e permitindo maior padronização de meios. Atualmente o programa do míssil já consolidou aversão IR com alcance de 20 km, esta desenvolvendo uma versão IR-ER com alcance de 30 km e possui a previsão a espera de parceiros (que seria o Brasil como já proposto) para uma versão R com alcance de 60 km. Essa opção poderia permitir futuras exportações do míssil pelo Brasil no mercado Latino Americano por exemplo sem a dependência de autorização de terceiros. Tanto a Embraer Defesa como a Avibras teriam condições de participar dessa parceria.
Além dos mencionados, tem também o Chu-Sam japonês e o KM-SAM sul-coreano.
Em desenvolvimento, poderíamos considerar o Unkhonto-R com cerca de 60 km de alcance que já nos foi oferecido para desenvolvimento conjunto com a África do Sul.
Mísseis caros para atingir armas guiadas…
Com isso serão adquiridas poucas unidades de tiro, poucos mísseis, que raramente serão disparados em testes.
Teremos defesa AAe de médio alcance para desfiles e para dizer que temos.
Tu continua um eterno descornado porque aquela b… do Rafale não foi o escolhido no FX.
Escolhe um míssil francês e quando o Mícron tiver um surto anal vai lá, senta no colo dele, convence ele a não nos embargar.
Boa noite Padilha !!!!!
Com o requisito emitido pelas forças armadas qual seria o equipamento favorito para ganhar essa licitacao nao sua opiniao ????
Cada um desses 3 mencionados possuem características que podem atender. O que vai pesar não é o que eu acho e sim, muita negociação entre as partes. Digo isso pq de nada adianta termos um preferido se na hora da decisão, diversos fatores que nós não sabemos hoje, serão decisivos.
Descarta o CAMM e adquire o Barak-8 para as futuras Tamandarés. É o mesmo projeto da SA’AR 6 dos israelenses, MEKOA100 modificada e equipada com BARAK-8
Boa tarde. Show… show… show…o mundo é da tecnologia eletrônica. O Brasil, não pode ficar para trás. Nosso país é muito grande, possui muitas riquezas, estão de olho grande nas riquezas minerais do nosso país. Eu sou técnico em eletrônica, instrumentação, automação e instrutor de instrumentação e controle de processos industriais. Estou atualizado no mundo eletrônico, sou técnico especialista há mais de 28 anos. Infelizmente os jovens de hoje em dia estão correndo do estudo. Os veteranos estão parando e vai ser difícil ter mão de obra especializada com qualidade prá repor no mercado industrial, infelizmente. Obs…o remédio de qualidade prá combater o covid 19 ou corona vírus e o Ivermectina, beber bastante água e vitaminasA,B,C,D… vitaminas de AZ…tenham uma ótima semana usem máscara.
Vamos logo com o melhor
De
isrEl ja q nao podemos comprar dos Russos
Espero que não cometam o erro, de quando escolheram o SeaCat para as Fragatas MK10 Niterói, por favor, e nem de escolherem o de menor alcance e raio de ação também , vamos pensar adiante , na projeção do Brasil , suas Dimensões e sua Defesa Real !
Não existe nossa Realidade , existe a realidade de nossos Inimigos , essa é a realidade que devemos de levar em conta!
Muito importante todas as opiniões. Mas, não vi o sistema radar que vai dar o alerta, bem como o mecanismo de guiamento do míssil. Fundamental saber suas características e principalmente suas defesas eletrônicas.
A proposta do Barak está incluso a integração dos radares nacionais SABER M/S200. De longe a melhor proposta.
O projeto DEFESA AÉREA não preconisava em seu início a integração de mísseis fabricados por outro país aos sistemas de Radar da Bradar M/S200?
Se sim, todas as opções estarão adequadas em atender?
É praticamente certo que os israelenses vão levar.
Mas é excelente que finalmente estamos próximos de decidir esse programa que é sem dúvidas um dos mais importantes.
Meus comentários estão demorando para ficarem postados no site, porquê?
Nos meus acontece isso também, principalmente em comentários maiores.
Estranho..
Boa tarde.
Meu sinceros parabens ao DAN pela forma clara, imparcial e objetiva trazendo ao conhecimento dos seus leitores três das possibilidades avaliadas para AA de média altura.
Voces usaram o critério do bom senso respeitando, colocando as informações dos respectivos sites dos fabricantes e se eximindo de fazer comentários depreciativos deste ou daquele fabricante ao contrário de algumas “sumidades boquirrotas”.
Quanto custa cada bateria desse sistema de defesa anti aérea armadas com as 3 versões de mísseis apresentadas na matéria ??
Curioso que os requisitos das forças é para um sistema com alcance mínimo de 40 km, então caso este seja escolhido teríamos que partir para o BARAK LRAD com 70 km, e com capacidade para 150 km atendendo os requisitos desejáveis. É o sistema que eu estou torcendo, com o CAMM-ER em segundo lugar.
Muito bom colocar as opções dos sistemas de Defesa Antiaérea disponíveis no mercado !
A escolha passara pelo crivo técnico, político e econômico!
Vocês acham que no início 2021 Teremos um finalista com entrega programada?
Valeu DAN!!
Pow que daora Padilha!!!
Estes sistemas israelenses são excelentes, muito embora o IRIS-T SL alemão também seja um ótimo sistema.
Seja o BARAK MX ou o SPYDER Rafale, o Exército Brasileiro estará em boas mãos com um excelente sistema antiaéreo de médio alcance.
O lance agora é fazer a aquisição com transferência de tecnologia para evitar ficarmos 100% dependente dos outros. Quanto mais independente tivermos, melhor para as nossas forças armadas e para o nosso país.
Acredito que 80 sistemas antiaéreos de médio alcance seria o ideal para defender bem o nosso espaço territorial.
Parabéns pela matéria Padilha, estou super feliz!!!
80 sistemas ? não queria te desanimar, mas esquece isso. No máximo serão uns 5 sistemas completo, no máximo.
5 sistemas não seria suficiente para defender todo o nosso espaço aéreo de uma invasão inimiga.
Qual a probabilidade de um projeto deste porte, cobrindo todo o território nacional, passar pelo crivo dos três poderes sem restrição? Zero.
Nossa classe política é self-serving, conhecida por aprovar leis e projetos que apenas os beneficiam. O número será apenas o suficiente para proteção de Brasília e, quem sabe, uma parte da Amazônia.
Sistemas completos ou seja cada sistema uma bateria completa acredito que seja 6 lançadores cada bateria entao cerca de 1 bateria para os fuzileiros navais 2 baterias para a aeronautica e 3 baterias para o exército entao acho que 6 baterias um numero razoavelmente bom seriam 36 lançadores e fivo pensando que isso que vomentei ja seria muito devido a quantidade de misseis.
O que é que 05 sistemas BARAK MX faria para defender todo o nosso território???
Seria o mesmo que nada, a não ser que os cinco ficassem lá na região norte para ajudar a proteger a Amazônia.
Se não for pelo menos uns 30 ou 40 sistemas, é melhor nem comprar porque não fará muita diferença ter só 05 sistemas apenas.
Ambos Sistemas são robustos..Torço para que tenhámos algum deles..O que vier e se vier, está de bom tamanho
Na atual situação de penúria antiaérea, até o sistema SPADA 2000 seria bem vindo rsrr..
https://www.google.com/amp/s/www.defesaaereanaval.com.br/artilharia-antiaerea/mbda-spada-2000-para-a-forca-aerea-do-peru/amp
Será uma excelente aquisição, torço pelo sistema Israelense.
Não queria ver o sistema da MBDA. Chega de ficar dependendo de Europa.
O míssil é produzido pela Diehl BGT Defence e não pela MBDA.
Padilha ontem o Marcelo do hoje no mundo militar postou um vídeo que o sistema antiaéreo da MBDA poderia ser uma das opções. Quanto aos sistemas Barak e Spyder OK.
Não reconheço esse canal como fonte de informação.
Esse canal não passa de ctrl c/ ctrl v da vida, o dono pega trabalhos de outros jornalista, sites ou canais especializados, copia a matéria na integra e sequer da os devidos créditos, me recuso a dar audiência para esse tipo de individuo
O canal mostrou que o sistema da MBDA atende aos requisitos listados. Agora ficar denegrindo um canal com quase 2 milhões de inscritos é pura dor de cotovelo rsrr..
Pode ter 10 Milhões , Falam aquilo que você quer ouvir e não tem compromisso com nada , falar pra Molecada é Fácil , mas aqui a Galera entendi do assunto , não fica lendo Noticias pra você ouvir não .
Vai lá, fazendo o que Aqui ⁉️
😂😂😂😂
Quanta ignorância Carlos, é um excelente canal sim, com muitas informações.
O que tem haver assistir hoje no mundo militar e também ver as notícias no DAN ?
Fica bravinho não Carlos rsrr..
Não entendi essa de falar o que você quer ouvir, consegue me dar um exemplo ? 🤔🤔🤔
Muitas vezes e modestamente discordei do canal , mas é um excelente canal , agora entrar aqui para agredir com acusações sem um mínimo de fundamento , se pensas assim , certo ou errado , porque entras ?
Denegrindo, dor de cotovelo????? Piada, o cara pega trabalho dos outros, copia na cara dura, não da créditos e muito provavelmente fatura com isso e você diz que eu estou com dor de cotovelo? Crescer usando o trabalho suado dos outros é fácil queria ver ele correr atrás que nem o pessoal do DAN, o Paulo Bastos ou o Caiafa fazem e assim crescer por méritos próprios
Junior se você olhar a descrição dos vídeos dele, está lá escrito as fontes. Hoje mesmo ele postou um vídeo sobre o primeiro SU57 operacional da Rússia e tem lá as fontes de informações.
O canal ”Hoje no mundo militar”, ele tem excelentes matérias e ele coloca todas as fontes pelo qual ele pesquisa. É um excelente canal para acompanhar as notícias também, além do DAN.
Eu mesmo só acompanho por estes dois, o Hoje no Mundo Militar e o Defesa Aérea e Naval, pra mim são os melhores.
Se ele faz isso, está fazendo agora, pois no passado usava fotos do DAN, onde ele na cara de pau cortava nossos créditos. Por esta razão para nós é um site que não apreciamos.
Ahh entendi. Poxa que chato isso.
Cobre dele Padilha, cobre dele para que se ele for postar uma foto do DAN, que cite os créditos e as fontes na descrição que eu creio que ele fará.
Nós já até denunciamos no YouTube e não adiantou, pois o YT nada fez. Optamos por ignorar esse canal, já que a Internet é livre para se fazer o quer.
Outro dia um leitor nos passou um link de um vídeo estrangeiro com parte de nosso vídeo com o nosso logo cortado.
Sites e canais que usam deste artifício não merecem nosso respeito.
Que pena..
Ainda que ele cortasse a logo do DAN, ele deveria colocar o site do DAN na descrição aonde ele cita todas as fontes.
Eu acompanho o Hoje no Mundo Militar desde 2019, e o canal lá existe desde 2016, vai ver que antigamente ele n fazia isso, mas hoje ele já faz.
Mas mesmo assim eu continuarei acompanhando sempre aqui no DAN porque eu sei que aqui é um excelente site de notícias militares.
Caro Padilha. Muito triste a atitude desse senhor, lamentavel.
Agradecemos a transparência e o primoroso trabalho que voces fazem aqui no DAN. Fico na torcida para que justiça seja feita.
Alexandre,
Desnecessário termos que cobrar “por favor” para algo que é obrigação!
Ele não tem que citar os créditos ele deve publicar a foto corretamente, sem cortá-la para retirar os créditos e a origem da foto…
Citando as fontes na descrição, nao tem problema.
Tem problema sim Alexandre e ele se chama direito autoral.
Se você não tem autorização para o uso de uma foto, você não pode simplesmente usá-la e retirar os créditos de seu autor/proprietário, esse tipo de prática é passível de ação judicial.
Além do mau-caratismo.
De fato eu vi que ele realmente corta a logo do DAN, o que eu acho besteira, pois se ele posta a fonte na descrição, então pra quê cortar a logo do DAN?
Realmente ele deveria analisar bem isso.
Entendi.
Cabe processo então. Já que seria obrigação dele de postar a logo do DAN nas fotos além de citar todas as fontes, então cabe processo judicial..
Não vale a pena. Decidimos ignorar esse canal. Assiste quem quer. Nós não assistimos, até porque não nos acrescenta nada.
Alexandre,
É exatamente o que o Padilha escreveu, não vale a pena perder nosso tempo com isso, assim como reclamar no YouTube…
Quanto ao canal, concordo com o Padilha também, assiste quem quiser, mas não acrescenta nada…
Abs,
Verdade… Abraços
Falou de um projeto ou idéia que talvez nem saia do papel, se sair, vai levar anos. Nao podemos mais esperar!!!
Sua fonte de informações estão te apunhalando …..
Reveja isso , aproveite a virada de Ano
Kkkkkkk
PERFEITO ! Europa de França e Alemanha , fora disso , são Arrogantes e podemos dizer prontos para nos apunhalar , ainda não fizeram por não terem força , costumam atacar em bando , nada de França e Alemanha !!