A BAE Systems recebeu uma modificação de contrato da Försvarets Materielverk (FMV) para construir 20 veículos adicionais CV90 mortar. O contrato de aproximadamente US$ 30 milhões foi concedido à joint venture sueca HB Utveckling AB da BAE Systems, que combina as capacidades de fabricação de Hägglunds e Bofors da BAE Systems. A produção será realizada na BAE Systems Hägglunds em Örnsköldsvik, Suécia.
“Esta nova modificação de contrato para veículos de morteiro adicionais garante que os soldados se beneficiem desta capacidade crítica no futuro próximo”, disse Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds. “Esperamos continuar a apoiar os esforços do Exército Sueco para modernizar e aumentar seu poder de combate.”
O contrato original para 40 sistemas CV90 Mjölner foi concedido em 2016, as entregas dos sistemas começaram em 2019 e foram concluídas no prazo em 2020. Em fevereiro de 2022, a FMV concedeu o primeiro contrato para 20 sistemas adicionais, bem como o atualização dos 40 sistemas já em serviço, para trazê-los todos para o mesmo padrão, integrando o novo sistema C4I LSS Mark do Exército Sueco. Tanto a FMV quanto a BAE Systems anunciaram este programa como uma referência para o desenvolvimento colaborativo.
Assim que as entregas das modificações contratuais forem concluídas em 2025, o Exército Sueco operará oitenta CV90 mortar em sua frota. Os veículos, conhecidos como Granatkastarpansarbandvagn 90, fornecem capacidades críticas de poder de fogo indireto nas brigadas mecanizadas.
Existem aproximadamente 1.300 CV90 em múltiplas variantes, em serviço na Dinamarca, Estônia, Finlândia, Noruega, Suécia, Suíça e Holanda.
O veículo tem um histórico comprovado em combate e foi projetado para atender às missões em evolução. Mais recentemente, tanto a Eslováquia quanto a República Tcheca selecionaram o CV90 para substituir suas antigas frotas de veículos de combate de infantaria.
FONTE: BAE Systems