O programa de atualização com uma nova torre melhorará amplamente as capacidades do blindado, ao mesmo tempo que fornecerá à tripulação, proteção e ergonomia aprimoradas para aumentar a eficiência no combate.
A nova torre CV90, desenvolvida pela BAE Systems Hägglunds, em Örnsköldsvik na Suécia, representa um salto à frente em design e funcionalidade. A posição da arma principal foi alterada para fornecer um equilíbrio ainda melhor ao veículo e permitir novas maneiras de introduzir uma variedade de armamentos para aumentar a letalidade. Ele também oferece melhorias ergonômicas significativas para beneficiar a tripulação do veículo.
O design aprimorado da torre é resultado de anos de experiência comprovada em combate, melhorias contínuas de veículos e análise de dados do CV90 User Club, as sete nações que atualmente operam a frota de CV90. As melhorias também são baseadas em um estudo recente conduzido pelo Exército Real da Holanda e em uma análise da BAE Systems da carga cognitiva em tripulações de IFV (Infantry Fighting Vehicle) para abordar a interação homem-máquina. O resultado oferece à tripulação maiores vantagens, como a capacidade de escolher modos de operação intuitivos e eficazes, além de reduzir o tempo de detecção, identificação, tomada de decisão e engajamento.
“Este é um passo importante para garantir que o IFV e o exército estejam bem preparados por muitos anos. Essa MLU (Mid-Life Upgrade) também resultará em uma redução do custo de vida útil dos veículos, ao mesmo tempo em que manterá os soldados seguros em face de novas ameaças”, disse o Coronel Norbert Moerkens, chefe de estratégia do Exército Real da Holanda.
O trabalho já está em andamento para equipar os blindados CV9035 holandeses com várias capacidades aprimoradas, como um Active Protection System (APS), Anti-Tank Guided Missile (ATGM) e Universal Tank and Anti-Aircraft System (UTAAS), assim como um novo Electro-Optic Aiming System (EOPS), que proverá consciência situacional adicional. A atualização mais recente também inclui a preparação da eletrônica para o futuro, atualizando para o “backbone” digital de quarta geração, com segurança cibernética integrada mais robusta.
“Estamos comprometidos em fornecer os IFV mais modernos e adaptáveis para atender aos requisitos de nossos clientes e estamos extremamente orgulhosos dos desenvolvimentos tecnológicos em andamento como parte deste programa de atualização de meia-idade”, disse Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds. “Estamos ansiosos para apoiar nosso cliente holandês a aumentar sua eficiência de combate no campo de batalha do futuro”.
Mais de 20 empresas holandesas estão envolvidas na cadeia de suprimentos do programa de MLU para incluir componentes mecânicos e elétricos para BAE Systems Hägglunds e os principais fornecedores de subsistemas, que apoiarão a base industrial de defesa holandesa por muitos anos.
Existem cerca de 1.300 CV90, de inúmeras variantes, em serviço na Dinamarca, Estônia, Finlândia, Noruega, Suécia, Suíça e Holanda. O veículo tem um histórico comprovado em combate, sendo projetado para atender às missões em permanente evolução.