O contrato assinado com a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) é para veículos de Comando e Controle e de Logística. As entregas dos 127 veículos estão programadas para começar em 2022 e terminar em 2024.
O veículo pode atravessar terrenos rochosos, montanhosos, com neve, pântanos e ambientes árticos. Sua capacidade anfíbia permite uma transição perfeita. O design flexível e modular do BvS10 atende aos requisitos de missão em constante mudança.
A Suécia já opera o BvS10, bem como seu antecessor o Bv206, e adquirir mais BvS10 aumentará a capacidade do Exército em cumprir sua missão. “O investimento sueco fornece ao Exército mais desses veículos, que são extremamente capazes e robustos. Este investimento contínuo no BvS10 é um passo importante em direção a novas oportunidades na Suécia e internacionalmente para o BvS10 e sua variante sem blindagem Beowulf ”, disse Tommy Gustafsson-Rask, Diretor da BAE Systems Hägglunds. “Isso também demonstra o relacionamento forte e confiável entre a BAE Systems e o cliente sueco para fornecer as capacidades de que os militares suecos precisam.”
Os BvS10 suecos apresentam ergonomia aprimorada para a tripulação, maior volume interno e proteção avançada, com base nos veículos Bv206 da BAE Systems, dos quais mais de 10.000 foram vendidos para mais de 40 países. O BvS10 já foi utilizado em missões no Afeganistão, África Central, Bálcãs e Oriente Médio.
“Vemos um interesse crescente de muitos países por recursos de extrema mobilidade, como aqueles vistos em nossas plataformas BvS10 e Beowulf. Estamos especialmente ansiosos para a aquisição colaborativa conjunta de quatro nações como a Alemanha, Holanda, Suécia e Reino Unido”, acrescentou Gustafsson-Rask.
Hoje, Áustria, França, Holanda, Suécia e Reino Unido são operadores do BvS10.
Seria bem interessante termos algo assim na versão civil junto da nossa estação na Antártida
Camuflagem bastante funcional, confunde bastante. Se senão fossem as lanternas vermelhas ao lado dos faróis seria mais difícil ainda de reconhecer.