Por Tim Martin
BELFAST– O Ministério da Defesa do Reino Unido concedeu a BAE Systems (BAES) um contrato de avaliação (AP) da Fase de Avaliação (AP), avaliado em £ 60,1 milhões (US $ 76 milhões), para financiar o desenvolvimento do novo Torpedo Leve Sting Ray Mod 2.
Em um aviso nesta segunda-feira, Londres disse que o contrato foi concedido em 28 de junho e abrange a “fase de avaliação para a atualização do atual torpedo em serviço do Ministério da Defesa do Reino Unido”.
Além do prazo do contrato, Londres não compartilhou detalhes adicionais do acordo. A BAE Systems não comentou sobre a informação do MoD do Reino Unido quando perguntados sobre isso.
O torpedo Sting Ray Mod 1 está atualmente em serviço com a Marinha Real do Reino Unido, a Força Aérea Real e as Forças Armadas norueguesas. Utilizado principalmente para guerra anti-submarina, ele é lançado por fragatas, helicópteros ou aeronaves de patrulha marítima, sendo capaz de derrotar “ameaças submarinas rapidamente, operando em águas rasas”, de acordo com a informações da BAE Systems.
O Mod 1 também possui um sistema de retorno acústico, um sistema de navegação “altamente preciso” e pode “detectar, classificar e atacar alvos de maneira autônoma”, de acordo com o fabricante.
Em setembro, a BAES e a Malloy Aeronautics (um fabricante de drones de propriedade da BAE) lançaram com sucesso um torpedo de Sting Ray 2 de um sistema aéreo não tripulado T-600 durante um exercício da OTAN em Portugal.
Na época, a BAES observou que o desenvolvimento do torpedo atualizado é baseado na melhor eficácia da arma, uma vez implantada “e” aumentando as maneiras pelas quais ele pode ser implantado, com um foco central na expansão das interfaces da plataforma para lançamento, incluindo drones.
O novo investimento no design do Mod 2 está de acordo com uma previsão do programa Sting Ray MLU de 10 anos avaliada pelo MoD em um máximo de £ 1 bilhão (US $ 1,3 bilhão) para 2032.
Como outras aquisições de armas, o desenvolvimento do Mod 2 pode ser impactado pela mudança de governo do Reino Unido, pois as pesquisas de opinião indicam que o Partido Trabalhista assumirá o cargo assim que os votos das eleições gerais de quinta-feira forem registrados. O Partido Trabalhista se comprometeu a oferecer uma nova revisão estratégica de defesa dentro de um ano após a substituição dos conservadores.
A Marinha Real foi abordada para comentar, mas não respondeu até o momento.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense